' ANGICO NO AR: Eclipse solar total cruzará o continente americano no dia 8 de abril />

sexta-feira, 5 de abril de 2024

Eclipse solar total cruzará o continente americano no dia 8 de abril

Na próxima segunda-feira dia 8 de abril, um eclipse solar total cruzará o continente americano, proporcionando um espetáculo celestial único para os observadores sortudos que se encontrarem na faixa de totalidade. No entanto, o Brasil não estará entre os países privilegiados a presenciar o evento em sua totalidade.

Um eclipse solar total ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra, bloqueando completamente a luz solar e criando um efeito de “dia da noite”. A faixa de totalidade, onde o eclipse pode ser visto em sua totalidade, é relativamente estreita e varia a cada evento.

O eclipse solar do dia 8 de abril não será visível no Brasil porque a sombra da Lua, responsável pelo eclipse, não cobrirá toda a superfície da Terra.

Isso ocorre devido à órbita da Lua ao redor do planeta e à inclinação do eixo da Terra. Esses fatores determinam a trajetória da sombra lunar durante o eclipse.

Como a órbita da Lua não está perfeitamente alinhada com a Terra, sua sombra atinge diferentes regiões do mundo em momentos diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário