' ANGICO NO AR: Depois de empate, presidente da Câmara de Várzea Nova vota contra emenda que beneficiaria trabalhadores de motores de sisal />

sábado, 30 de maio de 2020

Depois de empate, presidente da Câmara de Várzea Nova vota contra emenda que beneficiaria trabalhadores de motores de sisal

Várzea Nova – Depois de empate, presidente da Câmara vota contra emenda que beneficiaria trabalhadores de motores de sisal
Bancada da oposição mais o presidente da Câmara em 2018: O presidente não acompanhou os colegas para ajudar os trabalhadores do sisal. Da esquerda para a direita: Raimundinho, Adilton Maia "Dan" (presidente), Nilton Moreira e Daiane do Social | Foto Leo Ricardo
O município de Várzea Nova localizado no território Piemonte da Diamantina, desde que foi emancipado, tem o sisal como uma das principais forças econômica e maior fonte empregadora no meio rural, mesmo diante das adversidades climáticas da região semiárida.
Trabalho em motor de sisal | Foto arquivo
Esta foi a pauta da sessão da Câmara de Vereadores realizada na manhã desta sexta-feira, dia 29, quando foi votada uma emenda apresentada pela bancada da oposição, incluindo o segmento dos trabalhadores de motores de sisal ao projeto enviado pelo executivo, concedendo uma ajuda financeira neste período de pandemia. Esta mesma emenda favorecia as pessoas demitidas por conta do Seletivo Municipal e não tiveram direito ao auxílio emergencial do Governo Federal e as manicures que estão sem trabalhar.

Votaram a favor da emenda os vereadores Raimundinho da Tábua, Daiane da Social, Nilton Moreira e Adilton Gomes Maia, membros da bancada da oposição.

Os vereadores Paulo do Mulungu, Judenilson Bonfim, Marcos Antonio Cavalcanti e Sergio da Nabla, membros da bancada da situação votaram contra, terminando empatado. O vereador Evandro Miranda, mais conhecido Dan do Santo Antonio, presidente da Câmara, ficou com a missão do desempate e optou pelo voto contra a emenda sob alegação de ser inconstitucional. A tese da inconstitucionalidade foi debatida pelo vereador Nilton Moreira (PSDB).
Câmara Municipal de Várzea Nova
O tucano disse que os vereadores da situação cometeram um ato de afronto a sociedade e que legislaram em nome do prefeito em detrimento de um dos segmentos mais importante e histórico do município. “Quem trabalha no sisal esta realmente passando dificuldades e até parece que os colegas da situação não conhecem esta realidade. Lamentável e acho que eles deviam pedir desculpa ao povo de Várzea Nova, concluiu.

Raimundinho da Tábua (PSDB) vereador residente em uma das comunidades mais distante da sede, onde o sisal é fonte de renda importante, questionou a existência dos recursos do pre-sal, precatórios e outros valores que a Prefeitura tem recebido e neste momento de “chegar junto do povo que está sofrendo verdadeiramente, os vereadores de situação se negam a votar na defesa dos trabalhadores e a favor do prefeito”, encerrou.
Daiane do Social
Adilton Maia, vereador pelo PSDB defendeu o aumento dos benefícios proposto pelo projeto de R$ 300,00 para R$ 400,00 e destacou a importância de incluir as categorias propostas pela bancada da oposição.

Ao TV Calila, a vereadora Daiane do Social, pré-candidata a prefeita pelo PROS, falou comentou o que alegaram os colegas da oposição ao votarem contra a emenda e lamentou o fato, falando sobre este momento de dificuldade e os cuidados necessários que as pessoas devem ter. Daiane se refere ao repórter Valdemi de Assis, pelo nome de Mitinho, apelido do repórter no período que trabalhou em rádios – Vídeo.

O CN não conseguiu até a publicação desta matéria, o contato com o presidente da Câmara, Evandro Miranda, mais conhecido Dan do Santo Antonio, para que justificasse o seu voto.

Colocamos o e-mail comunica@calilanoticas.com para o envio, caso assim entenda se manifestar. O CN abre espaço também para os demais vereadores.

Fonte: Calila Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário