' ANGICO NO AR />

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Protesto contra a EMBASA é realizado pela população de Angico (vídeos)

Na manhã dessa quarta-feira, 29 de janeiro de 2020 a população de Angico, município de Mairi está realizando um protesto solicitando da EMBASA, órgão responsável pelo abastecimento de água no referido distrito um melhor atendimento quanto a distribuição de água, onde somente dois carros pipas estão abastecendo a localidade e sessa forma não ameniza o sofrimento das pessoas que sofrem com a falta d'água, existem ruas que é abastecida somente uma vez a cada quinze dias.

Durante o protesto a população interditou a estrada que liga Angico a Mairi, queimando pneu e troncos de licuri 
impedindo a passagem de transportes, até o ônibus da empresa Cidade Sol que faz linha de Serrolândia a Salvador retornou.
A manifestação foi de forma pacífica, onde a população exige somente o abastecimento de água onde possa atender toda a população aumentando a quantidade de carros-pipa até o abastecimento voltar ao normal, uma vez que o abastecimento é precário e a EMBASA entrega conta para que seja paga por um serviço que não é prestado.

Esse problema é antigo, desde 2009 que a população vem sofrendo quando falta água nas torneiras e nenhuma providência é tomada.

Veja os vídeos abaixo:
Redação: Angico no Ar / Fotos e vídeos: internautas

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Ministério da Saúde confirma 3 casos suspeitos de coronavírus no Brasil

Coronavírus: mais de 100 pessoas já morreram infectadas na China (Anita Pouchard Serra/Bloomberg)
O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira que o Brasil tem três casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus, localizados em Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba.

“Os pacientes se enquadraram na atual definição de caso suspeito para NCOV-2019 (o novo coronavirus), estabelecido pela OMS (Organização Mundial de Saúde), ou seja, apresentou febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório e viajou para área de transmissão local nos últimos 14 dias”, disse o ministério em nota.

“A Organização Mundial da Saúde (OMS) aumentou o nível de alerta para alto em relação ao risco global do novo coronavírus, por isso, o Ministério da Saúde orienta que viagens para a China devem ser realizadas em casos de extrema necessidade. Com quase três mil casos confirmados, segundo o último boletim da OMS, todo o território chinês passa a ser considerado área de transmissão ativa da doença”, acrescenta a nota.

Fonte: Extra
Veja a reportagem no vídeo abaixo:

Região de Bom Jesus da Lapa-BA já começa ficar em alerta de uma possível cheia no Rio São Francisco

A Defesa Civil do município de Malhada, a 148 km de Bom Jesus da Lapa, já adverte aos ribeirinhos sobre o aumento significativo do volume da água do Rio São Francisco e comenta sobre a grande possibilidade de outra cheia no Velho Chico que pode causar prejuízos a quem reside em suas margens.

Conforme a equipe da “Defesa Civil Malhadense” coordenada por Viviane Silva, já existem informações que a água já começou invadir a cidade de São Romão (MG) há aproximadamente 400 km e por lá o nível do rio já passa de 07 metros acima do normal.

O secretário de Agricultura do município, José Castor confirma a preocupação e diz que as pessoas que moram próximo do rio devem ficar em alerta, pois esses três metros a mais que está vindo aí pode pegar muitos de surpresa. “Em Carinhanha e Malhada o rio já está 4,82m a cima do nível e muita chuva está caindo”, informou Castor.

“Estamos vendo aí através da mídia os estragos que a cheia está fazendo em vários municípios de Minas Gerais e nós que estamos logo a baixo precisamos ficar atentos, foi falado que esse ano tinha cheia, e parece que vai se cumprir”.

“É claro que não quero desesperar ninguém, pode ser que isso não aconteça, mas precisamos ficar atentos para não sermos pegos de surpresa e a defesa civil, a secretaria de agricultura e o prefeito Dezin estamos acompanhando isso de perto”, concluiu o secretário. Segundo últimos dados já chegava a 121 o número de cidades em emergência devido ao excesso de água no vizinho estado de Minas Gerais.
Fonte: Alerta Bahia

CNH poderá incluir mais duas informações sobre o condutor

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) poderá passar a exibir o tipo sanguíneo e o fator RH do motorista, além da opção do titular pela doação de órgãos e tecidos. É o que prevê o PL 3.616/2019, que está sendo analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O texto está com o relator, senador Fabiano Contarato (Rede-ES), que apresentará seu parecer.

Atualmente a carteira de motorista tem como itens obrigatórios a fotografia, a identificação e o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Para o senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL), autor do projeto, incluir as informações sobre tipo sanguíneo pode facilitar o atendimento de urgência ou emergência em casos de acidentes graves ou outras situações que demandem transfusão urgente de sangue.

“Em algumas situações clínicas graves, o retardamento do início da transfusão de sangue pode colocar em risco a vida do paciente, de modo que a transfusão pode ter que ser realizada antes mesmo da realização dos testes pré-transfusionais”, lembra o parlamentar.

No caso da informação sobre o dono da CNH ser ou não doador de órgãos e tecidos, o senador reconhece que é um tema sensível para muitas pessoas. Por essa razão, o texto traz uma ressalva para permitir ao titular a opção de não inserir esse tipo de informação. Ainda assim, segundo Rodrigo Cunha, a possibilidade de colocar essa informação no documento já é um motivo para que as pessoas reflitam sobre o tema.

“Esse registro pode ser de grande auxílio para a família na difícil hora de decidir a respeito da doação dos órgãos do parente falecido. Como resultado, a medida pode promover um aumento no número de famílias que dizem sim à doação de órgãos, outra importante forma de salvar vidas”, explica.

A decisão da comissão é terminativa. Isso significa que, se o texto for aprovado, poderá seguir diretamente para a Câmara dos Deputados, a menos que haja recurso para a análise do Plenário do Senado.

Criminoso mais perigoso de Minas Gerais morre durante sexo em visita íntima

Considerado o criminoso mais perigoso de Minas Gerais, Felipe Souza da Cruz, mais conhecido como "Jiraya", morreu durante uma visita íntima no último sábado (25) no presídio Francisco de Sá, a 475 km de Belo Horizonte. Segundo o R7, o condenado teve uma parada cardíaca durante o sexo com uma mulher.

Felipe foi condenado por tráfico e homicídio e era suspeito de liderar uma organização criminosa. O detento ficou conhecido como "Jiraya" por usar uma espada para torturar as vítimas.

Por meio de nota, o Depen-MG (Departamento Penitenciário de Minas Gerais) informou que a acompanhante que estava com o preso pediu socorro avisando que ele estava passando mal. O órgão ainda destaca que o corpo foi levado para o IML (Instituto Médico Legal) e as causas da morte serão investigadas.

Veja a íntegra da nota do Depen:
"A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário (Depen-MG), informa que policiais penais da Penitenciária de Francisco Sá, no Norte do Estado, acionaram o Samu na manhã deste sábado (25/1) para socorro ao preso Felipe Sousa da Cruz.

O detento estava em visita íntima, por volta das 6h, quando sua companheira chamou os policiais penais pedindo socorro ao preso, que estava passando mal. Os policiais penais prestaram os primeiros socorros até a chegada da equipe médica do Samu, que tentou reanimá-lo e acabou constatando o óbito. A companheira de Felipe Sousa da Cruz acompanhou todos os procedimentos. O corpo foi levado ao IML e a Polícia Civil vai apurar as causas da morte."
Fonte: Correio da Bahia

Mulher é presa após tentar matar a mãe idosa asfixiada em hospital

Uma mulher identificada como Luciana Paula Figueiredo, de 32 anos, foi presa em flagrante nessa terça-feira (28) por suspeita de tentar matar por asfixia a mãe, a idosa Ana Benedita Figueiredo, de 68 anos, em um leito no Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís.

O crime foi filmado por acompanhantes de outros pacientes que estavam na mesma enfermaria e perceberam uma movimentação estranha no leito.

Na foto é possível ver a idosa sendo asfixiada pelo nariz e pela boca pela mão da filha, que ainda usa um lençol para tentar impedir que a vítima consiga respirar. A idosa, mesmo em condições frágeis de saúde, ainda tenta reagir levantando uma das mãos para tentar conseguir tirar a mão do seu rosto, mas não consegue

Ana Benedita está internada desde o dia 19 de janeiro com um quadro grave de embolia pulmonar. Nos últimos dias, ela teve uma melhora e foi transferida da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para um dos leitos do hospital, quando sofreu a tentativa de homicídio. Por ter passado muito tempo sem respirar, ela teve que ser levada de volta para a UTI.

Luciana Paula Macieira foi presa e autuada por tentativa de homicídio. Em depoimento à polícia, ela negou o crime, afirmou que tem uma boa relação com a mãe e disse que colocou a mão na boca da mãe por outra finalidade.

De acordo com a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), as primeiras investigações apontam que Luciana teria tentado matar a mãe por estar cansada de cuidar da idosa, que por conta dos graves problemas de saúde, precisa de assistência.

Além disso, a polícia investiga se a filha tinha alguma intenção de aplicar medicamentos na mãe, já que após a prisão, foi encontrada uma seringa dentro de uma das sacolas que estavam com ela no hospital.

“Não apenas em relação a essa tentativa de homicídio, ela também vinha fazendo algum tipo de movimentação quem sabe até mudanças na medicação dessa mãe vinha recebendo via soro. Criminalmente, temos a informação de o que motivou esse ato criminoso teria sido em decorrência da filha estar cansada de cuidar de uma mãe idosa, que apresenta vários problemas de saúde. E segundo o que foi repassado pelo delegado plantonista, isso poderia ter sido uma das causas desse comem timento esse ato criminoso e bastante grave contra a própria mãe, cometido pela filha”, explicou Carlos Alessandro, superintendente da Polícia Civil na capital.
Com informações do G1-MA

População de Angico sofre sem água nas torneiras e atendimento da EMBASA é precário

A vereadora Eliete de Ruy, juntamente com a população angiquense pede ao prefeito Jobope que cobre da EMBASA mais dois carros pipa para que venha amenizar a situação da distribuição de água no distrito de Angico, município de Mairi-BA.
Muitas pessoas não tem reservatório suficiente para armazenar dois mil litros de água.

Sem levar em conta que o intervalo mínimo de fornecimento para cada usuário é com o intervalo mínimo de 15 a 20 dias.

Atualmente são disponibilizados apenas dois carros pipa que é insuficiente para atender uma população de aproximadamente 2.500 habitantes.

Esperamos que sejam tomadas as devidas providências cabíveis o mais urgente possível e que o atendimento seja feito em quantidade e periodicidade suficiente para atender a todos.

ANGICO NO AR

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Policiais civis e penais param por 48h na Bahia

Foto : Divulgação/ Sinspeb
Em protesto contra a proposta de reforma da Previdência estadual (PEC 159/2020), policiais civis e penais param por 48h a partir de hoje (27). As categorias aprovaram a paralisação em assembleia conjunta, no último dia 21.

De acordo com o Sindicato dos Servidores Penitenciários (Sinspeb), apenas 30% do efetivo vai manter as atividades nas prisões, conforme prevê a Lei de Greve. As assistências sociais que são garantidas pela Lei de Execução Penal (LEP), a exemplo de visitas dos familiares, assistência educacional, jurídica, laboral e religiosa serão suspensas.

“Por conta da paralisação, os detentos só serão assistidos em suas necessidades básicas como alimentação, atendimento médico de urgência e cumprimento de alvará de soltura”, diz o presidente do Sinspeb, Reivon Pimentel.

O Metro1 não conseguiu contato com o Sindicato de Policiais Civis (Sindpoc) para detalhar quais serviços devem ser suspensos pela categoria.

Em ofício ao governo do estado, policiais penais e civis pediram tratamento isonômico em relação aos policiais militares e solicitam que a PEC 159/2020 garanta ainda redução da idade mínima da aposentadoria e manutenção de 100% do abono de permanência.
Fonte: Metro1