' ANGICO NO AR: População de Angico, Alto Bonito, Cigana e Umbuzeiro sofrem com o abastecimento de água potável />

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

População de Angico, Alto Bonito, Cigana e Umbuzeiro sofrem com o abastecimento de água potável

Nesta quarta-feira, 17 de janeiro, Suede Dias Mattos e Jorge Cardoso, visitamos o povoado de Umbuzeiro pertencente ao município de Mundo Novo/Ba., e juntamente com DAU, morador do povoado, nos dirigimos ate o local destinado a captação da água para abastecimento dos Povoados de Umbuzeiro, Alto Bonito e Angico.
A captação e o fornecimento de água fica localizada no povoado de Cigana, no município de Piritiba a 07 km, sendo de responsabilidade da EMBASA, que atende de forma precária a população dos povoados já mencionados em virtude da caótica estrutura construída para formar a trincheira da aguada com sacas de linhagem preenchidos com areia, objetivando criar uma barreira de contenção para armazenamento da água proveniente das chuvas.
A população há mais de 20 anos sofre com racionamento de água, e são abastecidos durante a escassez por carros pipas, sendo obrigados a se manter com apenas 1.000 litros de água não tratada, por um período de uma semana.
As famílias que residem nesses povoados estão desestimuladas, por não obter a atenção devida do Poder Público Estadual e Municipal para solucionar esta situação humilhante e degradante, pois água é essencial para sobrevivência humana além de um direito do cidadão.
A imagem pode conter: planta, árvore, atividades ao ar livre, natureza e água
“Temos que nos colocar no lugar dessas pessoas, sabemos das dificuldades hídricas dessa região, somos conhecedores que as chuvas são mais frequentes entre os meses de dezembro até inicio de março, e se houver um empenho e vontade politica é possível construir uma trincheira com concreto que teria a capacidade de conter por maior período de tempo as águas das chuvas, para assim suprir a necessidade básica da população” – Ressalta Jorge Cardoso.
A dignidade da pessoa humana em sua essência perpassa pela satisfação moral e espiritual inerente à pessoa, ou seja, todo ser humano é dotado desse preceito, e tal constitui o princípio máximo do estado democrático de direito. Está elencado no rol de Princípios Fundamentais da Constituição Brasileira de 1988.
João Leão Afonso Florence Eduardo Salles João Leão