' ANGICO NO AR: Município de Serra Preta está virando deserto />

domingo, 15 de janeiro de 2017

Município de Serra Preta está virando deserto

A situação do município de Serra Preta, 145 km de Salvador, está cada dia pior. Há mais de um ano sem chuva, a seca transformou boa parte do município em deserto. Serra Preta está situada no semiárido baiano, mas atravessa uma seca terrível, onde muitos classificam como uma das piores estiagens enfrentadas.

O novo prefeito, Aldinho, articula decretar situação de emergência ainda este mês. Já os moradores da zona rural clamam por ações imediatas para amenizar o impacto da seca. A prefeitura iniciou a limpeza de lagoas, mas não há recursos suficientes para enfrentar o problema.

O bombeiro Alex Matos percorreu boa parte do município nesta sexta-feira, 13, e ficou chocado com a aridez encontrado. Em sua rede social, Matos relatou que “a situação mais critica é no norte do município, deste a Fazenda Macaco (região central), até os povoados de Carocha, Lagoa da Caiçara, Descanso, Morro do Curral, Pistola, Araticum, Pé de Serra, Três Emendas, Peixe e outras localidades”.

O servidor público que é natural de Serra Preta, mas atua como bombeiro em Feira de Santana, alerta para a questão do desmatamento, a falta de grandes açudes e a ausência dos serviços da Empresa Baiana de Águas e Saneamento – EMBASA em muitas localidades de Serra Preta. Mesmo nas áreas urbanas como Bravo, Ponto e Sede o serviço de abastecimento é irregular.

Redação: Mario Ângelo Barreto / Fotos: Alex Matos
Fonte: VR14