' ANGICO NO AR />

sexta-feira, 10 de março de 2017

Juiz é condenado a pagar R$ 12 mil a lavrador humilhado por usar chinelo em audiência

O juiz do trabalho Bento Luiz de Azambuja Moreira foi condenado a pagar cerca de R$ 12,4 mil à União. O valor é referente à indenização paga ao agricultor Joanir Pereira, de Cascavel, no oeste do Paraná, em uma ação por danos morais.

O magistrado interrompeu uma audiência em 2007 porque o lavrador estava de chinelos. Na ocasião, alegou que o calçado "atentaria contra a dignidade do Judiciário". Em 2013, Joanir recebeu da União uma indenização de R$ 10 mil.

Na decisão, de dezembro de 2016, o juiz federal Alexandre Gauté condenou Moreira a ressarcir os cofres públicos por entender que ele agiu “com culpa grave” e “de forma imprudente”. Na sentença lembrou que juízes estão sujeitos a responsabilização civil por atos administrativos que causem danos a terceiros, mesmo que praticados sem a intenção de provocar qualquer prejuízo.

Ainda segundo o juiz federal, a atitude de Moreira "abalou a moral" do agricultor, que compareceu à audiência de calça comprida e camisa social e que não foi à audiência usando sapatos porque não tinha este tipo de calçado e que a intenção não era a de ofender a dignidade do Judiciário.

A Procuradoria da União no Paraná, braço da Advocacia-Geral da União (AGU) no estado e responsável pela ação contra o juiz, destacou que a conduta do juiz foi “absolutamente irrazoável e socialmente discriminatória” por não levar em conta que trabalhadores rurais muitas vezes não têm dinheiro suficiente até mesmo para suprir as necessidades básicas.
Fonte: G1

Homem confessa ter estuprado sua filha de 5 anos no Norte da Bahia

Rodrigo Manuel dos Santos, 29 anos, natural de Juazeiro-BA, teve sua prisão preventiva decretada nesta terça-feira (7), acusado de estuprar a própria filha de apenas 5 anos de idade, na Fazenda Caiçara, próximo ao distrito de Pilar, interior de Jaguarari. De acordo com informações o estupro teria ocorrido no último sábado (4), por volta das 16hs, o acusado informou em depoimento a Delegada de Polícia Civil Elisa Padilha, que estava bêbado, foi dar banho na filha e ao colocar a criança para dormir praticou o crime.

A mãe da vítima relatou na Delegacia que não percebeu nada de anormal no comportamento do marido e ao chegar à residência do casal, por volta das 17hs do sábado a garota estava dormindo e ao acordar às 19hs reclamava de dor na cabeça, quando a mãe deu remédio e em seguida a menina voltou a dormir, já no domingo a criança brincou com alguns primos e continuava a sentir dor na cabeça, onde recebeu medicação mais uma vez para a dor.

Na segunda-feira (6) a genitora foi acordar a garotinha e percebeu que o short e o forro da cama estava com sangue e de imediato levou a mesma até um dos postos de saúde do distrito de Pilar, onde foi orientada por uma pessoa que retornasse no dia seguinte, pois uma pediatra estaria atendendo na aquela UBS (Unidade Básica de Saúde).

A criança inocente dizia a todo o momento que o pai não era bandido e que teria caído de um pé de umbuzeiro vindo a se ferir na altura da virilha em um galho no chão. A vítima foi enviada para um Hospital especializado em Juazeiro, pelo fato do sangramento não cessar e para a realização de demais exames. A delegada Drª Elisa Padilha informou a nossa reportagem que a investigação só estar no começo e algumas informações precisam ser esclarecidas e disse ainda da importância do resultado do laudo médico para o inquérito policial.
Fonte: Portal Jaguarari

Adolescente morre estrangulada após briga com alunas em escola

A morte de uma adolescente de 14 anos dentro de uma escola chocou a população de Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul. A polícia diz que a menina foi estrangulada após uma briga com três colegas.

As aulas foram suspensas por dois dias na escola onde o crime aconteceu. Marta Avelhaneda Gonçalves, de 14 anos, foi encontrada desacordada em uma sala de aula por um professor que pediu ajuda à funcionária de um posto de saúde que fica ao lado da escola.

A estudante foi levada para o hospital e a morte confirmada pelos médicos. As adolescentes disseram que a vítima tinha caído e batido a cabeça não foi confirmada pelo laudo da necropsia. De acordo com o médico legista, a jovem foi estrangulada.

Para o delegado não há dúvidas de que houve um homicídio dentro da sala de aula. As testemunhas serão intimadas a depor e as três adolescentes envolvidas na briga devem participar de uma acareação.

Pela força usada para cometer o crime, a polícia não descarta a participação de um menino na briga. A família pede justiça. A adolescente era nova na cidade. Ela se mudou com a mãe para Cachoeirinha em dezembro do ano passado e começou a frequentar a escola na terça-feira (8).
Fonte: G1

Preso acusado de matar ex-mulher a facadas na frente dos filhos no município de Jacobina (vídeo)

Jocivaldo Gonçalves, de 35 anos, vulgo Gersinho, foi preso na tarde desta sexta-feira (10) escondido em uma área de mata no povoado de Itapeipu, município de Jacobina. Gersinho é acusado de matar a ex-mulher, Maria da Conceição Oliveira da Silva Cruz, 31 anos, a golpes de faca no distrito de Novo Paraíso, em Jacobina, na noite de ontem (9). O crime aconteceu na presença dos filhos.

Gersinho tinha um histórico de muita violência e chegou até a amarrar e agredir Maria da Conceição com uma corrente quando os dois ainda conviviam juntos. Familiares da vítima descreveram o acusado como um homem ‘muito violento’ e que constantemente agredia a ex-companheira. Maria da Conceição teve que fazer acompanhamento psicológico por conta dos traumas causados pelas frequentes agressões do marido. Ela havia deixado o tratamento por causa das ameaças constantes de Gersinho.

Conceição tentou por várias vezes pôr um fim no relacionamento, mas se reconciliava por medo do marido. No últimos dias, após sofrer outras agressões, ela tomou a decisão definitiva de não conviver mais com o homem com quem tinha dois filhos e que viria a ser seu assassino. Segundo relatos de moradores, desde jovem Gersinho demonstrava ser violento e recentemente havia entrado no mundo das drogas. Ele também é suspeito de ter envolvimento com o tráfico em Novo Paraíso, conforme informações da polícia.

Tragédia e revolta
O capítulo final da história violenta de Gersinho contra Conceição aconteceu na noite desta quinta-feira, na residência onde ela buscava recomeçar a vida com os filhos. A bordo de uma moto, Gersinho foi até a casa de Conceição, cumprimentou os filhos e atacou sua ex-esposa com vários golpes de faca, na presença das crianças. Os filhos do casal se desesperaram e pediram socorro aos vizinhos, que acionaram uma ambulância da comunidade para socorrer Conceição para o Hospital Municipal de Jacobina, onde já chegou sem vida. O crime causou muita comoção e revolta em todo o município.
Maria da Conceição foi morta com vários golpes de faca desferidos pelo ex-marido, na frente dos filhos (Foto: Reprodução)

Caçada ao assassino
Após o crime, Gersinho fugiu do local a pé, deixando a moto para trás. Duas viaturas da Guarda Municipal de Jacobina, além de outras que fazem a segurança nos distritos do Junco e Novo Paraíso começaram as buscas desde a noite de ontem. Depois de mais de 12h no encalço do acusado, os guardas municipais conseguiram localizar Gersinho escondido em uma mata na região de Itapeipu, distrito de Jacobina. Ao ser preso ainda em flagrante, Gersinho disse ter cometido o crime por estar embriagado e sob efeito de drogas. Ele foi conduzido para a delegacia de Jacobina, onde permanece preso à disposição da Justiça.
Veja o vídeo:
Fonte: Jacobina Notícias

quinta-feira, 9 de março de 2017

Serrolandense de 20 anos está desaparecido desde domingo dia 05 de março, após envolvimento em briga no Carnaval de Várzea do Poço

O jovem Mateus, morador do Bairro Contornolândia na cidade de Serrolândia, Bahia, está desaparecido desde o último domingo dia 05 de março. Mateus teria se envolvido em uma briga no Carnaval de Várzea do Poço e desde aquele dia não deu mais notícias a família. Segundo uma sobrinha do rapaz, ele foi visto pela última vez na casa de uma irmã ás 04 da manhã do mesmo domingo.
Familiares e amigos pedem a quem tiver alguma informação, que possa fazer contato com o Portal Serrolândia.

Fonte: Portal Serrolândia

Acusado de integrar quadrilha que matou dois policiais em Bom Jesus da Lapa é preso em SP

A Polícia Civil da cidade de Campinas, em São Paulo, prendeu nesta quarta-feira (8), Gildazio Pereira Mendes, acusado de integrar uma quadrilha que tentou assaltar bancos no município de Bom Jesus da Lapa, no Oeste da Bahia, no dia 22 de janeiro, resultando na morte de dois policiais e um ferido.

De acordo com a polícia, Gildazio é suspeito de ter interceptado e explodido um carro forte, no dia 2 de dezembro de 2016, na BR-030, próximo ao Entroncamento do Iuiú. Contra Gildazio havia um mandado de prisão em aberto, expedido pela justiça baiana.

Gildazio é suspeito de fazer parte da facção criminosa PCC – Primeiro Comando da Capital, que vinha liderando uma quadrilha de assalto a veículos e comércios nos municípios de Malhada, Iuiú, Palmas de Monte Alto,Carinhanha,Serra do Ramalho e Bom Jesus da Lapa. Ele ficou preso em São Paulo, pelo crime 180 e em Carinhanha pelo crime 157, em 2008, depois de interceptar veículo carregado de bebidas.

No dia 16 de junho, o mesmo tentou contra sua própria mãe fazendo um disparo de arma de fogo, mas não acertou. Gildazio é suspeito de ter atirado contra carro do sargento aposentado da Polícia Militar Abdias, na noite de 29 de março, na BR-030, em Malhada. O sargento seguia para o município de Palmas de Monte Alto, quando ao passar no Entroncamento da Lapa, na divisa com o município de Iuiú, ouviu dois tiros que foram disparados contra seu veículo.

Recluso na cidade de Campinas, Gildazio deve ser recambiado para o Estado da Bahia, onde deve ficar custodiado no presidio de Guanambi.
Fonte: Folha do Vale

Planalto paga R$ 24 mil para aluguel de lancha em viagem de Temer à Bahia

O Palácio do Planalto pagou R$ 24 mil de aluguel de uma lancha para a família do presidente Michel Temer usar durante estadia na praia de Inema, na Base Naval de Aratu, na Bahia, durante o Carnaval. De acordo com o jornal O Globo, o equipamento foi contratado sem licitação.

O Planalto alegou que a lancha foi alugada por questões de segurança, para fazer uma "possível evacuação em caso de emergência" de Temer e sua família.

"A residência da Boca do Rio, em Aratu, localiza-se em área de difícil acesso e, à noite, o possível deslocamento aéreo implica riscos adicionais à segurança do presidente", afirmou o Planalto em nota.

Ainda segundo o governo, a primeira-dama Marcela Temer, o filho Michelzinho, sua mãe Norma Tedeschi e outros parentes usaram a embarcação de forma breve - 30 minutos - para lazer.

Além disso, o Planalto explica que a contratação foi necessária porque a lancha da Amazônia Azul, da Marinha, estava quebrada.

O aluguel foi pago pela ONG Abrigo do Marinheiro, que por não ser órgão público, não se submete à Lei 8.666, que trata sobre as regras para licitações. Contudo, o Planalto não explicou que o governo vai ressarcir esse dinheiro para a ONG.

Prefeito de Piritiba promete "comprar tudo" em comercio local para fortalecer a economia

Diante do cenário de crise econômica, o prefeito de Piritiba, Samuel Santana (PP), pretende focar a gestão no comércio local. “A ideia é comprar tudo [no comércio local]. Só não vou comprar o que não tiver em Piritiba”, disse Santana, em entrevista ao Bahia Notícias.

Segundo ele, com a preferência pelos fornecedores locais, a consequência é que a economia decole e force os comerciantes a empregar mais gente. “Não tem como a prefeitura empregar todo mundo”, pontua, ao acrescentar que objetivo é fazer com que os moradores deixem de sobreviver do tripé, comum no interior, do dinheiro oriundo “de aposentados, prefeitura e Bolsa Família”.

Outra questão a ser resolvida em Piritiba é o problema de abastecimento. Com a estiagem prolongada, a prefeitura tenta resolver a adversidade com carros-pipa. A alternativa de poços artesianos foi tentada, mas uma incompatibilidade do solo da região, não permite puxar água de qualidade. “Temos essa dificuldade por que a maioria dos poços tem dado vazão baixa e água de má qualidade”, argumenta. Samuel Santana afirma que tem intensificado ações na saúde.

“Estamos trazendo médicos especialistas, que não tinha em nossa cidade, como pediatra, ortopedista, psiquiatra e ginecologista. Estamos à procura de um cardiologista”, anuncia. O gestor ainda declarou que contratará ambulâncias novas.

Ao ser questionado sobre a falta de inexperiência, Santana [que nunca ocupou cargos políticos], disse que o fato não pode ser uma desvantagem. “A experiência, a partir de um certo momento, pode deixar alguém sem querer fazer novas ações, por estar acostumado no poder. Por isso, a experiência chega a atrapalhar. E Deus não escolhe o capacitado, ele capacita o escolhido”, interpretou.

Fonte: Bahia Noticias