' ANGICO NO AR: Vereador eleito pode ser impedido de assumir mandato em Santo Amaro />

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Vereador eleito pode ser impedido de assumir mandato em Santo Amaro

Foto: reprodução rede social 
Circula em redes de compartilhamento virtual, na cidade de Santo Amaro, vídeos em que diversos eleitores filmam o próprio voto como uma forma de comprovação da escolha do candidato. Entretanto, tal prática é considerada ilegal conforme a legislação eleitoral.

“Quem registrar o voto com máquinas fotográficas, filmadoras, e telefones celulares poderá ser multado em até R$ 15 mil e até mesmo ser preso”. A lei visa preservar o sigilo do voto, e caso esse sigilo seja quebrado, o eleitor pode ser detido por até 2 anos”, adverte a Corte eleitoral.

De acordo com o Bahia Política, um dos vídeos mostra uma eleitora filmando o próprio voto para um vereador. As informações apontam que existem inclusive prints de conversas no WhatsApp que comprovam a prática. O vereador que aparece nos vídeos pode ser impedido de assumir o mandato.

O vereador envolvido na prática foi Paulo Biólogo (PDT) que teve, na eleição de 2016, 417 votos, já na eleição de 2020, o parlamentar pulou para 903 votos. Ainda segundo informações do Bahia Política, o suplente do vereador já comprou o paletó parcelado em 15 vezes, aguardando que a justiça se posicione e investigue o caso de forma que se a prática ficar comprovada, o vereador não possa assumir. O caso ainda não foi esclarecido.
Fonte: Bahia Política

Nenhum comentário:

Postar um comentário