' ANGICO NO AR />

domingo, 1 de dezembro de 2019

Preso fisioterapeuta que mandou matar uma jovem em Lapão-BA

O fisioterapeuta Alfredo Victor de Oliveira Matos se apresentou à Polícia Civil, por volta das 21h dessa sexta-feira (29), em Juazeiro, no Norte da Bahia. Alfredo Victor é suspeito de mandar matar Rafaela Gomes de Souza, 27 anos, que desapareceu da cidade de Lapão, na região de Irecê, no último dia 20 de novembro, depois que recebeu uma ligação telefônica.

A informação sobre a prisão do suspeito só foi divulgada pela Polícia civil de Juazeiro no final da manhã deste sábado (30), por questões de segurança. Alfredo Victor assumiu em depoimento que era o mandante do crime e apontou outros dois homens que teriam participado do assassinato de Rafaela.

O corpo de Rafaela foi encontrado na tarde de sexta-feira (29), em um lixão desativado em Irecê. A Polícia Civil prendeu Ramon da Silva Santana, 22 anos, terceiro suspeito de envolvimento no crime. A sua prisão foi crucial para ajudar os investigadores a localizar o corpo da jovem, que estava parcialmente queimado.
Fonte: Central Notícia

Três dias após assalto a banco em Teixeira de Freitas, quadrilha é presa pela polícia

A polícia prendeu, na manhã deste domingo (1/12), uma quadrilha, que assaltou uma agência do Banco do Brasil, na última quinta-feira (29/11), na cidade de Teixeira de Freitas (a 720 km de Conceição do Jacuípe). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, após o roubo, a quadrilha passou a ser monitorada pelas forças militares estadual e federal. Denúncias anônimas ajudaram as equipes, que interceptaram o quinteto no aeroporto municipal de Porto Seguro. Os suspeitos programavam viajar para São Paulo com o dinheiro furtado.

“Desde o dia do crime passamos, junto com a Polícia Federal, a acompanhar vários locais da cidade, hoteis, pousadas, entre outros. Essa quadrilha é composta por criminosos especialistas em furtos. Eles conseguiram desarmar o sistema de alarme da agência, algo que não é simples de se fazer. Esse foi o primeiro indício que nos levou a acreditar que o bando não era daqui do estado”, disse o comandante da Cipe Mata Atlântica, major Ronivaldo Pontes da Silva.

A quadrilha e o dinheiro recuperado – a quantia não foi revelada -, foram encaminhados para unidade policial de Teixeira de Freitas. Participaram do trabalho integrado equipes da Cipe Mata Atlântica, do 8° BPM (Porto Seguro) e da PF.
Fonte: Aratu On

Duplo homicídio em Várzea da Roça

No início da madrugada deste domingo, 1º de dezembro de 2019, aconteceu duplo homicídio em Várzea da Roça-BA. 

Os jovens Danilo Almeida de Jesus (Pai Véi), de 22 anos e Juliano da Silva Almeida, de 20 anos, foram mortos a tiros.
Pai Véi
De acordo com informações de populares, o crime foi praticado por homens encapuzados, na Rua Valceni Rios, nas proximidades da Avenida Eusébio. 
Juliano
Os corpos dos jovens foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Jacobina para serem nocropsiados.
Fonte: Agmar Rios

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Coordenador da Rota dos Precatórios esclarece dúvidas sobre os Precatórios do FUNDEF em Alagoas

Tem avançado a mobilização em torno dos recursos dos precatórios do FUNDEF e consequentemente da sua correta destinação, que é a garantia de, no mínimo, 60% para os profissionais do magistério e até 40% para outros e infraestrutura.

São várias as notícias e constatações de aplicações correta dos recursos em Estados como Ceará, Bahia e também em Alagoas, mas também, há noticias de malversação desses recursos por alguns gestores públicos, o que tem ampliando ainda mais a necessidade de acordos e decisões coletivas no sentido de garantir a destinação desses recursos a quem de direito, que são os Professores.

Em Alagoas, vitórias têm sido alcançadas, com a mobilização intensa feita pelo Deputado Federal JHC(PSB/AL), os sindicatos da categoria, gestores públicos bem-intencionados e a mão coerente da justiça.

Sobre o assunto e com a finalidade de sanarmos dúvidas que ainda existem sobre os Precatórios do FUNDEF, fizemos algumas perguntas a Rogério Lima, Coordenador da Rota dos Precatórios, pensada pelo deputado JHC, que tem rodado o Estado, mobilizando, sensibilizando, fiscalizando e promovendo diálogos e acordos entre as partes interessas.

Blog do Tinho: O que são os Precatórios do Fundef?

Rogério Lima: O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) foi criado em 1996. Esse programa visava o investimento em educação nos municípios brasileiros. De tal forma, as prefeituras deveriam investir 40% desse valor na infraestrutura das escolas. Os outros 60% do valor para valorização dos professores. Porém, os valores não foram pagos corretamente e muitas prefeituras colocaram ações na Justiça contra o Governo Federal. Saindo vencedoras, tiveram indenizações pagas por meio de precatórios, os chamados precatórios do Fundef.

Blog do Tinho: Quem tem direito?

Lima: Desde o início, temos feito a defesa que pelo menos 60% do precatório do FUNDEF devem ser pagos aos professores da rede pública municipal. Há vários entendimentos a respeito do enquadramento de quem teria direito à verba, se apenas os professores que estavam em efetivo exercício durante o período referente à ação judicial ou todos os docentes da rede pública. Nosso entendimento é que a própria categoria, dentro de suas especificidades, decida esses critérios, por meio da composição de comissões de estudos e, em seguida, através da votação das propostas em Assembleia Geral em cada município ou acordos celebrados entre as partes.

Blog do Tinho: Prefeitos que querem pagar os Precatórios, como devem proceder?

Rogério Lima: O que estamos sugerindo por ora é que os prefeitos encaminhem uma lei como fez o prefeito Rogerio Teófilo, para Câmara de Vereadores local autorizando um acordo na justiça. Uma vez esse acordo sendo homologado, o gestor pagaria os 60% e estaria protegido juridicamente.

Blog do Tinho: Os professores que já se aposentaram têm direito a receber esses precatórios?

Rogério Lima: Os professores que tenham atuado entre 1996 e 2006 na educação pública municipal, eles têm sim direito aos valores. Eles teriam que ter tido o bônus salarial pago em seus vencimentos nessa época. Como isso não aconteceu, agora eles precisam ser indenizados.

Blog do Tinho: Os professores podem aceitar menos do que 60% do valor dos precatórios da educação?

Rogério Lima: Não. Defendemos que os profissionais não recebem menos que 60% dos precatórios do FUNDEF, devem ser investidos na valorização do Magistério, como previa a lei de criação do fundo. Sendo assim, não aceite percentuais menores do que esse. Esse deve ser o termo aceitável na batalha judicial ou mesmo em um acordo.

Blog do Tinho: Em alguns municípios os precatórios da educação foram bloqueados pela Justiça. O que fazer nessa situação?

Rogério Lima: O bloqueio dos recursos do precatório do FUNDEF é uma medida preventiva para evitar que as Prefeituras gastem o dinheiro com outras finalidades. Enquanto isso é necessário aguardar às decisões em instâncias superiores ou mesmo um acordo entre as partes no município para que os professores garantam o recebimento do valor integral da verba. Para agilizar a liberação dos recursos, devemos mobilizar e sensibilizar as prefeituras a assinarem um acordo judicial se predispondo, nos autos do processo, a destinar pelo menos 60% dos recursos aos docentes da rede pública. Outro caminho é aguardar a decisão da Justiça sobre o mérito da ação.

Blog do Tinho:
Onde não estão bloqueados, o que fazer?

Rogério Lima: O sindicato da classe deve ajuizar uma ação na Justiça solicitando o bloqueio dos recursos do precatório. Assim será resguardado o direito dos professores ao recebimento do valor integral da verba.

Blog do Tinho: A lei do Fundef foi criada para valorização do magistério e por que ainda existe tanta burocracia para ser feito esse pagamento aos professores e profissionais da educação?

Rogério Lima: O legislador trouxe no espírito da lei que criou o FUNDEF a garantia de uma melhor remuneração do professor, tanto é que no próprio nome do Fundo fala em “VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO”. Os professores ganhavam historicamente menos que um salário mínimo, temos essa dívida histórica, por isso estabeleceram que no mínimo 60% desses recursos iriam para os professores, podendo chegar a 100%. Não faz sentido, portanto, que os precatórios que decorrem desse mesmo Fundo possam ser usados “em tudo”, MENOS com aqueles para os quais o FUNDEF foi criado, os Professores!

O coordenador da Rota dos Precatórios, Rogério Lima, se colocou à disposição para dirimir outras dúvidas que se tenha sobre os recursos, bem como sobre os últimos avanços com relação aos precatórios, e disponibilizou os contatos telefônicos e de redes sociais: contatos: (82) 9 9622-2954 (WhatsApp) e @rotadosprecatorios (Instagram), para que os interessados possam acompanhar e obter maiores informações sobre a luta no sentido de garantir o direito dos Professores.
Fonte: Blog do Tinho - Cada Minuto

Lapão: Justiça decreta prisão de fisioterapeuta e assassino da jovem Rafaela

O fisioterapeuta Alfredo Victor Oliveira Mattos, conhecido como Dr. Victor Mattos, acusado de ser o mandante do assassinato de Rafaela Gomes de Souza, 27 anos, na cidade de Lapão, região de Irecê, teve a prisão preventiva decretada nesta quarta-feira (27). Victor Mattos, conforme apurou a polícia, mantinha uma relação extraconjugal com Rafaela e arquitetou a morte da jovem.

O Jacobina Notícias apurou que, durante depoimento, o fisioterapeuta teria dito que a jovem foi sequestrada por homens armados. Porém, quando questionado sobre o porquê de ele não ter denunciado o crime à polícia, Victor não soube responder. Após várias tentativas, os investigadores confrontaram a versão do acusado com as evidências de sua participação no crime. Victor Mattos, então, acabou confessando e apontou outro homem, Eriton Dias, o Rato, como o executor do assassinato de Rafaela. Eriton também teve a prisão decretada.

O fisioterapeuta contou ainda, durante o depoimento, que estaria sendo coagido por Rafaela. Segundo Victor Mattos, a jovem estava ameaçando contar à família dele sobre o relacionamento que mantinham. O fisioterapeuta decidiu pagar a Eriton, executor do crime, a quantia de R$ 4 mil para matar Rafaela. Conforme a polícia, Eriton é ex-detento e estava trabalhando na portaria do hospital da cidade.

Tanto Victor quanto Eriton são considerados foragidos. Na noite de ontem, enquanto o mandante do crime prestava depoimento à polícia, Eriton teria ido até a frente da delegacia saber o que estava acontecendo, por conta da movimentação intensa na unidade. A suspeita é que o assassino tenha fugido assim que notou que a polícia estava no encalço dos dois.

A polícia fez buscas nesta quarta-feira numa região do município de Presidente Dutra, para tentar localizar o corpo de Rafaela. O mandante do assassinato confessou onde o corpo dela foi deixado. A polícia não confirmou a suspeita de que Rafaela estava grávida do fisioterapeuta.
Fonte: Jacobina Notícias

Comerciante de Pedra Alta em Araci é morto a tiros por encapuzados

Um dos mais conhecidos comerciantes da região do Distrito de Pedra Alta no município de Araci foi assassinado a tiros no meio da manhã desta quarta-feira, 27, por dois indivíduos que chegaram encapuzados e a bordo de uma motocicleta invadiram seu estabelecimento comercial do ramo de mercadinho, [Super Gago] na Praça Senhor do Bonfim e realizaram os disparos, a vítima ainda tentou correr mas caiu sem vida em frente ao comércio. Um funcionário disse ao Calila Noticias que os criminosos simularam um assalto.

Segundo informações da Polícia Militar, a vítima identificada como Josevando Cunha Ramos, 50 anos, conhecido popularmente por ‘Gaguinho’.

Ainda de acordo com a PM, testemunhas informaram que um dos criminosos estava com uma arma longa e o outro uma menor, sendo uma pistola ou revólver.

A guarnição chegou a realizar rondas mas não obteve êxito, haja vista que da sede da 3ª Cia no centro de Araci até o distrito são cerca de 40 km de estrada de chão.

Equipes do Departamento de Polícia Técnica – DPT e do rabecão de Serrinha estiveram no local para realizarem o levantamento cadavérico e a remoção do corpo.

Até o fechamento desta reportagem não se sabe se ocorreu latrocínio ou se a intenção foi mesmo de execução.

Gaguinho é coiteense natural do Povoado de Lajinha, era cunhado do empresário e ex-vereador Francisco Apolônio de Salgadália, Distrito onde reside a mãe dele e onde o corpo será sepultado.

Ele deixa quatro filhos, frutos de dois relacionamentos.
Fonte :Calila Noticias

Fisioterapeuta é acusado de mandar assassinar amante em Lapão-BA

Rafaela Gomes de Souza, 27 anos, que estava desaparecida há seis dias da comunidade de Vila Castro, em Lapão, na região de Irecê, foi assassinada e teve o corpo enterrado no município de Presidente Dutra. A mãe dela contou que a jovem desapareceu após receber uma ligação, na noite do dia 21.

Segundo a Polícia Civil, o suspeito de ser o mandante do crime é um fisioterapeuta identificado como Alfredo Victor Oliveira Mattos (centro da imagem), que trabalha no hospital de Lapão. Alfredo e Rafaela mantinham uma relação extraconjugal, conforme apurou a polícia, e ela estava grávida dele. Ainda segundo a polícia, o fisioterapeuta, que é casado, teria contratado o porteiro do hospital de Lapão, identificado como Erito Dias, o Rato (à direita da imagem), para assassinar Rafaela e esconder o corpo.

Alfredo teria confessado o crime à Polícia Civil durante um interrogatório na noite desta terça-feira (26). Ele chegou a dizer à polícia que Rafaela havia sido sequestrada, porém, após ser confrontado pelas evidências, confessou ser o mandante do crime e apontou Erito como autor. Os investigadores acreditam que o fisioterapeuta teve participação direta no crime, atraindo a vítima para seu algoz.

A prisão preventiva de Alfredo deve ser decretada a qualquer momento. O Jacobina Notícias apurou que, peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Irecê se deslocaram para o município de Presidente Dutra, onde tentam localizar o corpo de Rafaela. O clima na região é de muita revolta e comoção.
Fonte: Jacobina Notícias

terça-feira, 26 de novembro de 2019

Salvador em Alerta máximo para fortes chuvas e pontos de alagamentos (vídeo)

Foto: G1-BA
Um muro e um poste caíram na principal avenida do bairro de Amaralina, próximo a antiga Boate de Pedras, no sentido da Pituba, por conta da forte chuva que cai sobre Salvador na manhã desta terça-feira (26).

As imagens que circulam nas redes sociais mostram o estrago gerado na Orla da cidade. O trânsito está complicado na região.
Veja o vídeo clicando aqui.