' ANGICO NO AR />

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Universal é obrigada a devolver doação de idosos que venderam único carro

Em decisão unânime, os desembargadores da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul mantiveram a sentença que declarou nula uma doação de R$ 19.980 feita por um casal de fiéis à Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd). A Iurd foi condenada a devolver a quantia com correção monetária, contada a partir da data do repasse, ocorrido em dezembro de 2016, além de juros de mora.

Segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, o processo indica que o fiel era aposentado e trabalhava como auxiliar de produção, quando vendeu seu único carro por R$ 18 mil. Ele entregou o dinheiro e mais R$ 1.980 referente à sua aposentadoria à igreja.

Em depoimento à Justiça quando o caso tramitava na primeira instância, o homem declarou que frequentava a igreja “em busca de orientações espirituais e conforto diante da difícil situação financeira”. Ele afirma que fez a doação sob forte influência do pastor ao prometer milagres na vida dos autores, induzindo-os a erro”.

Já a Iurd alegou que os atos eclesiásticos “não podem ser confundidos com doação” e que eles são feitos “por mera liberdade”, já que os fiéis não são obrigados a doar.

Com base nesses argumentos, os desembargadores analisaram o recurso apresentado pela Iurd e concluíram que a doação “comprometeu a subsistência dos autores, impossibilitando que desenvolvessem suas vidas de forma regular”.

Estudantes baianos criam biocombustível a partir da árvore Quixabeira

Uma dupla de estudantes baianos, do município de Itatim, descobriu que uma importante árvore da região tem potencial para produzir etanol e, assim, evitar o uso de gasolina e outras substâncias que contribuem para o efeito estufa e o desmatamento. De acordo com informações da Secretaria de Comunicação do Estado (Secom), os estudantes Marinaldo Mendonça e Jéssica Oliveira, estudantes do Colégio Estadual Geovânia Nogueira Nunes, são os responsáveis pela descoberta. “O estudo foi moldado a partir da crise que o Brasil enfrentou em 2018, quando ocorreu a greve dos caminhoneiros.
Quixaba - Fruto
A gente surgiu com a ideia de criar algo que fosse sustentável e que combatesse o aquecimento global”, disse Marinaldo. Jéssica comentou que o projeto surgiu como uma alternativa para os obstáculos dos biocombustíveis atuais. “As opções no mercado apresentam desvantagens, como baixa rentabilidade, necessidade de muito recurso hídrico, desmatamento de áreas florestais, etc. Além disso, o etanol da cana-de-açúcar, que é o mais utilizado no Brasil, promove a incineração dos resíduos, deixando o termo sustentável do lado de fora do produto”, declarou.

O etanol é obtido a partir dos frutos da quixabeira, uma árvore típica de Itatim, presente em toda a América Central e Sul. De acordo com os estudantes, a planta tem pouca popularidade devido à falta de valorização da flora local. Testes estão sendo realizados para analisar a eficácia do produto. Caso concluído, o projeto deverá trazer inúmeros benefícios, como impedir mudanças climáticas.
Fonte: A Voz do Campo

Rio do Peixe transborda e interdita BA 120 entre Santaluz e Queimadas (vídeo)

Um forte temporal na manhã desta segunda-feira, 03, fez com que o Rio do Peixe, cuja ponte na BA 120 demarca o limite municipal de Santaluz com Queimadas provocou inundação em fazendas e a forte correnteza provocou a interdição para veículos e muitos deles tiveram que aguardar a água baixar para seguirem seus destinos.

Não há registro de que a forte correnteza tenha provoca algum dano.
O Calila Notícias recebeu alguns videos – Este cidadão que fez essa gravação ficou admirado.

Veja o vídeo abaixo:

Homem mata esposa a facadas e comete suicídio; casal era de Várzea Nova

Uma tragédia familiar marcou a cidade de Rio Verde, estado de Goiás, neste fim de semana, por conta da morte de um casal natural do município de Várzea Nova, na região de Jacobina-BA.

De acordo com a polícia, a comerciária Fernanda Almeida de Lima, 30 anos, que era funcionária de uma empresa de calçados, foi brutalmente assassinada a facadas pelo companheiro Leandro Souza Nascimento, 30 anos, enfermeiro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) na cidade de Rio Verde. Em seguida, ele cometeu suicídio.

O crime aconteceu na noite do último domingo, 02, na Rua Gideão Gilberto Mendes, no bairro Maranata, onde, segundo testemunhas, Fernanda Lima teria ido buscar seu filho, que estava na companhia do pai.

Segundo as mesmas testemunhas, Leandro Souza não teria aceitado quando soube que Fernanda Lima voltaria para Várzea Nova, onde reside a família dela. Por conta disso, teria havido uma discussão entre o casal e Leandro se armou com uma faca, passando a golpear a companheira, que foi morta na frente do filho. Após matar a esposa, Leandro cometeu suicídio se enforcando no quintal da residia.

Quando a polícia chegou ao local do crime, a criança estava ao lado da mãe, num ambiente tomado por muito sangue e violência.

Os corpos de Fernanda e Leandro deverão ser transladados para Várzea Nova, onde seus familiares estão chocados com a tragédia.
Fonte: Notícia Livre

domingo, 2 de fevereiro de 2020

Garota é morta ao ativar flash de celular e ser confundida com Policial

Uma garota de 15 anos morreu após ser atingida por um tiro na cabeça no bairro Bom Retiro, em Santos, no litoral de São Paulo. Uma testemunha relatou à polícia que a vítima foi confundida com policiais ao ativar o flash da câmera de um celular em uma área considerada perigosa. As informações foram divulgadas pela polícia na manhã deste domingo (2).

Segundo um parente que preferiu não se identificar, a adolescente Khaylane da Silva Nascimento, de 15 anos, estava em um beco próximo da própria casa, conversando com outros adolescentes, no Caminho São José. Um homem teria passado por eles correndo, por volta das 21h30, e efetuou disparos de arma de fogo. Um dos tiros atingiu Khaylane na testa.

Os amigos da adolescente pediram socorro a um vizinho, que estava tirando o carro da garagem no momento do disparo. “Eu estava tirando o carro quando ouvi uma rajada de tiros”, conta o vizinho, que também preferiu não ter sua identidade revelada. “Foram seis disparos de uma vez só. Depois, o pessoal começou a gritar na rua”, diz.

Ele socorreu a vítima, levando a adolescente e a mãe dela para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Noroeste. Khaylane já estava inconsciente e, da UPA, ela foi encaminhada para a Santa Casa de Santos, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu no caminho.

De acordo com o boletim de ocorrência, uma das testemunhas disse à Polícia que Khaylane se afastou do grupo por um momento para tirar uma foto com um celular pouco antes do momento do crime.

Ele suspeita que o flash do celular tenha chamado a atenção de criminosos da região, que teriam confundido a adolescente com agentes da Polícia Militar e efetuado os disparos em direção à vítima.

O caso foi registrado na Central de Polícia Judiciária (CPJ) como homicídio simples e será encaminhado ao 5º DP de Santos, responsável pela área.

Homem é morto a tiros após ser confundido em Jacobina

O trabalhador autônomo Osvaldo Barbosa Gabriel, conhecido como Vadão, de 55 anos, foi assassinado a tiros na rua Gustavo Souza, no bairro Félix Tomaz, em Jacobina, na noite deste domingo (2). Vizinhos ouviram disparos de arma de fogo e, em seguida, uma moto arrancando, deixando o local. Osvaldo foi morto ao ser confundido com outra pessoa.

Segundo informações colhidas pelo Jacobina Notícias, o alvo dos atiradores seria um jovem identificado como Cristian, que estava em uma empresa de mototáxi quando os homens chegaram e dispararam três vezes contra ele. Cristian conseguiu fugir, mas foi perseguido pelos homens. Em um determinado local, durante a perseguição, Osvaldo correu ao ouvir os disparos e acabou passando por perto do alvo dos atiradores. Foi quando ele acabou sendo confundido e morto com tiros na cabeça. Ao Jacobina Notícias, vizinhos disseram que Osvaldo se sentava todos os dias no passeio.
A Polícia Militar foi acionada e realiza diligências para identificar e prender os assassinos. A Guarda Municipal isola a área para a realização da perícia do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O corpo de Osvaldo será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Jacobina.
Fonte: Jacobina Notícias / Fotos capa: Igor Fagner / Jacobina Notícias

Homem é encontrado morto com sinais de agressão em matagal

José Jorge Barreto dos Santos, conhecido também como ‘Dode’, de 51 anos, foi encontrado morto em uma área de matagal nas imediações da estrada que liga a sede do município de Santaluz ao povoado Boi Velho, região sisaleira da Bahia, no início da manhã deste sábado (1).

O corpo estava caído sujo de sangue junto a uma pedra. De acordo com a polícia, o homem, que morava no bairro Manoel Lima, tinha sido visto pela última vez na noite de sexta-feira (31), sóbrio, com uma moto modelo CG 125, de cor vermelha, sem placa, que não estava no local onde o corpo foi encontrado, o que sugere para a polícia, em um primeiro momento, a hipótese de latrocínio, que é roubo seguido de morte. Autoria e motivação do crime, porém, ainda são desconhecidas.

O caso está sendo investigado pela delegacia da cidade.
Fonte: Notícias de Santaluz

Aposta de Várzea do Poço acerta prêmio principal da loteria Dia de Sorte

A Caixa sorteou no noite deste sábado, 1º, as sete dezenas do concurso 259 da loteria Dia de Sorte e o prêmio principal saiu para dois apostadores, um da cidade de Várzea do Poço na Microrregião de Jacobina-BA e outra de Botucatu-SP.
Cada uma irá receber a quantia de R$ 136.328,69 por terem acertado os números:

06 – 09 – 10 – 13 – 21 – 26 – 29

As outras faixas de premiação pagaram:
R$ 1.645,82 para as 71 apostas que acertaram 6 números
R$ 20,00 para os 2.833 acertadores de 5 números
R$ 4,00 para 30.997 apostas com 4 números acertados.


O mês de Sorte – Setembro
R$ 2,00 para 117.862 apostas premiadas
Fonte: Calila Notícias