A seguir, retirado do Facebook do grupo Gente de Morro do Chapéu, uma das informações a respeito da situação. Acompanhe:
Sobre um fenômeno
Texto de autoria de Márcio Brito sobre o fenômeno do fogo numa área de Morro do Chapéu, sobre o que se manifestou o geólogo Antônio Dourado, que disse tratar-se de uma Turfa, acumulo de vegetais no solo, como aconteceu nas proximidades do Pó-Só.
‘Vulcão em Morro do Chapéu! Jesus voltando!
Tudo pode ser, porém esse fogo nas margens da BA 046 há uns 3 km sentido Morro do Chapéu às cidades de Bonito e Utinga, nada mais é do que resultado da ação do homem.
ali, como nas margens das nascentes do rio Jacuípe, em especial na Mata do Pó-Só, foram abertos poços semi-artesianos pela Embasa e por agricultores e o uso indiscriminado da água do subsolo secou as nascentes, essas, com grande quantidade de matéria orgânica, que agora secas, geram gases como metano, por exemplo, e agora com a água da chuva potencializa o fogo.
Quem bem conhece a nossa Chapada Diamantina sabe que os solos dessas nascentes são ricos em camadas de matéria orgânica e não tendo mais a água, por outro lado, temos o homem irresponsável que bota fogo indiscriminadamente e dá nisso aí, fogo de turfa.
Nada de vulcão, acho também, que ainda não é a volta de Jesus.’
Veja o vídeo abaixo:
Fonte: Leo Ricardo Notícias