' ANGICO NO AR: Brasil adota placas do Mercosul a partir de amanhã; Mas ninguém sabe quanto elas custarão />

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Brasil adota placas do Mercosul a partir de amanhã; Mas ninguém sabe quanto elas custarão

Por meio de comunicado oficial, o Ministério das cidades anunciou que o Brasil finalmente começará a utilizar as placas no padrão Mercosul. Esse tipo de placa já é utilizada na Argentina e no Uruguai há anos e, no Brasil, foi adiada algumas vezes até agora. O lançamento das novas placas ocorre amanhã (11/09) no Rio de Janeiro (RJ). O estado será o primeiro a utilizar o novo formato. Até o momento, no entanto, os valores que serão cobrados ainda não estão definidos.

O que se sabe até o momento é que as placas novas são regulamentadas pela Resolução 729/2018 do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Carros 0km em primeiro emplacamento, carros em transferência de propriedade e os que optarem pela mudança já começariam a utilizar as novas placas a partir de setembro, enquanto a obrigatoriedade para todos os veículos ocorrerá em 2024, mas ainda não há agenda nacional para a adoção das novas placas em cada um dos estados da federação e do Distrito Federal.

De acordo com a regulamentação, as placas terão elementos que permitem maior segurança e identificação automática dos veículos, como QR Code e número de ID único. O processo de fabricação também será unificado entre as empresas para evitar fraudes e, com isso, os lacres serão dispensados (em concordância com o Parágrafo 9 do Artigo 115 do Código de Trânsito Brasileiro).

Os chips contidos nas placas facilitarão a fiscalização de cargas e passageiros. Eles também proporcionarão acesso aos sistemas de portões e cancelas, permitindo liberação automática em pedágios e estacionamentos.
Fonte: iCarros / Foto: Divulgação