Com isso, os quiosques localizados às margens do rio na Barrinha foram sendo tomados pelas águas dia após dia. Muitas famílias, principalmente das ilhas e margens também precisaram deixar suas casas, de forma preventiva, com objetivo de preservar a vida desses moradores, já que o rio ainda deve subir mais nos próximos dias.
De acordo com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), na cidade de Bom Jesus da Lapa, o rio deve ganhar mais alguns centímetros até a madrugada de quarta-feira (19), e começar o processo de estabilização logo em seguida.
O volume do Velho Chico subiu muito rápido com as chuvas de dezembro e janeiro nas cabeceiras do rio São Francisco e de seus afluentes formadores do lago da barragem de Três Marias. No dia 11 de novembro, o volume armazenado era de 32,4%, o menor antes da intensificação das chuvas.
De acordo com a Cemig, responsável pela gestão do reservatório, no início da madrugada desta segunda-feira (17), o volume útil chegou à marca de 92,08%. O nível atingiu a cota de 571,34 metros (m), ficando a 1,13 m da cota máxima.
Foto: José Hélio/Notícias da Lapa