Com 1,70 de altura, Sabrina é exemplo para inúmeras pessoas que desejam mudar de vida. Criou um canal de vídeos no Youtube em que dá dicas sobre rotina saudável e de como aumentar a autoestima. Em quase três anos, teve mais de 1,7 milhão de visitas. Entretanto, mais do que apenas falar sobre a mudança, a gaúcha demonstra orgulho de ter transformado as perspectivas que tinha para o futuro. Seu lema? Aceitação.
A batalha não é fácil, admite ela. Exige esforço e determinação, mas é possível de ser ultrapassada. Sabrina começou a engordar quando tinha 15 anos. Problemas na tireóide e o consumo excessivo de medicamentos contribuíram para o ganho de peso. Quando se deu conta, estava com 21 anos e pesava 110 kg. Aumentou ainda outros 30 kg, até ir para a cirurgia, que iniciou seu processo de mudança.
"Antes, eu não sabia me alimentar direito. Eu já estava farta de fazer dieta e não dar resultado. Estava na fase da obesidade em que não conseguia me locomover. Era ruim subir e descer escada. Foi quando falei para minha mãe que faria a cirurgia", relembra. "A cirurgia me deu uma oportunidade, mas eu emagreci porque eu mudei. Hoje, como o certo, como o correto", avalia.
Para chegar à alimentação considerada ideal, Sabrina foi auxiliada por inúmeros profissionais, desde psicólogo até nutricionista. No período inicial após a cirurgia, somente líquidos eram permitidos, evoluindo em seguida para alimentos pastosos.
Atualmente, ela faz acompanhamento com sua melhor amiga e nutricionista Cristiane Scortegagna, responsável por avaliações mensais do corpo da paciente. As refeições já voltaram à normalidade, mas é preciso cuidado com os tipos de alimentos ingeridos. Principalmente porque Sabrina é vegetariana.
"É uma alimentação normal, porém balançeada e em porções. Quem fez bariátrica precisa controlar, principalmente, o consumo de carboidratos e doces. Se você exagerar, passa mal. Então pães, massas, tem que evitar", explica Cristiane. "Ela é fantástica, muito dedicada. Como é vegetariana, procuramos substituir a carne por outros alimentos. Tem a carne de soja, e alimentos ricos em ferro, como couve. Coloco também espinafre, brócolis".
Dois anos após a cirurgia, Sabrina partiu para a conquista de concursos de beleza. Sua primeira disputa foi em junho do ano passado, quando concorreu e venceu o título de Rainha Italiana de Marau. Em poucos meses, agregou à lista outras oito faixas: Beleza Turismo RS, Beleza Turismo Marau, Beleza Internacional, Miss RS Model World, Vice Miss Brasil Model World, Miss Universo RS Mundial, Miss Marau e Musa Gaúcha.
A jovem não quer parar por aí. Desde que ganhou pela primeira vez, recebeu ligações com convites para participar de outros concursos. Escolhe os que acredita ter o perfil adequado e segue em frente. Sempre, como faz questão de ressaltar, com orgulho de ser uma concorrente que venceu a obesidade.
"Se alguém chegasse para mim há alguns anos e falasse que eu ia conquistar o título tão sonhado de Beleza Turismo, eu não ia acreditar. Por isso eu acho tão importante o meu trabalho de fazer os vídeos e dar palestras", aponta. "Claro que não são todos os concursos que eu posso participar. Por exemplo, quando tem um desfile de biquíni, não acho o ideal. Porque eu ainda tenho a pele que sobrou na minha barriga, e também não pretendo tirar", diz.
Sabrina descarta novos procedimentos. Em abril, fez uma cirurgia nos seios para levantá-los e colocar próteses de silicone, mas ela garante que é a única. De resto, pretende manter como conquistou com seu esforço.
Futuro
Noiva de um empresário que a conheceu há 11 anos e acompanhou todo o processo de ganho e perda de peso, Sabrina tem planos de casar. Ainda não sabe a data, mas há tempo para pensar. Tem certeza de que os próximos anos incluem projetos sobre sua transformação.
Além dos vídeos postados, Sabrina viaja o estado para dar palestras sobre o tema. É contratada, inclusive, pela empresa que fez a sua cirurgia bariátrica. Pensa agora em escrever um livro e quer, acima de tudo, ajudar quem deseja perder peso.
"A mudança de hábitos precisa ser eterna", alerta ela.
Para ser eterna, porém, é preciso ter um primeiro passo, que foi dado por Sabrina há três anos. Hoje, os apenas 60 kg que aparecem na balança não deixam dúvidas: para ir da obesidade mórbida aos concursos de beleza, determinação, autoestima e cuidado podem ser suficientes.
Fonte: G1