' ANGICO NO AR: Mãe de jovem morta por raio disse que foi o segundo caso na família />

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Mãe de jovem morta por raio disse que foi o segundo caso na família

senhora-Genésia---Biritinga
Foi sepultado na tarde de quinta-feira (17), no cemitério de Biritinga, no território do sisal, o corpo de Evaneide Pereira Santos, de 16 anos. Ela morreu na tarde de quarta-feira (16) após ser atingida por uma descarga de raio dentro da residência situada no Povoado de União, há 8 km de Biritinga, onde morava com a família.

Antônio desmaiou ao receber a descarga e em seguida reagiu e passou a tentar reanimar a irmã, mas ela não resistiu e morreu na cozinha da casa.
A adolescente estava dentro da casa juntamente com os irmãos Ednaldo 21 anos e Antonio Pereira dos Santos,26, quando por volta da 15h30, começou a chover e relampejar. Segundo Ednaldo Pereira, de repente um clarão tomou conta da casa e os três caíram ao chão, sendo que os homens conseguiram resistir ao impacto, mas Evaneide, inicialmente, de acordo com informações de familiares, teria desmaiado e levada para o Hospital Municipal de Biritinga, aonde chegou sem vida.
A mãe dos três jovens, Genésia Anunciação Pereira, 53 anos, não estava em casa na hora do acidente, havia viajado para cidade de Biritinga, mas voltava em um carro que realiza o transporte alternativo na região e por mais de uma hora ficou parada na estrada, por causa das fortes chuvas e pôde observar os fortes relâmpagos seguidos de raios e chegou a imaginar que um deles havia caído em sua residência. “Quando vi aquele relâmpago forte na direção da minha casa, sentir um negócio ruim dentro de mim e pensei na minha filha”, contou Dona Genésia, que além de Evaneide, Antonio e Edvaldo Pereira, tem mais seis filhos.
Chorando bastante, Genésia Anunciação lembrou que a filha era uma excelente aluna da Escola Municipal Ana Nery, situada no Povoado de Campo da Ema, frequentava as atividades religiosas da comunidade eclesial de base do Povoado de União e gostava muito de assistir televisão. Genésia disse ao CN que tem trauma de raio, pois há 24 anos, numa véspera da natal, perdeu o irmão Jailton Jesus Pereira, na época com 17 anos, vitima de descarga elétrica também provocada por raio e na mesma circunstancia da filha, estava dentro de casa.
Numa linguagem e com comportamento de autêntica sertaneja, Genésia trás consigo superstições e lendas sobre raios. Com a tragédia da perda da filha, “um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar, não é verdade”, pois havia perdido uma filha e um irmão, mesmo com diferença do tempo. Quando está relampejando, ela disse que não segura objetos metálicos a exemplo tesoura, alicate, enxada e até mesmo cobre os espelhos.

A residência de Genésia está bem próxima de várias árvores o que pode ter atraído o raio.
Genésia disse ao CN que estava decepcionada por algumas informações passadas pela imprensa de que a filha estaria embaixo de uma árvore usando celular. Ela estava pegando uma camisa para dá o irmão para vestir, pois seguimos os princípios de que devemos respeitar esse momento e ficamos em silêncio em casa. Questionado sobre uma platina que a filha tinha em um dos braços, ela disse que sim e foi colocada quando tinha cinco anos em decorrência de um acidente.
O que acontece com uma pessoa que é atingida por um raio – Segundo a biofísica Alice Ferreira, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o raio cair bem em cima da pessoa, a morte é instantânea, com raras exceções. A corrente que passa pelo corpo nesses casos é de 30 mil a 40 mil amperes, cerca de mil vezes mais forte que a corrente de um chuveiro elétrico e causa danos irreversíveis ao sistema nervoso e ao coração.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas
Fonte: Calila Notícias 

Um comentário:

  1. Impressionante. Que tragédia para a família. Será que a platina no corpo da menina teria alguma relação com a queda do raio?. Realmente muito triste a história!!!

    ResponderExcluir