' ANGICO NO AR: Melancia com sementes comestíveis e casca escura se destaca no mercado da Bahia />

domingo, 21 de abril de 2019

Melancia com sementes comestíveis e casca escura se destaca no mercado da Bahia

Uma espécie de melancia que tem menos semente, é menor e possui a casca mais escura vem crescendo no mercado do extremo-sul da Bahia. Além dessas características, a melancia pingo doce possui sementes comestíveis. No país, apenas 20 produtores plantam esse tipo de melancia, que foi desenvolvida em 2016, na Espanha. Na Bahia, apenas um: o agricultor Pedro Orita, da cidade de Teixeira de Freitas, no sul do estado.

Para ele, a espécie de melancia possui maior valor agregado e, desta forma, ele espera alavancar as vendas. “A gente está no projeto, logicamente no intuito de ter mais qualidade no mercado e um preço agregado melhor. O preço dela não varia. Até o momento é um preço fixo. Estabelecido o preço, então não tem variação”, afirmou Orita.

Conforme o G1, a produção da espécie é mais trabalhosa, por ser uma planta triploide, que só tem fêmeas. Por isso, precisa ser plantada junto com outras variedades, para fazer o cruzamento, enquanto as abelhas se carregam da polinização. O resultado do trabalho é uma fruta com casca escura e menor, pesando entre 6 Kg a 8 Kg, e com menos sementes, que são comestíveis. Isso faz com que a fruta demore a estragar. Além disso, o sabor da melancia é bem doce.
Fonte: Bahia econômica