' ANGICO NO AR />

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Ladrão toma “calor” de populares, surpreendido ao tentar roubar jovem em Itapetinga (vídeo)

Um ladrão se deu mal ao assaltar uma garota, por volta das 15h50 desta terça-feira (14), na Rua Barão do Rio Branco, no Centro de Itapetinga-BA. Segundo a polícia, o acusado estava armado com uma faca e roubou o celular da vítima, mas foi capturado nas proximidades da Concha Acústica por um grupo de populares. No momento do roubo, a vítima estava acompanhada de outra jovem.

O vídeo acima mostra o momento que o homem é detido pelos moradores. As pessoas estão inconformadas com a proteção que lei dá aos bandidos e acabam agindo pela emoção. No vídeo, o homem é agredido com socos, chutes e xingamentos. O próprio acusado deu graças a Deus quando a Polícia Militar chegou ao local do ocorrido. O flagrante foi apresentado no Complexo Policial, onde o homem permanece preso, à disposição da justiça. 

Veja o vídeo abaixo:
Fonte: Itapetinga Repórter / Blog do Eddy

Polícia prende homens que tentavam extorquir 20 mil para não divulgarem fotos intimas de celular roubado em Macaúbas-BA

Um caso inusitado, ocorreu em Macaúbas envolvendo a tentativa de extorsão, para não serem publicadas fotos íntimas de uma pessoa que teve o seu aparelho celular roubado no dia 08 de dezembro. Ocorre que os suspeito de extorsão que foram presos pela polícia, de algum modo, conseguiram acessar os dados do aparelho roubado, identificando a vítima, que certamente conheciam, logo imaginaram lucrar muito mais, chantageando a pessoa com ameaças de publicidade ilegal.

MOTOCICLETA APREENDIDA

Graças ao brilhante trabalho investigativo dos Policiais Civis lotados nas cidades de Bom Jesus Da Lapa, Macaúbas e Oliveira Dos Brejinhos, comandados pelo Delegado Coordenador Regional Jackson Trindade e o Delegado Clemilton Martins, na data de ontem (14/01/2020), o caso foi elucidado, tendo as autoridades efetuado na cidade de Macaúbas, as prisões de dois homens (23 e 25 anos de idade), indicados nas investigações, como suspeitos do crime de extorsão.
O caso ganha repercussão e promove maior segurança aos cidadãos desse pedaço de sertão, onde se imaginava ser impossível alcançar autores de crimes, cujos meios utilizados sejam as redes sociais. O Delegado Coordenador Regional Dr. Jackson Trindade, afirma que a polícia está preparada para agir e dar uma resposta à altura para a sociedade, que antes temia a impunidade nesse tipo de situação.
De acordo com as informações que chegaram a redação do Jornal O Eco, Os detidos irão responder pela acusação de autoria do CRIME DE EXTORSÃO, praticado mediante a exigência do pagamento da quantia R$ 20.000,00 (vinte mil reais), para que não fossem divulgados as fotos íntimas, contidas no aparelho de telefonia celular, subtraído da vítima, aparelho que na ocasião das prisões, estava em poder dos acusados.

A polícia informou ainda, que no momento que ocorreu a detenção dos suspeitos, também foi apreendida com os mesmos, uma motocicleta que havia sido roubada no último final de semana, na cidade de Livramento de Nossa Senhora, além da extorsão, os acusados responderão também pelo flagrante em crime de receptação.
Com informações da 24ª COORPIN/BOM JESUS DA LAPA-BA

Em delação, empresário cita propina para PT e Jaques Wagner

Em acordo de colaboração premiada com o Ministério Público Federal, o empresário Mario Seabra Suarez, da Mendes Pinto Engenharia, relatou a entrega de pelo menos R$ 2 milhões ao ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto para a campanha presidencial de Dilma Rousseff em 2010.

O dinheiro fazia parte da propina paga em troca do favorecimento da empresa para gerenciar a construção da Torre Pituba, sede da Petrobras em Salvador.

O total da propina, segundo Suarez, era dividido: um terço ia para o comitê nacional do PT, representado por Vaccari; um terço para os operadores da Petrobras e do Petros (fundo de pensão da estatal); e o restante para o PT baiano, por meio do operador financeiro Carlos Daltro, ligado ao senador Jaques Wagner (PT-BA), ex-governador do estado.

O relato cita como Daltro como intermediário de Wagner, mas não detalha a participação do senador nesses repasses nem como o político se beneficiava dos pagamentos.

Os termos da delação premiada foram anexados nesta segunda-feira (13) na ação penal da Lava Jato que trata da construção da sede baiana da petroleira. Os depoimentos foram tomados em setembro de 2019.

A força-tarefa da operação aponta irregularidades em todas as etapas da obra: no gerenciamento, pela Mendes Pinto; no projeto executivo, pela Chibasa Projetos de Engenharia; e pelas empreiteiras OAS e Odebrecht, que construíram o prédio.

Para o MPF, o negócio envolveu ao menos R$ 68 milhões em propina, paga pelas empresas aos ex-dirigentes da Petrobras, do PT e do Petros.
Suarez, que era sócio da Mendes Pinto, detalha que o acordo entre Newton Carneiro e Wagner Pinheiro, então diretores do Petros, e Paulo Afonso, outro sócio da Mendes Pinto, foi fechado em 2009 com o aval de Vaccari.

O processo sobre a Torre Pituba é um dos maiores da história da Lava Jato, com mais de 40 réus. A ação foi aberta no fim de 2018 e ainda não foi sentenciada. Jaques Wagner e Carlos Daltro não são réus nesse processo.
Também foi anexado ao processo um relatório resultante de auditoria interna do Petros detalhando o passo a passo da construção da Torre Pituba.

Apesar de a equipe responsável pelo documento não ter tido acesso a todos os materiais para a investigação, concluiu que teria sido pago a mais um valor de até R$ 54,3 milhões pela obra.

O estudo identificou ainda diversos registros de visita de Vaccari na sede do Petros entre setembro de 2009 e outubro de 2013, principalmente nos dias de assinatura de contratos ou logo antes ou depois de reuniões da diretoria executiva do fundo ligado a Petrobras.

Outro lado
Em nota, o PT afirma que o depoimento divulgado é uma denúncia “fantasiosa, sem sentido e sem provas” e que pretendem atingir o partido no momento em que as atenções se voltam para a indicação ao Oscar do documentário “Democracia em Vertigem”, que trata do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

“Não pode haver outra razão para vazarem justamente hoje [terça-feira] um depoimento de quatro meses atrás, no qual um acusado diz que ouviu falar que lhe contaram sobre episódios que teriam se passado há uma década.”


A defesa do senador Jaques Wagner afirmou “que não teve acesso ao conteúdo de suposta delação premiada divulgada pela imprensa, de modo que não comentará o assunto antes de acessar sua íntegra”.

Ela disse, em nota, que “lamenta que, mais uma vez, pretensos conteúdos de processos que tramitam em segredo de justiça sejam divulgados por veículos de comunicação antes que as partes citadas sejam notificadas. É reprovável que essas práticas continuem ocorrendo, mesmo após a divulgação de complôs formados para acusar pessoas sem sem provas, atentando contra o Estado democrático de Direito”.

A defesa de João Vaccari Neto afirma que o delator o acusa de forma “inverídica e destituída de qualquer prova”. Diz ainda que ele nunca foi tesoureiro de campanha política, mas sim do PT e que, pelo partido, sempre solicitou doações legais.

As defesas dos demais citados na delação não foram localizadas até a conclusão deste texto.
Fonte: Varela Noticias

Trio invade casa de Guarda Municipal para roubar e leva chumbo

Três assaltantes levaram a pior na manhã desta quarta-feira (15) ao invadir a residência de um Guarda Municipal localizada na Rua Barão de Santo Ângelo no bairro Xaxim em Curitiba.

Eles invadiram a casa e estavam aterrorizando os moradores, e não perceberam que o Guarda Municipal estava abrigado no quarto esperando o momento de agir. Em um momento oportuno, o guarda reagiu a ação e baleou os três assaltantes.

Socorristas do Siate com apoio da equipe médica foram até o local e estão atendendo a ocorrência.

Um dos marginais morreu no local, outro foi socorrido em estado gravíssimo e o terceiro foi socorrido sem risco de morte.

Até o momento eles não foram identificados.
Plantão 190 / Foto: Marcel Mercúrio/Band TV

Bahia está entre os estados apontados pelo Ministério da Saúde que podem ter surto de dengue este ano

A Bahia pode ter um surto de dengue a partir de março deste ano. Todos os estados do Nordeste, assim como Espírito Santo e Rio de Janeiro, poderão ter uma intensa proliferação da doença, afirmou o Ministério da Saúde ao portal G1.

De acordo com o órgão, a dengue é uma doença sazonal e o quadro é dinâmico e pode mudar em pouco tempo. “Os nove estados do Nordeste e as regiões do Sudeste com grande contingente populacional pouco afetadas em 2019 estão no nosso alerta”, explicou o porta-voz do Ministério da Saúde, Roberto Said.

No ano passado, a Bahia já registrou um crescimento de 658,3% no número de casos de dengue registrados no estado de 30 de de dezembro de 2018 a 8 de novembro deste ano. O dado é do último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Enquanto em 2018 foram registrados 8.647 casos prováveis da doença, em 2019 já foram notificados 65.574.

Além disso, 80 notificações de óbito estão relacionadas à doença.

A dengue é transmitida por quatro sorotipos do vírus: o sorotipo 1, 2, 3 e 4, todos em circulação no Brasil.

A intensidade de circulação desses sorotipos se alterna pelo país de tempos em tempos. Os surtos de dengue costumam ocorrer, segundo Said, quando há mudança na circulação do tipo de vírus.

Além da dinâmica de circulação dos sorotipos do vírus da dengue, ele alerta que o surto da doença também está relacionado a fatores ambientais. "Estamos em um momento propício para a proliferação do mosquito transmissor da dengue [Aedes aegypti]: altas temperaturas e chuvas intensas".

Zika e chikungunya
Os dados de registro de zika ainda estão baixos no Brasil. "Mas temos a confirmação laboratorial de que o vírus do zika está em circulação por todos os estados do país, menos o Acre. Por isso, ainda há alerta de infecção para as gestantes", informa Said.

Governo encontra ‘Caloteira Safada’ em cadastro de programa social

Desde 2017, a Controladoria-Geral da União (CGU) estima que são irregulares 66% dos desembolsos do seguro-defeso, que somaram, em 2018, 2,89 bilhões de reais, valor suficiente para bancar o reajuste do salário mínimo anunciado nesta semana. A novidade agora é que o governo identificou com mais detalhes o nível de informalidade e de descuido que favorecem a sangria dessa verba pública.

VEJA teve acesso a levantamentos sigilosos de órgãos da administração responsáveis pela triagem dos beneficiários. Em um dos casos, uma suposta pescadora aparece cadastrada no sistema que reúne os Registros Gerais de Pescadores (RGP) como “Caloteira Safada”. Nas tabelas encaminhadas ao governo para o pagamento do seguro, “Caloteira Safada” está registrada como pescadora artesanal no Espírito Santo, mas um cruzamento de seus números de CPF e de NIS aponta que ela atuaria como pescadora a mais de 3.000 quilômetros das terras capixabas. “Caloteira Safada” sacou parcelas do seguro-defeso entre 2013 e 2018 nos municípios de São Sebastião da Boa Vista, Soure, Ponta de Pedras e Salvaterra, todos no Pará. Os pagamentos só foram interrompidos após o caso dela cair em uma peneira feita pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), responsável por analisar os requerimentos de seguro e habilitar os benefícios.

O governo suspeita que “Caloteira Safada” seja personagem de um antigo esquema de fraude no seguro-defeso: a atuação de atravessadores especializados em arregimentar pessoas para se cadastrarem como pescadores artesanais, mesmo que jamais tenham exercido a profissão, e depois levá-las até agências bancárias para o recebimento ilegal do benefício. No esquema, o atravessador fica com parte dos valores recebidos. O assédio a pessoas para se registrarem como falsos pescadores é comum no período pré-eleitoral e estará no foco de fiscalização nos meses que antecedem as eleições municipais de outubro. A atuação de políticos como atravessadores já levou o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) a cassar o mandato do então deputado estadual Paulo Sérgio Souza, conhecido como Chico da Pesca.

Uma das principais fragilidades no registro geral de pescadores (RGP) é o fato de ele ser declaratório. Para se habilitar a receber até quatro salários mínimos na época do defeso, desde 2014 basta preencher um protocolo a mão, similar a um recibo vendido em papelarias. Outro gargalo no programa é o fato de que, segundo o governo, desde 2008 não há monitoramento pesqueiro para verificar se o defeso está sendo suficiente para preservar as espécies em época de reprodução. Técnicos do governo afirmam que, sem o monitoramento, é possível que sejam desembolsados valores anuais para preservar espécies que não precisam de proteção ou para supostamente proteger animais que sequer são explorados comercialmente.

Um caso extremo detectado por integrantes do Ministério Público são regiões do país com rios e açudes secos há anos e com portarias de defeso ainda vigentes. As falhas nos RGPs levaram a uma situação insólita: enquanto o Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), por meio do PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) detectou, em 2015, 297.000 pescadores artesanais, o número de registros feitos pela própria população supostamente pescadora atingiu 1,05 milhão. Ou seja: a “Caloteira Safada”, em vez de exceção, parece ser a regra.

Na teoria, o seguro-defeso é elegível exclusivamente a pescadores artesanais inscritos no RGP, com atividade de pesca de forma ininterrupta, que tenham comprovantes de comercialização do produto pescado e que estejam em áreas em que portarias governamentais dizem que deve ser preservado o período de reprodução de determinada espécie.

As fragilidades e fraudes no seguro levaram ao crescimento exponencial de pagamentos do benefício nos últimos dez anos – 467% na comparação com 2008. “O que o defeso está passando hoje o INSS passou nas décadas de 80 e 90″, disse a VEJA, sob condição de anonimato, um dos responsáveis por detectar as fraudes. Nos anos 90, o país conheceu uma das mais famosas fraudadoras do INSS. Jorgina de Freitas atuava em um esquema que utilizava o nome de pessoas mortas para receber benefícios previdenciários. Jorgina foi condenada a 14 anos de prisão. O patrimônio roubado pela quadrilha dela, segundo cálculos da Advocacia-geral da União (AGU), beira os 2 bilhões de reais.

Mulher é morta pelo namorado, com tiro na cabeça, após “roleta-russa”

Gabrielly Miranda, 18 anos, foi morta pelo namorado com um tiro na cabeça durante uma “brincadeira” de roleta-russa, na terça-feira (14/01), no Distrito Federal. O crime aconteceu por volta das 5h, na QR 425, em Samambaia, que fica distante 25 km de Brasília.

O autor do disparo, Leonardo Pereira, 31 anos, alegou que foi um acidente e entregou a arma do crime aos policiais militares que atenderam a ocorrência.

De acordo com a Polícia Militar, casal teria passado a noite bebendo e ao acordar, resolveu “brincar” com o “jogo da sorte”, onde apenas uma bala é colocada no tambor do revólver e são feitos disparos, em direção a alguém, sem saber em qual posição está o projétil.
Fonte: Informe Baiano

Homem é assassinado e tem o corpo queimado no município de Mairi

Na noite desta terça-feira, 14 de janeiro de 2020, aconteceu um assassinato na zona rural do município de Mairi-BA.

Jeová Catureba Pereira da Silva, de 24 anos, foi morto a tiros e teve o corpo queimado, junto com a moto. Ele morava no povoado do Santo Antônio.

O fato aconteceu na região da Fazenda Belchior (Belquior). Não há informações sobre autoria e nem motivação do crime.

Jeová já tinha sofrido tentativas de homicídio com arma de fogo por 03 vezes, sendo duas com espingarda e uma com revólver.

Fonte: Agmar Rios