' ANGICO NO AR: Campanha de Vacinação contra sarampo e paralisia infantil começa segunda-feira (6), no município de Mairi />

sábado, 4 de agosto de 2018

Campanha de Vacinação contra sarampo e paralisia infantil começa segunda-feira (6), no município de Mairi

A Secretaria da Saúde inicia na próxima segunda-feira, 6 de agosto, a campanha de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) e o sarampo em todo o Município. A ação será realizada até 31 de agosto e as vacinas serão distribuídas gratuitamente nas Unidades de Saúde da Família (USFs).

O “Dia D” será 18 de agosto na sede e 19 de agosto no Distrito de Angico. O objetivo da campanha é vacinar 95% das crianças de 1 a 4 anos. Todas elas deverão ser levadas aos postos de saúde com a carteira de vacinação.

Sintomas e contaminação
Conhecida popularmente como “paralisia infantil”, a poliomielite causa paralisia que começa de forma repentina e pode afetar desde as pernas, até o corpo inteiro, comprometendo até a respiração.

Os primeiros sintomas são parecidos com os da gripe, mas evoluem ainda para o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo. As mortes relacionadas com a doença ocorrem, muitas vezes, por causa de complicações no quadro.

A contaminação da doença ocorre por contato fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral-oral, através de gotículas de secreções ao falar, tossir ou espirrar.