' ANGICO NO AR />

quinta-feira, 16 de março de 2017

APLB/Sindicato de Mairi participa de protesto contra a reforma da Previdência, em Salvador

Na manhã da última quarta-feira, 15 de março de 2017, a APLB/Sindicado com alguns trabalhadores em educação do município de Mairi, marcaram presença na manifestação contra a reforma da Previdência, em Salvador.

O protesto durou quase a manhã inteira, na Avenida ACM, em frente ao Shopping da Bahia, uma das áreas mais movimentadas da cidade.

A concentração começou por volta das 7 da manhã. O bloqueio das pistas foi finalizado às 11h15. O ato também reuniu pessoas contrárias ao governo do presidente Michel Temer.

Adelson Oliveira, presidente da APLB/Sindicato de Mairi, disse que o movimento foi muito bom. Ele relata que está vendo esse reforma como algo tremendamente ruim para o trabalhador, não só para o trabalhador em educação. Ele pede compreensão aos pais, alunos e responsáveis e, diz que a luta é por todo mundo.

A manifestação, vinculada a uma série de mobilizações nacionais, fechou por volta das 7h30 de forma integral a Avenida Antônio Carlos Magalhães, sentido Avenida Paralela. A Polícia Militar fez o monitoramento do protesto, que ocorreu de forma pacífica.

Na Avenida ACM, estiveram presentes diversas centrais sindicais, como Frente Brasil Popular, Povo Sem Medo, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Sindicato dos Trabalhadores do Estado da Bahia (APLB), União Geral do Trabalhadores (UGT), Sindicato dos Trabalhadores das Escolas Privadas (Sinpro) e Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário da Bahia (Sinpojud). Estudantes também participaram do protesto.

Veja mais fotos:
Fonte: Agmar Rios

quarta-feira, 15 de março de 2017

Lula diz acordar com medo de imprensa na porta esperando sua prisão

O depoimento de Lula durou cerca de 45 minutos. No discurso, ele exaltou realizações de seu governo e reclamou da imprensa.

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva relatou nesta terça-feira, 14, em depoimento à Justiça Federal, a pressão causada pelo assédio da imprensa diante da possibilidade de sua prisão. “O senhor não sabe como é acordar todos os dias com medo de a imprensa estar na porta da sua casa achando que você vai ser preso”, afirmou o petista ao juiz federal Ricardo Augusto Soares Leite, da 10ª Vara Federal.

O interrogatório de Lula começou por volta das 10h10. Esta é a primeira vez que o ex-presidente é questionado em juízo como réu em ação penal relacionada à Operação Lava Jato. O petista é acusado de ser o mandante da tentativa de compra do silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.

Segundo Lula, todos os dias são publicadas notícias de que ele será citado em novas delações premiadas, o que gera apreensão. “Nos últimos anos tenho sido vítima quase de um massacre”, lamentou.

‘Em todas as pesquisas vou aparecer na frente’, afirma Lula em depoimento.

Em interrogatório na Justiça Federal, Lula disse que, apesar do volume de notícias de cunho negativo a seu respeito, seu desempenho em sondagens eleitorais continuará incomodando opositores. “Vou matar eles de raiva, porque em todas as pesquisas vou aparecer na frente”, declarou.

A afirmação de Lula foi feita nesta terça-feira, 14, durante depoimento prestado como réu em ação penal na qual é acusado de ser o mandante de uma operação para viabilizar pagamentos ao ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró e evitar que ele firmasse um acordo de delação premiada com a Lava Jato. A suposta participação de Lula no esquema foi descrita pelo ex-senador Delcídio Amaral (sem partido, ex-PT-MS) em colaboração fechada com o Ministério Público Federal (MPF) depois de ser preso.

O depoimento de Lula durou cerca de 45 minutos. O ex-presidente dedicou boa parte de seu discurso a exaltar realizações de seu governo e a reclamar da imprensa. Citou conquistas sociais e reiterou que os órgãos de investigação tiveram mais estrutura e autonomia durante os seus oito anos de mandatos. Em alguns momentos, Lula falou em tom de desabafo.

Autoridades não podem fazer ‘pirotecnia’ com as pessoas, diz Lula.

Lula voltou a criticar integrantes da força-tarefa da Lava Jato por fazerem “pirotecnia com as pessoas”, mas afirmou ser a favor das investigações. “Tem gente que acha que eu sou contra a Lava Jato. Pelo contrário, quero que ela vá fundo. Sou contra tentar criminalizar a pessoa pela imprensa e não pelos autos”, declarou o petista.

Lula defendeu que o seu governo incentivou o combate à corrupção e a independência das instituições. “Cansei de ver instituições que ajudei a criar desprestigiadas por opinião pessoal (…) Hoje as pessoas não podem nem ver a luz da geladeira que já saem dando declarações”, afirmou. Lula disse que “cansou de ver autoridades dizendo que ‘não têm provas, têm convicções'”, relembrando fala do procurador Deltan Dallagnol que disse ter convicção da participação de Lula em esquema criminoso e que a força-tarefa não terá provas cabais contra ele.

Durante o depoimento, que durou cerca de uma hora, Lula agradeceu ao juiz federal Ricardo Augusto Soares Leite, da 10ª Vara Federal, pela oportunidade de falar para um magistrado “imparcial”. “Quero agradecer a oportunidade de prestar depoimento, pois estou com muita coisa engasgada”, declarou em uma de suas falas.

O petista disse que, se pudesse, prestaria os depoimentos de todos os seus processos em uma única semana para desvendar todos os “mistérios” que pairam sobre ele.

A audiência provocou mudanças no trânsito no entorno da Justiça Federal e também no interior do edifício. Além da sala de audiências, o depoimento foi transmitido simultaneamente por vídeo em outro andar do edifício para a imprensa. Desde o início da manhã, a rua que dá acesso ao prédio está interditada para o tráfego de veículos. Ao final da audiência, um grupo de cerca de 20 pessoas fez uma manifestação ao lado de fora a favor do ex-presidente.
Fonte: Estadão Conteúdo

Fenômeno nunca registrado no Brasil é flagrado no céu da Paraíba (vídeo)

Um vídeo registrado pelas câmeras da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON), está entre os mais vistos no YouTube nas últimas 24 horas. Nele é mostrado um fenômeno raríssimo que foi flagrado no céu da Paraíba na última segunda-feira (13).

Este é o primeiro registro do fenômeno Gigantic Jet (jato azul gigante) no Brasil. Ele pode ser comparado aos relâmpagos, porém se diferencia por acontecer acima das nuvens de tempestades, altura superior aos eventos tradicionais. O vídeo foi publicado por Diego Rhamon, estudante de Meteorologia da Universidade Federal de Campina Grande.

“A nuvem Cumulonimbus que produziu esse relâmpago estava na cidade de Taperoá, a 103 quilômetros de distância de Campina Grande, em linha reta. A filmagem foi feita do meu apartamento”, escreveu Diego Rhamon, na legenda do vídeo.

Mulher é encontrada morta com as mãos amarradas em Salvador

O corpo de uma mulher foi encontrado por populares, na manhã desta quarta (15), na pista nova que liga a BR-324 ao bairro de Cajazeiras XI. Ela está com uma roupa íntima e as mãos amarradas.

Em contato com o Informe Baiano, um morador revelou que estava correndo na localidade e viu cena. “Tem a tatuagem da cruz no braço dela”. Um policial, que pediu reserva, afirmou que a vítima é Camila Albuquerque, moradora de Cajazeiras III e recebeu mais de 15 tiros. A suspeita é que o crime ocorreu durante esta madrugada. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) deve investigar o caso.

Atenção: Imagem forte clique aqui.
Fonte/Foto: Informe Baiano

Mulher cai de pauladas no marido só porque ele quer fazer amor toda hora (vídeo)

O senhor Expedito Moura de 65 anos, lavrador, foi detido junto com a esposa. Os dois estavam se agredindo com pauladas quando foram abordados pela PMMA. Segundo Vanessa, mulher de Expedito, a agressão aconteceu em Codó-MA porque ele quer manter relações sexuais a todo momento e que o marido ainda quer que ela “desligue” para ter mais filhos.

Ela chegou em casa e encontrou o marido em casa bêbado e sem roupa no meio da sala querendo ter relações sexuais, foi nesse momento que ela pegou um pedaço de pau e bateu no marido, que revidou.


Fonte: Blog do Luis Cardoso

Polícia descobre roça de maconha avaliada em R$ 5 milhões em Cafarnaum-BA

Após quatro meses de investigação, policiais civis descobriram, na manhã desta quarta-feira (15), uma roça de maconha, no município de Cafarnaum (distante 430 km de Salvador), avaliada em R$ 5 milhões, que produziria dez toneladas da droga. A plantação, pertencente a uma facção criminosa que atua em todo o estado, ficava na zona rural da cidade e possuía sistema de irrigação com poços artesianos e reservatório de água com bombas de sucção.

O material apreendido será encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde será contado, pesado e passará por análise. Após esse trâmite, a droga será incinerada. “Esta é mais uma demonstração do empenho da polícia baiana em combater o tráfico de drogas em todo o estado. Estamos focados em desarticular os grupos criminosos que, além da venda de entorpecentes, praticam homicídios, roubos a bancos, entre outros crimes”, explicou o diretor do Departamento de Polícia do Interior (Depin), Ricardo Brito.

O delegado acrescentou que os donos da roça de maconha estão identificados e as equipes realizam diligências na região para capturá-los. Participaram do cumprimento de mandados de busca e apreensão delegados, investigadores e escrivães da 14ª Coordenadoria de Polícia do Interior e Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), ambas de Irecê, das delegacias territoriais de Morro do Chapéu e Cafarnaum, além de equipes da Coordenação de Apoio Tático e Investigação (Cati) do Depin.

Fotos:Divulgação SSP
Assessor de Comunicação Social
Secretaria da Segurança Pública

Estudante de 20 anos é assassinada a tiros na porta da escola em Teixeira de Freitas-BA

De acordo com o perito criminal, Flávio Sampaio, da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia Técnica (CRPT), Josiane Resende dos Santos de 20 anos, foi morta com nove perfurações de arma de fogo.

O crime aconteceu por volta das 19 horas desta terça-feira, 14 de março, em frente ao Centro Educacional Machado de Assis (Cemas), antigo Cetab na Rua Jesuíta, bairro São Lourenço em Teixeira de Freitas. Josiane Resende chegava a escola na garupa de uma motocicleta modelo CG com placa, OUI 7994, quando foi surpreendida por homens armados em Bros de cor escura.

Os criminosos atiram na direção de Josiane e do homem que pilotava a CG, mas segundo informações, somente ela foi atingida e morreu no local. O motociclista que estava com ela não foi encontrado no local, ele teria sido perseguido pelos atiradores, mas conseguiu escapar.

Ainda segundo o perito Flávio Sampaio, que realizou o procedimento pericial com auxílio do perito técnico, Pablo Bonjardim, três perfurações foram identificadas na região do tórax, duas no rosto, outras duas nas costas, uma na cabeça e outra no pescoço. Apesar das perfurações nas costas, o perito afirma que todos disparos foram frontais, o que caracteriza orifícios de saída na parte de trás do corpo.

Quatro projéteis foram coletados na cena do assassinato, mas somente exames no Departamento de Polícia Técnica, vão determinar o calibre da arma usada no homicídio. O delegado Bruno Ferrari junto aos agentes do Núcleo de Homicídios da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior estiveram no local e iniciaram o trabalho de investigação. Josiane era namorada de Max Milan, um jovem acusado de tráfico que morreu em confronto com a Rondesp no mês de janeiro, de acordo com informações obtidas pela Polícia, ela vinha sofrendo ameaças, algumas delas nas redes sociais.

Fonte: SulBahia News

terça-feira, 14 de março de 2017

Mundo Novo tem decreto de situação de emergência por estiagem reconhecido pelo Estado

O município de Mundo Novo, na Chapada Diamantina, teve seu decreto de emergência por estiagem reconhecido pelo Estado na última quarta-feira (8). O município terá a condição válida até 180 dias, contados a partir de 8 de fevereiro.

O superintendente da Defesa Civil do Estado (Sudec), Paulo Sergio Menezes Luz, afirmou que haverá ações emergenciais. Luz disse que a Sudec fará um convênio emergencial para fornecimento de água através de carros pipa.

No município, a população afetada é de 49,4%, ou 13,4 mil dos 27,2 mil habitantes. Em todo o estado, 100 municípios estão com decreto de emergência reconhecido, o que atinge 1,4 milhão de baianos.

Fonte: Ascom/Ba