' ANGICO NO AR: Entrevista com o prefeito de Mairi, Raimundo Dentista />

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Entrevista com o prefeito de Mairi, Raimundo Dentista


Rádio Mairi FM: Sr. Prefeito, o município de Mairi completa 117 anos de emancipação politica, qual a retrospectiva que o Sr. faz ao longo desses anos?

Prefeito Raimundo Dentista: “Gostaria de dizer a todos que em relação à pergunta que me foi feita, nós temos que erguer as mãos para o céu e agradecer ao bom Deus porque a história de Mairi tem sido sempre de sucesso.

Mairi já foi uma cidade fortemente da pecuária, hoje ela se direciona mais para o comércio; a pecuária sofreu com a seca, Mairi avançou, hoje ela está inserida em todas as responsabilidades que é lhe dada o direito de pleitear junto ao poder público municipal, e tem cumprido com dignidade, oferecendo bons serviços à população mairiense. Isso já é para nós um grande alento, para nos manter na busca, no propósito de conseguir dias melhores para Mairi”.

Rádio Mairi FM: Quais são os principais problemas do município e qual o seus maiores desafios?

Prefeito Raimundo Dentista: “Ao meu ver, dentro dos problemas mais graves que a gente enfrenta, a gente está vivendo essa questão do desequilíbrio financeiro entre o que o município oferece à população e o que ele recebe para oferecer esses serviços, essa é a parte mais grave. E embora seja o aniversário da cidade, eu vou estar em Brasília, fazendo movimento, junto com milhares de prefeitos, para ver se a gente consegue manter, equilibrar um pouco o déficit financeiro que está ocorrendo nos municípios. Só para a população mairiense ter uma ideia, nesses últimos quatro anos, o governo federal deixou de repassar aos municípios um total de 77 bilhões de reais, esta é a perda dos municípios, e isso dividido pelos municípios do Brasil, 5.800, vai dar exatamente a perda de um ano dos recursos destinados aos municípios.

Mairi, por exemplo, com o que recebe de FPM (Fundo de Participação dos Municípios), ela perdeu o correspondente a 18 milhões de reais. Isto para um município, que tem como principal renda o FPM, é devastador”.

Completou ainda o prefeito: “A prefeitura tem administrado com a humildade que é característica do prefeito, do vice-prefeito e de toda a equipe que apoia e administra o município conosco, nós temos tentado fazer o melhor, suprimindo essas dificuldades, sem molestar o interesse público e do cidadão mairiense, esse é o nosso desafio”.

Rádio Mairi FM: O que a atual administração vem fazendo para minimizar o sofrimento do povo em relação a saúde, educação, geração de emprego no município?

Prefeito Raimundo Dentista: “A gente tem feito em 1 ano e 6 meses, mais do que foi feito de 2001 a 2008 na arrecadação de recursos. Hoje, nós já arrecadamos em 1 ano e 6 meses, o equivalente a, aproximadamente, 27 milhões de reais para investimentos em Mairi. Têm obras já iniciadas, obras que estão tendo seus projetos avaliados e ainda têm obras estão empenhadas e falta a Caixa Econômica avaliar todos os projetos para poder ser dado o início a essas construções, a esses investimentos.

Na área de Saúde nós estamos com uma performance espetacular: ampliamos 4 Unidades de Saúde, agora estamos iniciando a ampliação de mais 3; estamos construindo 3 unidades de saúde novas; e estamos reformando a unidade de saúde de Aroeira, então, só na área de Saúde nós temos os recursos garantidos entre as obras executoras no ano passado e início deste ano, num total de 13 obras, aproximadamente 2,3 milhões, mais a reforma da Secretaria Municipal de Saúde, que custou 70 mil reais de recursos próprios.

Temos ainda, recursos garantidos na aquisição de equipamentos e veículos, com apoio do Fundo de Saúde e de alguns deputados.

Na área de Infraestrutura propriamente dita, nós temos garantido recursos na ordem de 6 milhões para fazer a pavimentação de todas as ruas de Mairi, de Bonsucesso, da Aroeira do Ponto de Mairi, de Boa Paz, de Alagoinhas, de Manguinhas, do Distrito de Angico, e de São Bento das Lajes. Isto foi um promessa de campanha e em 1 ano e 6 meses, nós já temos empenhados os recursos necessários para execução desse sonho: Mairi, pela primeira vez em toda a sua história, vai contar com todas as suas ruas pavimentadas”.

O prefeito ainda emenda: “Quem assume o poder público, quem tem o privilégio de assumir o poder público, de fazer pelas pessoas, tem que se dedicar 24 horas por dia, todos os dias, a semana toda, o mês todo, o ano inteiro”.

Rádio Mairi FM: Algumas obras estão sendo feitas para amenizar os problemas do município, dessas obras quanto de investimento veio?

Prefeito Raimundo Dentista: “As obras estão compreendidas no valor de 27 milhões citados anteriormente, aplicados em Educação, como construção de escolas, de quadras poliesportivas no Angico, em São Bento das Lajes, aquisição de ônibus, equipamentos, a exemplo, lousas digitais, das quais conseguimos 18 unidades, que já vão ser implantadas agora. Estamos implementando a escola digital no município; implantando a Escola em Tempo Integral, onde as crianças recebem café, almoço e jantar para ficarem o dia todo e receber todo o suporte: o programa já diz, Escola de Tempo Integral, com horário de entrada às 7h da manhã e saída às 17h, ao meu ver um grande avanço para a cidade.

Estamos garantindo outras obras em parceria com o Governo do Estado: logo que assumimos tivemos a repavimentação da BA-130; e já está licitado o trecho da estrada Mairi-Várzea da Roça, entre outras obras”.

Rádio Mairi FM: A população das zonas mais distantes do centro de Mairi, que ainda não tem acesso ao serviço de água encanada, poderá contar com esse recurso ainda na sua gestão?

Prefeito Raimundo Dentista: “Sim, e com muito orgulho tenho a satisfação de dizer que a semana passada estive na Funasa, assinei o convênio do PAC 2, o qual garante a execução/implantação da adutora de Pedras Altas para Mairi, a qual tem o Valor orçado em quase 24 milhões.”

O prefeito falou ainda que esse era um compromisso pessoal que tinha desde a sua posse, e que a prefeitura batalhou junto ao governo do Estado para garantir água de qualidade à população. Finalizou a questão dizendo: “Os recursos, que era o mais difícil de ser conseguido, já estão garantidos e a Embasa vai licitar a obra. Agora é ter um pouquinho de paciência para esperar os trâmites legais”.

Quando perguntado se o povo de Mairi poderia comemorar, o prefeito foi categórico em afirmar que sim, sinalizando as diversas conquistas elencadas na entrevista, que vão garantir melhores condições de vida para toda a população mairiense. Com a mesma humildade e seriedade que é peculiar a sua administração, o prefeito agradeceu aos cidadãos da cidade por ajudar a Prefeitura a construir uma nova história em Mairi.
Confira a entrevista em vídeos clicando aqui.
Fonte: Ascom - Prefeitura Municipal de Mairi, via Mairi News

Nenhum comentário:

Postar um comentário