' ANGICO NO AR />

quinta-feira, 9 de março de 2017

Três homens são executados na zona rural de Coração de Maria

Um triplo homicídio foi registrado na tarde desta quarta-feira (8), na localidade de Mangueira, distrito do Retiro, município de Coração de Maria.

Segundo informações, por volta das 15h, dois homens de moto mataram com vários tiros Rogério Alves, Antonio Fernando e uma terceira pessoa ainda não identificada. As foram obrigadas a ficar de joelhos e foram executadas com tiros na cabeça.

A Delegacia Territorial de Coração de Maria está investigando a motivação e autoria da chacina. Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Santo Amaro.

Fonte: Blog Central de Polícia, com informações do Coração Notícias e Jornal Transamérica e imagem reprodução

Professor é encontrado morto dentro de carro com marcas de tiros

Um homem de 41 anos foi encontrado morto dentro de um carro, no bairro de São Caetano, em Itabuna, município na região sul da Bahia, na madrugada desta quinta-feira (9). Segundo informações da delegacia da cidade, a vítima foi identificada como Samarone Rodrigues, professor do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

A Polícia Militar (PM) foi acionada através de uma ligação anônima e encontrou a vítima já morta, com marcas de tiros. Não havia marcas de perfuração no veículo, e nenhum suspeito foi encontrado no local. A PM chegou a realizar rondas pela região, mas até por volta das 8h30 ninguém havia sido preso.

O corpo foi removido para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). De acordo com a prefeitura de Itabuna, o Creas declarou luto pela morte do professor, e suspendeu as atividades programadas para esta quinta-feira. A delegacia da cidade investiga a motivação e autoria do crime.
Fonte: G1

Polícia localiza criança sequestrada e prende sequestrador em Ipirá-BA

Uma menina de 6 anos, que foi sequestrada na noite desta quarta-feira (08) em Ipirá, próximo a Pizzaria Sharon, foi encontrada pela Policia Militar, por volta da 01h00minhs da madrugada de quinta-feira (09), no loteamento que fica localizado nas margens da BA-052, próximo ao Hospital e Prefeitura de Ipirá.

De acordo coma policia a menina estava em poder de um homem que ainda não teve a identidade revelada. Imagens de câmeras de segurança de uma empresa capturadas pela Policia Militar, próximo a pizzaria, registraram a menina sendo levada por um homem que estava usando bermuda e camiseta.

De acordo com outra criança, ele pegou a menina à força próxima a pizzaria Sharon, onde a mesma brincava com outras crianças. Os pais estavam dentro da pizzaria quando aconteceu o sequestro e só foram informados, por outra criança que presenciou o fato. O caso causou comoção na cidade de Ipirá, á 204 km de Salvador, que se mobilizou para ajudar a localizar a menina.

De acordo com a policia, não há informações se a criança foi violentada. A menina foi levada ainda de madrugada para a cidade de Feira de Santana, onde serão realizados exames de corpo de delito.

Homem foi preso em flagrante. A menina está bem e já foi entregue aos familiares já foram informados e também seguiram para a delegacia.
Acusado
Fonte: ASCOM Bahia
Cristina Villarino

terça-feira, 7 de março de 2017

Ministério conclui que 60 cidades baianas usam Mais Médicos para cortar gastos

Levantamento feito pelo Ministério da Transparência concluiu que 60 prefeituras da Bahia demitiram médicos contratados pelas prefeituras e contrataram agentes do Mais Médicos. A manobra gera economia para a gestão municipal, mas fere o estatuto do programa federal, que tem o programa como um “reforço” na Atenção Básica da cidade.

O “jeitinho brasileiro” para economizar a verba do município, no entanto, pode render punição. Em resposta a questionamentos do Bocão News, o Ministério da Transparência afirmou que “o relatório faz parte de um trabalho mais amplo de avaliação do Programa Mais Médicos, realizado em 2015 e publicado em janeiro de 2017. A auditoria abrangeu a fase de avaliação da atuação do Ministério da Saúde na gestão do programa. A outra fase de avaliação refere-se à atuação dos gestores municipais, contemplando quase duzentas ações de controle no país”.

A economia acontece da seguinte forma. A prefeitura - que antes pagava os médicos - demite os servidores e os "repõem" com médicos do programa federal, pagos pela União. Segundo o G1, antes do programa, a atenção básica contava com 47 mil médicos. De 2012 a 2015, 18 mil médicos do programa foram contratados para ampliar o atendimento no país. Mas no fim da investigação, apenas 54.525 médicos trabalhavam na atenção básica. Dez mil médicos a menos.

Na Bahia foi onde essa prática mais ocorreu. As prefeituras tinham 3.400 médicos. Elas receberam 1.600 profissionais do programa, mas nem quatro mil estavam atendendo. Mil a menos do que o esperado.

Contatado pelo Bocão News, o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro (PSD), disse “desconhecer” o problema. “Quando eles mandam o médico, já descontam no orçamento. O governo federal não dá o médico. Ele desconta da verba do município da fonte”, afirmou.

Ainda de acordo, é praxe do governo federal “criar programas que são custeados pelas prefeituras”. “Muitos programas são custeado pelas prefeituras. O que deve existir é que muitos utilizam em outra unidade. Muitos fazem isso”, reconheceu.

Confira a lista de cidades que substituíram médicos municipais por servidores do Mais Médicos:

Érico Cardoso
Amargosa
Apuarema
Barreiras
Belmonte
Biritinga
Boa Vista do Tupim
Cabaceiras do Paraguaçu
Cachoeira
Candeias
Capim Grosso
Caraíbas
Caravelas
Catu
Chorrochó
Cipó
Coaraci
Conceição da Feira
Conceição do Jacuípe
Dom Macedo Costa
Entre Rios
Esplanada
Fátima
Floresta Azul
Gandu
Gavião
Glória
Heliópolis
Ibicoara
Ibititá
Ilhéus
Itagimirim
Itajuípe
Itamaraju
Ituaçu
Macururé
Mairi
Manoel Vitorino
Marcionílio Souza
Mirangaba
Mortugaba
Nazaré
Novo Horizonte
Novo Triunfo
Piripá
Ruy Barbosa
Rio Real
Santa Luzia
Santa Teresinha
Santo Estêvão
Seabra
Simões Filho
Sobradinho
Tanque Novo
Teodoro Sampaio
Uruçuca
Várzea do Poço
Wenceslau Guimarães
Xique-Xique

Dezenove municípios formam Consórcio Público de Saúde na região de Jacobina

Dezenove municípios da região de Jacobina avançam na criação do consórcio de saúde, que deverá beneficiar aproximadamente meio milhão de pessoas.

O compromisso foi formalizado a partir da assinatura do protocolo de intenções para a constituição da entidade, que resultou na elaboração da Lei 1.448 de 22 de fevereiro de 2017, que autoriza o Município de Jacobina, em nome dos demais municípios da região, a subscrever o protocolo de intenções a ser firmado com o Estado da Bahia, através da Secretaria de Saúde (Sesab).

Os consórcios propõem um novo modelo de financiamento e gestão dos serviços de saúde com o objetivo de descentralizar a assistência, ajudando a reequilibrar as finanças municipais.

Além de Jacobina, integrarão o consórcio os munícipios de Caém, Caldeirão Grande, Capim grosso, Mairi, Miguel Calmon, Mirangaba, Morro do Chapéu, Ourolândia, Piritiba, Quixabeira, São José do Jacuípe, Saúde, Serrolândia, Tapiramutá, Umburanas, Várzea da Roça, Várzea do Poço e Várzea Nova.

Os consórcios passam a ficar responsáveis pela gestão regionalizada de serviços, como unidades de pronto atendimento, laboratórios regionais e, eventualmente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), além de hospitais municipais.

Na pareceria entre prefeituras e a Sesab, o Estado fica responsável pela construção e aquisição dos equipamentos das unidades, além de cofinanciar até 40% da manutenção, enquanto os municípios consorciados irão ratear o restante.

Em Jacobina, o consórcio ficará responsável pela gestão de uma policlínica regional que será construída pelo Governo do Estado, com até 13 especialidades, 32 serviços e equipamentos - a exemplo de tomógrafos e de ressonância magnética - para rastreamento de câncer de mama e outros exames.

Fonte: Jacobina Noticia

Subsídio para gás de cozinha será reduzido e preço deve subir

O preço do gás de cozinha vai subir. A Petrobras, dona de praticamente 100% do abastecimento do insumo no mercado nacional, prepara um reajuste que poderá ter impacto no preço final do botijão de gás, produto presente em 59,5 milhões de residências, ou 96% do total de famílias do País.

O jornal O Estado de S. Paulo apurou que a estatal trabalha nos cálculos finais para definir o aumento no preço do chamado gás liquefeito de petróleo (GLP), o popular gás de cozinha, vendido em botijões de 13 quilos.

O entendimento é de que, após vários anos de uma política de subsídio que manteve o preço do gás da estatal sem aumento, o mercado acabou fazendo seus reajustes por conta própria, impactando o consumidor final.

Subsídio - O histórico dos reajustes mostra que, entre 2003 e 2016, o preço final do gás cobrado pelas revendedoras acumulou reajuste médio de 89%, saltando de R$ 29,35 para R$ 55,60 o botijão. Neste mesmo período, o aumento realizado pela estatal foi de apenas 16,4%. Foram 12 anos sem nenhum reajuste no preço do gás vendido pela Petrobras.

Somente em 2015 é que viria o primeiro aumento pela estatal, de 15%. No mesmo ano, o aumento repassado pelas revendedoras ao consumidor chegou a 22,6%. No ano passado, a estatal fez um novo aumento, de 1,4%, ante 2,1% feito pelo mercado.

Questionada sobre o assunto, a Petrobras informou que não iria comentar. A avaliação de técnicos da empresa é de que é necessário recuperar ao menos uma parte do preço, em razão da defasagem acumulada nos últimos anos, não apenas com a inflação, mas do próprio valor praticado pelo mercado.

No fim de 2016, a Petrobras já tinha reajustado em 12,3% o GLP destinado aos usos industrial, comercial e granel às distribuidoras, mas não mexeu no preço para o consumidor doméstico. Na mesma época, a estatal aumentou o preço do diesel nas refinarias em 9,5%, em média, e da gasolina em 8,1%.

Lucros - Para cada botijão de gás vendido no País, cerca 24% do valor cobrado fica com a Petrobras. Distribuidoras e revendas retêm uma fatia média de 57%. Outros 15% são consumidos com ICMS e 4% com PIS e Cofins, segundo dados da estatal.

De acordo com dados da empresa Preço do Gás, que divulga valores do botijão praticados em todo o País, a variação atual de preços do gás de cozinha chega a mais de 78%, entre R$ 44,90 e R$ 80, na entrega ao cliente.

Os dados se baseiam em informações de mais de 400 revendedores cadastrados. O valor mais barato foi encontrado no Espírito Santo, enquanto o mais caro é cobrado em Mato Grosso.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Estudantes descobrem que extrato da erva-cidreira pode matar larvas do Aedes aegypti

Muito além de suas propriedades medicinais já conhecidas – como calmante, diurética e expectorante –, a erva-cidreira ganhou uma outra notoriedade pelas mãos das estudantes Júlia Fagundes e Sandy Marques, ambas 17 anos.

Ao cursarem o 3º ano no Colégio Estadual Rolando Laranjeira, no município de Santa Maria da Vitória, no Oeste baiano, elas desenvolveram uma pesquisa em sala de aula e descobriram que a Lippia alba (erva-cidreira brasileira), existente em abundância na região, pode matar a larva do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zica e Chikungunya.

Pelo alcance social, baixo custo e por não causar nenhum prejuízo à saúde, o projeto ‘A propriedade larvicida do óleo essencial da erva-cidreira brasileira’ acabou sendo selecionado para a 15ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que acontece durante os dias 20 e 27 de março, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Ao todo, seis projetos da rede estadual serão apresentados no evento, destacando as experiências desenvolvidas no âmbito do projeto Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

O projeto ‘A propriedade larvicida do óleo essencial da erva-cidreira brasileira’ foi desenvolvido em sala de aula e em campo. A estudante Júlia Fagundes fala sobre a experiência. “Desenvolvemos uma pesquisa sobre plantas existentes em Santa Maria da Vitória, como a erva-cidreira, o manjericão e a arruda, e, através dos óleos essenciais retirados destas espécies, fizemos testes com as larvas do A. aegypti. Comprovando, por fim, que a folha da erva-cidreira contém propriedades larvicidas, promovendo assim meios mais naturais de combatê-las”, relata.

De acordo com a pesquisa, o óleo essencial da Lippia alba – onde se encontram as propriedades larvicidas – é de fácil extração, tornando a técnica barata e acessível. Para se ter uma ideia, para extrair o óleo essencial do material vegetal, as estudantes construíram um destilador simples, com a utilização de materiais reciclados, como copos acrílicos (para formar o condensador); mangueira de nível (para transporte do óleo essencial); lâmpada (recipiente onde foi aquecido com água o material vegetal); T de PVC (fazendo a ligação da mangueira com a lâmpada); rolha de cortiça (para lacrar um dos lados do T); lamparina (para aquecer a solução) e lata de leite ninho.

Eficácia da erva-cidreira
Com os testes realizados, a partir desta tecnologia social, as estudantes concluíram que a propriedade larvicida presente no óleo essencial da erva-cidreira brasileira apresenta-se mais eficaz que o larvicida artificial. A professora de Biologia Sílvia de Araújo Silva, orientadora do projeto, conta que o mais interessante do trabalho, além da sua importância social, foi a identificação dos estudantes com a pesquisa. “Foi uma experiência muito gratificante e estimulante para toda a comunidade escolar. Testemunhá-los agregando e construindo conhecimentos foi um momento ímpar para mim, como educadora”, revela, afirmando que não há propostas de comercialização do produto natural.

A estudante Sandy Miranda comemora o reconhecimento nacional do projeto de iniciação científica e fala sobre as expectativas para a participação na Febrace. “Com este trabalho, passei a ter um olhar mais apurado para as Ciências, para a pesquisa. Não esperava que iríamos tão longe, porque trabalhos do país inteiro foram observados, embora o nosso tenha abordado um problema. Estou muito grata por este reconhecimento e, no momento, vivo um misto de ansiedade e felicidade com a aproximação da viagem para participar da Febrace 2017, em São Paulo”, conta.

Compositor de sucessos de Léo Santana e Kannário é degolado e tem corpo queimado (vídeo)

No Carnaval dos últimos anos quem curtiu a folia em Salvador certamente já ouviu uma das músicas compostas pelo cantor e compositor Felipe Yves, de 21 anos. Autor de hits como 'Bota o bumbum dela no paredão', cantada por Léo Santana, e "Depois de nós é nós de novo", de Igor Kannário, o artista foi morto na tarde desta segunda-feira (06) no bairro da Boca da Mata, em Salvador.

O crime aconteceu na localidade conhecida como Independência e Felipe teve a cabeça arrancada com um facão. Depois de morto, ele ainda teve o corpo queimado, segundo informações preliminares da investigação.

Yves atuou como vocalista da banda Golaço tocando pagode. Em fevereiro deste ano, pelas suas redes sociais, ele anunciou que iria iniciar uma carreira gospel. "A partir de hoje só faço musica Gospel. #ComoDeusQuer só ele me reconhece!", escreveu.

Depois da notícia da morte de Felipe são muitas as publicações de fãs lamentando o crime. "Deus conforte a família amigos. Chega de violência queremos paz. As facções estao sem limite. Se vc mora no bairro B que é rival do A? vc morre! Pq isso? Temos direito de ir e vir", escreveu um seguidor referindo-se à suspeita de que ele foi morto porque morava em um bairro onde o traficante rivalizaria com o que comanda o tráfico na Boca da Mata.

Em nota, a Polícia Militar informou que uma guarnição da 3ª CIPM foi acionada com informações de que havia um indivíduo, vítima de arma branca, sem sinais vitais em um matagal na localidade conhecida como Independência, em Boca da Mata, mas não chegou a atuar no caso. "Os PMs realizaram rondas na região a procura da vítima que não foi encontrada e, segundo populares, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) já havia realizado a perícia e removido o corpo do local", destacou a PM.

O caso está sendo investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O corpo da vítima ainda não foi identificado oficialmente pelo DPT, mas a identidade dele foi reconhecida por populares que estavam no bairro da Boca da Mata.
Sucesso na voz de Léo Santana, hit Bota o Bumbum dela no Paredão foi composto por Felipe e Rafinha:
Fonte: Correio