' ANGICO NO AR: Pânico e desespero em lancha atingida por forte onda na Bahia (vídeo) />

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Pânico e desespero em lancha atingida por forte onda na Bahia (vídeo)

Passageiros que estavam em uma das lanchas do sistema Salvador-Mar Grande, na manhã desta quarta-feira (3), ficaram apavorados depois que a embarcação foi atingida por uma forte onda na Baía de Todos-os-Santos. Um vídeo mostra o desespero das pessoas momentos depois da situação. Nas imagens, a embarcação aparece parcialmente alagada.

"Essa é a situação que a gente tá vivendo. A lancha quase vira. Essa quantidade de água acabou de entrar aqui, as pessoas estão passando mal. Isso aqui é no meio do mar. A passagem é um absurdo e a segurança é zero! Não tem colete salva-vidas para todo mundo e você não encontra um marinheiro aqui", reclamou uma passageira.

A Associação de Transportadores Marítimos (Astramab) disse que situações como essa são comuns e acrescentou que a embarcação não foi danificada. Já sobre a declaração da passageira no vídeo, a Astramab negou a ausência de equipamentos de segurança, como o colete salva-vidas. "As embarcações são vistoriadas rigorosamente e fiscalizadas no quesito segurança pela Capitania dos Portos, autoridade marítima do Ministério da Marinha, que jamais permite que isso ocorra - que uma embarcação trafegue com menos coletes que a sua capacidade de passageiros", diz a nota. Ainda segundo a Astramab, a travessia seguiu operando normalmente após o incidente.

O Metro1 entrou em contato com a Capitania dos Portos, que confirmou o ocorrido. Na última terça-feira (2), o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) emitiu um alerta sobre as ondas nesta semana, que podem chegar a quatro metros entre Caravelas, no extremo sul do estado, e a capital baiana. 
Vídeo abaixo:

Fonte: Metro1