' ANGICO NO AR />

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Funcionário de obra tenta atropelar homem com retroescavadeira durante discussão na Bahia (vídeo)

Um operador de uma retroescavadeira da empresa Construtora Baiana de Saneamento, responsável pelas execução das obras de revitalização do bairro do Curuzu, em Salvador, tentou atropelar um homem, na tarde desta quinta-feira (19), durante uma discussão.

Nas imagens de um vídeo enviado ao BNews, é possível ver os dois discutindo. Em seguida, o funcionário da obra avança a retroescavadeira na direção do homem, que corre. Após mais uma tentativa de atropelamento, o homem vai até um veículo branco, que aparece com a parte frontal danificada, e pega um objeto que parece ser um facão.

Não há informações se os danos do automóvel foram causados por um suposto impacto com a retroescavadeira. Também não há detalhes sobre o que teria motivado a briga.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), responsável pela obra no bairro do Curuzu, que informou através de nota que "a Construtora Baiana de Saneamento (CBS) assim que tomou conhecimento do fato na tarde de hoje, adotou as medidas cabíveis para o caso e afastou o funcionário que aparece no vídeo em discussão com um transeunte.
Veja o vídeo abaixo:

Jacobina-BA: Pastor recusa batizar garota de cabelo crespo: 'não é cabelo de crente'

Um pastor da igreja evangélica negou-se a batizar uma garota negra por causa do seu cabelo. Segundo o líder religioso, a garota não possui “cabelo de crente”. O caso ocorreu em Jacobina, no último dia 11 de novembro. As informações são do portal Alma Preta, do Yahoo Notícias.

A jovem participava de um curso sobre as funções dos ministérios da Assembleia de Deus. Na ocasião, uma palestrante elogiou o cabelo da jovem e foi repreendida pelo pastor. “Ele pegou o microfone e disse que eu não seria batizada porque meu cabelo não servia para ficar na igreja”, relatou a garota.

Indignados com a atitude do pastor, um grupo de amigos da jovem, todos negros e de cabelos crespos, realizou um protesto pacífico no culto do último domingo (15), no centro de Jacobina.

Segundo a estudante e amiga da vítima, Martha Miranda, de 24 anos, a igreja estava lotada no momento em que o pastor fez a declaração racista. “Tinham várias testemunhas e, no domingo, quando eu e outros amigos fomos visitar a igreja para fazer o protesto, todas as pessoas perceberam o motivo da nossa presença”, conta.

Martha acrescenta que, após a repercussão do caso, o pastor chamou a garota para conversar. “Ele a chamou para uma reunião e disse que ela poderia assinar o formulário de batismo. A situação foi humilhante e em nenhum momento ele pediu desculpas. O pastor ainda disse para ela mudar o cabelo pois, segundo ele, cabelo crespo não é cabelo de crente. Isso a deixou ainda mais chateada e ela deixou de frequentar a igreja”, relatou.

Manifestação por falta de água é realizada em Umbuzeiro, município de Mundo Novo-BA

Na manhã desta quinta-feira, 19 de dezembro de 2019, os moradores do povoado do Umbuzeiro, no município de Mundo Novo-BA, fizeram manifestação por motivo de falta água.

Os manifestantes queimaram pneus, pedaços de madeira, galhos de árvores e palha de licuri na entrada do povoado.

A água parou de caiu nas torneiras das residências do povoado no fim do mês passado. A Embasa informou no inicio deste mês que o abastecimento seria através de caminhões-pipa.

Os caminhões abasteceram algumas ruas e deixaram outras ficaram sem abastecimento. Os moradores querem água e pedem que a Embasa resolva o problema.

Problema da falta de água
No início do mês a Embasa informou que o abastecimento de água seria através de caminhões-pipa nas localidades de Umbuzeiro (Mundo Novo), Alto Bonito (Mundo Novo) e Angico (Mairi).

A medida está senso necessária porque o rio da Cigana, localizado no município de Piritiba, secou. O referido rio é responsável por atender essas localidades.

A Embasa prevê retomar o fornecimento de água pelas torneiras assim que o rio alcançar nível adequado de água acumulada. 
Fonte: Agmar Rios

Bandidos do BDM explodem caixa-eletrônico e metralham viatura da PM

Ao menos seis bandidos ligados a facção Bonde do Maluco (BDM) explodiram um caixa eletrônico de um terminal de autoatendimento do Bradesco de Mulungu do Morro, na Chapada Diamantina, na madrugada desta quinta-feira (19/12).

Na fuga, os bandidos, que estavam numa caminhonete branca, atiraram em uma viatura da Polícia Militar estacionada nas proximidades do terminal, no centro da cidade. De acordo com o delegado Almir Fernandes, ainda não se sabe a quantia que os bandidos levaram.

Até o final da manhã desta sexta-feira (20/12) ninguém havia sido preso. “Estamos com reforço policial na região e o DRACO (Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado), em busca dos bandidos”, disse o delegado.

O corpo do traficante José Francisco Lumes (Zé de Lessa) foi enterrado no domingo (08/12) em Mulungu do Morro. Zé foi líder da BDM, facção fundada por ele e com base de atuação em Salvador e Região Metropolitana. Ele morreu na quarta-feira (04/12), em confronto com a polícia do Mato Grosso do Sul, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Zé de Lessa era procurado, sobretudo, por conta dos ataques a bancos, carros-fortes e transportadora de valores.

Agora, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, quem comanda a BDM é o traficante Cristiano da Silva Moreira, que tem base de atuação no bairro de Brotas, em Salvador. Conhecido popularmente de Dignow, Maluco e Azuado, Cristiano passou a ser o traficante mais procurado da Bahia.

Geddel Vieira Lima é transferido para Salvador

Condenado a 14 anos e dez meses por lavagem de dinheiro e associação criminosa, o ex-ministro Geddel Vieira Lima está em Salvador. O antigo deputado federal foi transferido do presídio da Papuda e chegou na tarde desta sexta-feira (20) no Centro de Observação Penal no Complexo Penintenciário da Mata Escura, onde continuará a cumprir a sua pena.

Geddel foi preso pela Polícia Federal em 2017, com base nas delações do doleiro Lúcio Funaro e do empresário Joesley Batista. Na época, foram encontrados R$ 51 milhões - em cédulas de real e dólar - em malas e caixas em seu apartamento no bairro da Graça.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, decidiu pela condenação de Geddel e do seu irmão, Lúcio Vieira Lima, por ter se associado no esquema criminoso. 

A transferência foi concedida após um pedido da própria defesa do ex-ministro nos governos de Dilma Roussef, Lula e Michel Temer. O objetivo é que ele fique mais próximo da família, principalmente da mãe, Marluce Vieira Lima, que tem dificuldades para viajar por problemas de saúde.
José Cruz/Agência

Homicídio em Mundo Novo-BA

Na noite desta quinta-feira, 19 de dezembro de 2019, por volta das 23 horas, a guarnição da Polícia Militar de Mundo Novo foi informada que um elemento teria matado um homem conhecido como Bui no Mercado Municipal utilizando uma faca e um paralelo.

Depois do crime, o autor fugiu sentido a Praça da Igreja. A guarnição diligenciou e deu voz de prisão ao acusado descendo a rua da prefeitura. Na residência do autor, a guarnição apreendeu a possível faca utilizada no crime, ainda com vestígios de sangue.

A vítima Renilson Costa Miranda Junior, conhecido como Bui, de 53 anos, morava na Rua do Sapé, em Mundo Novo. O autor Carlos Pereira Sardinha Júnior, de 29 anos, mora na Rua dos Correios, na mesma cidade.

Desdobramento
A guarnição conduziu o acusado juntamente com a arma do crime para a delegacia local onde foi apresento ao delgado da Polícia Civil, Dr. Atilano Teixeira Campos, para que se fossem tomadas as medidas cabíveis .
Fonte: Agmar Rios

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Jovem de Ibiaporã, município de Mundo Novo-BA, morre em grave acidente de moto

O jovem Adriano Santos Amorim, do distrito de Ibiaporã, município de Mundo Novo-BA, morreu após sofrer grave acidente de moto.
O fato aconteceu na manhã desta terça-feira, 17 de dezembro de 2019, na estrada que liga Ibiaporã a cidade de Ruy Barbosa.

O corpo do jovem foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para os procedimentos de praxe.

Adriano morava na Rua Nova, em Ibiaporã. A equipe da colégio onde o jovem estudava, no referido distrito, divulgou uma nota de pesar. Veja:
Fonte: Agmar Rios

“Meu milagre”, define jovem cadeirante que voltou a andar durante culto religioso em Camaçari-BA

Vanessa Sousa, estudante de engenharia civil, cadeirante e moradora do Phoc II, em Camaçari, foi diagnosticada com paralisia dos membros em 2 de janeiro de 2019. Durante a virada do ano na Costa do município, a jovem teve um mal-estar e desmaiou, e ao acordar já havia perdido os movimentos dos membros inferiores.

Ela ficou paraplégica aos 22 anos e, inicialmente, foi diagnosticada com discopatia degenerativa de D5 – D6 e D7 – D8; doença que atinge o disco localizado entre duas vértebras da coluna.

Desde então, Vanessa vem passando por um longo processo de reabilitação, comprou cadeira de rodas motorizada com dinheiro arrecadado em vaquinha online e nas redes sociais comemora cada avanço, de dançar a conseguir ficar em pé. E no último final de semana, Vanessa Sousa afirma ter acontecido um milagre na sua vida.

Durante culto religioso na Igreja Vale da Bênção, no Parque das Palmeiras, em Camaçari, a cadeirante aparece em vídeo andando, dançando e até pulando no meio dos fiéis. Ao publicar um texto, hoje (17) em uma rede social em que escreveu que por muitas vezes chorou sozinha, ela complementou: “Mas eu tinha esperança, e por mais abalada que eu estivesse, a menor fagulha de fé me fazia acreditar que esse dia chegaria. O dia que MEU MILAGRE aconteceu. O dia que eu jamais esquecerei. Dia 15 de dezembro foi o dia escolhido por meu Deus para me fazer levantar da cadeira, daquela que, por muitas vezes me deu asas, mas também me aprisionava”.

“Não consigo mensurar o que estou sentindo. Esse momento está sendo único e eu só consigo chorar e agradecer ao meu PAI por ter me curado, por ter sarado todas as minhas dores. Por não ter desistido de mim. Deus não está morto. E eu sou testemunha VIVA das inúmeras maravilhas que Ele faz. Eu sou um MILAGRE”, complementou.
Fonte: Nossa Metrópole