' ANGICO NO AR: Açude atenderá Piritiba e Mundo Novo />

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Açude atenderá Piritiba e Mundo Novo

No início do próximo semestre os moradores de Mundo Novo e de Piritiba contarão com mais um manancial para abastecimento humano. É o que garante a Embasa, que está concluindo a instalação da infraestrutura necessária para que a água do açude do Rio Veredas seja uma alternativa durante os longos períodos de estiagem, quando ocorre a diminuição do nível da Barragem do França, manancial que abastece as sedes dos dois municípios e as localidades de Sumaré e Andaraí, em Piritiba.

O empreendimento, realizado em regime emergencial, contempla a implantação de 10,1 quilômetros de adutora de água bruta e tratada, duas estações elevatórias, além de reforma e reativação da Estação de Tratamento de Água de Piritiba. O investimento é da ordem de R$ 2,14 milhões e vai atender mais de 35 mil pessoas.

Segundo o gerente da Embasa de Senhor do Bonfim, Vinícius Araújo, a obra foi realizada para suprir a demanda de água, nos dois municípios, quando a Barragem do França sofreu redução drástica de volume no ano passado. O manancial, que atende Piritiba, Mundo Novo e Miguel Calmon, chegou a atingir um nível de 7% de sua capacidade, mas, em decorrência das chuvas de janeiro deste ano, recebeu volume razoável, e, atualmente, está com 36% de sua capacidade total de acumulação.

Ainda de acordo com Araújo, há muito tempo, o açude do Rio Veredas foi utilizado para abastecer Piritiba e sua reutilização é um grande ganho para a população. “Com a conclusão desta obra, teremos maior segurança hídrica na região, já que ela será uma alternativa de abastecimento quando a Barragem do França não puder atender à população, permitindo a continuidade no fornecimento de água”, afirmou.
Fonte: bahiatododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário