Ramon foi punido após tentar matar Weden George de Oliveira Rios, o Baleia, em Várzea da Roça. Baleia sobreviveu da tentativa graças à ação da polícia, e depois foi morto em fevereiro de 2010 em Capim Grosso.
De acordo com Polícia, na época Baleia teria saído de Várzea da Roça, cidade onde morava, para fazer uma ultra-sonografia em Capim Grosso, para tratar de um ferimento causado por um tiro e foi morto dentro da ambulância.
Logo depois, foram ouvidas as testemunhas de acusação e o acusado Ramon. Em seguida, tanto a defesa, quanto a acusação, pediu dispensa das demais testemunhas. O trabalho parou ao meio dia para o almoço e retornou às 14h.
Nesse momento, o promotor Thyego fez a acusação, que durou 1h15min. Na sequência, os advogados de defesa, Maurício e Kirol, tomaram a palavra e pediram a absolvição do acusado perante o júri. O pedido foi negado.
Após horas de debate, a juíza Luiza Elizabete leu o texto que decretava a condenação de Ramon Oliveira. O infrator foi levado para o presídio de Serrinha, onde já estava preso antes mesmo de ser condenado.