Em seus planos, ele veio pra ser comerciante na cidade, abriu uma pizzaria e começou por a mão na massa, mas como um apaixonado por futebol, o destino quis Val como é conhecido, de volta aos gramados e terrões da região.
Valtércio começou em 2017 treinar e colocar a sua filosofia de trabalho no futebol Capim-grossense, e com uma estrela incomparável e um currículo invejável, ele vem acumulando títulos de grande expressão.
Em 2017 no primeiro ano como técnico na cidade, Val ganhou do Vitoria no Sub-17 em pleno o CT-5 no estádio do Barradão em Salvador, foi campeão do regional de Várzea do Poço com a equipe de Capim Grosso e foi vice campeão da arena capim society em Capim Grosso com o Fluminense de Várzea do Poço.
Em 2018, fez uma boa campanha na Copa Jacuípe Sub-17, foi vice campeão do campeonato de empresa no futsal em Capim Grosso, foi campeão do municipal de Capim Grosso com o time do Contorno que nunca tinha sido campeão na história e foi campeão em Quixabeira com o JM de Capim Grosso.
Já em 2019, Val foi campeão do municipal de Serrolândia com a equipe do Maracujá e acabou de ser vice campeão da arena Capim Society em Capim Grosso com o Real DPVAT de Mundo Novo sendo eleito o melhor treinador da competição.
Com esse currículo e com essa história na cidade, Valtércio foi coroado com o convite pra ser o técnico da seleção de Capim Grosso no intermunicipal 2019, o maior campeonato de futebol amador do Brasil, ele aceitou o convite e será o técnico da seleção de Capim Grosso.
Perguntamos pra Val sobre as expectativas para o intermunicipal 2019 e ele nos respondeu:'' É uma seleção extremamente bem pensada, com muito critério e coerência, por que ela é formada pela grande maioria dos jogadores da casa que foram campeões do regional de Várzea do Poço, que na época estavam quase todos com idade entre 18 e 25 anos, por ai, dá pra ver que já amadureceram bastante e chegarão pra essa competição com muito mais bagagem e experiência''.
Fonte: São Mateus News