' ANGICO NO AR />

domingo, 12 de fevereiro de 2017

Mãe junta 300 kg de latinhas para realizar sonho de filho que queria estudar na Europa

Com o objetivo de financiar os estudos do filho na Europa, a paraibana Isabel Cristina Fernandes (51) conseguiu arrecadar mais de R$ 1,2 mil com a venda de300 kg de material reciclável. De acordo com informações do G1, ela, junto com o marido, Milton Viana, catou latinhas, objetos de alumínio e plástico, para manter Pedro, de 18 anos, durante um intercâmbio na Finlândia. “Meus filhos vão realizar tudo que eu não pude realizar”, disse Isabel, que também faz cocadas, trufas e cupcakes para ajudar nas finanças. Ela teve o apoio também dos magistrados da Paraíba, do Rio Grande do Norte, de São Paulo e de Pernambuco, que arrecadaram R$ 30 mil para realizar o sonho do jovem, que se preparou por conta própria, em casa. “Assistia seriado sozinho e sempre cantava em inglês, para aprender”, contou Isabel. Foi ela mesma que inscreveu Pedro na associação Rotary, para tentar o intercâmbio. Após a prova ele foi classificado em oitavo lugar. Desde agosto de 2016 o jovem vive na Finlândia, e hoje já fala inglês, sueco e está aprendendo francês. Pedro ainda foi aprovado no curso de Relações Internacionais, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e deve começar o curso após o retorno ao Brasil, com previsão para julho deste ano.
Com informações do G1

Médica cubana pede à justiça direito de ficar no Brasil e receber seu salário integral

A médica cubana Iramis Maria Camejo Solano, há quase três anos trabalhando no Mais Médicos, conseguiu na Justiça o direito de prolongar sua permanência no programa. A decisão do juiz federal Renato Câmara Nigro, da Justiça Federal em Campinas, obriga o governo federal a renovar o contrato de trabalho da médica, que vence em março – sem a decisão, ela teria de retornar para Cuba.

Mas há um outro pedido, ainda nas mãos do juiz, que poderá mudar a configuração do Mais Médicos, pelo menos para os profissionais de Cuba a serviço no Brasil: Iramis quer receber o salário integral, sem descontar a parte que o Brasil, por contrato, destina ao governo cubano. Pela negociação fechada com Havana pelo governo petista de Dilma Rousseff, o Brasil paga pelos serviços de cada médico cubano 11.500 reais, que são repassados diretamente ao regime de Raúl Castro. Apenas uma parte desse valor, 2.976 reais, é destinada aos profissionais. Iramis, que dá expediente em um posto de Campinas, quer receber o valor integral – a exemplo dos médicos brasileiros e de outras nacionalidades que servem ao programa.

À revista Veja, a médica cubana disse o que pensa sobre a decisão da justiça brasileira: "Para mim foi uma surpresa boa. Estou muito grata. Quero ficar no Brasil. O tratamento com os cubanos no programa Mais Médicos é diferente. Acho um pouco injusto não ter o mesmo tratamento dado a outros médicos estrangeiros. Eu já ajudei bastante meu país durante três anos. Acho que eles ficaram com boa parte do salário nosso. Foi uma ajuda da minha parte para meu país, eu contribuí muito e acho justo que eu tenha o direito, sou médica e, estou querendo fazer minha vida no futuro".
Fonte: Veja

Governo da Bahia abre processo seletivo para contratar professores

O Governo da Bahia, abriu processo seletivo simplificado para contratar cerca de 730 professores por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).

O edital foi publicado no Diário Oficial deste sábado (11) e aponta 519 vagas para professores da Educação Profissional e Tecnológica e 211 vagas iniciais para professor substituto da Educação Básica.

O processo seletivo será feito pelo Instituto Brasil de Educação (Ibrae) e as inscrições serão feitas exclusivamente pela internet no site do instituto entre os dias 17 de fevereiro e 3 de março de 2017.

Após brigar na rua, filho mata a própria mãe e fere dois homens no município de Andorinha

No início da noite deste sábado, 11/02, após uma briga entre dois moradores no povoado de Morro Branco, município de Andorinha, uma tragédia aconteceu.

Segundo informações “Francisco, conhecido por Nen” teria tido uma briga com outro de prenome “Itamar” e após a confusão, “Nen” foi até a sua casa pegar uma espingarda, neste momento seus pais, o Sr. Benedito e a Sra. Valdete e mais uma terceira pessoa, teriam tentado impedir que “Nen” saísse armado. Nesse momento a espingarda teria disparado e atingido a sua própria mãe que morreu no local. Não satisfeito com a tragédia, “Nen” seguiu em busca do seu oponente e ao encontrá-lo disparou atingindo também o pai de Itamar, o Sr. João Vitor, conhecido como “Joãozinho”.

Entramos em contato com o Posto de Saúde de Andorinha, onde fomos informados que a SAMU foi acionada para resgatar as vítimas e teria levado-as direto para o Hospital Dom Antônio Monteiro, em Senhor do Bonfim. Ainda tentamos falar com o Batalhão da PM, em Andorinha, mas não conseguimos.

Assim que obtivermos maiores detalhes, atualizaremos as informações.
Fonte: Jaguarari Online

Homem mata o próprio irmão no município de Miguel Calmon

Uma briga entre família resultou em um morto e outro ferido na noite da última sexta-feira, 10 de fevereiro de 217, no povoado de Alto do Cajueiro, região de Tapiranga, município de Miguel Calmon.

De acordo com informações, um homem de identidade ainda não divulgada teria atirado no próprio irmão, identificado como Ednaldo Maia da silva, conhecido como Ná, de 48 anos, que não resistiu ao ferimento e morreu.

Na confusão, o suspeito de efetuar o disparo em Ná tambem foi atingido por um tiro e foi socorrido para o hospital de Serrolândia. O estado de saúde dele não foi divulgado.

Fonte: Calmon Notícias

Center Móveis do Angico é assaltada pela 10ª vez

A loja Center Móveis e Eletros, do distrito de Angico, no município de Mairi-BA, foi assaltada neste domingo, 12 de fevereiro de 2017, por volta das 08 horas da manhã.

Dois elementos desconhecidos, armados, que estavam em uma moto vermelha, entraram na loja e anunciaram o assalto. Eles levaram dinheiro, 10 celulares e 02 tabletes.

Este é o 10º assalto que a Center Móveis do Angico sofre. A direção da loja disse que se continuar assim, terá que fechar a loja, desempregando cerca de 10 funcionários.

O distrito de Angico, têm várias estradas vicinais, que ligam Mairi, povoados de Manguinhas, Alagoinhas, São Bentos das Lajes e Uruçu, entre outros municípios, a exemplo de Umbuzeiro de Mundo Novo e Várzea do Poço. Com isso, vários assaltos vêm acontecendo.

Os moradores pedem que seja instalado um posto policial, com pelo menos 02 policiais, para diminuir a quantidade de assaltos. Vários comércios no referido distrito foram assaltados, várias vezes, em plena luz do dia.
Fonte: Agmar Rios

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Vereadores Tadeu Pacheco e Edivan Enfermeiro consideram Absurdo e Vergonhoso Assessor Contábil ganhar mais de R$7.500,00 por mês!

Não podemos ficar calado diante dessa que consideramos uma atitude vergonhosa, estúpida e absurda. E pedimos a vocês, população mairiense, para não aceitarem tamanha aberração.

No seu primeiro mês de atuação a frente da Câmara Municipal de Vereadores de Mairi, o Vereador e Presidente eleito no dia 1° de janeiro de 2017 com oito votos de um total de onze, Mundinho do Bar contrata assessoria contábil a peso de Ouro: R$ 91.000,00/ano ou o equivalente a mais de R$ 7.580,00/mês. Seguindo o caminho oposto ao que pede o bom senso.

Desde o nosso primeiro mandato que solicitamos a contratação de um assessor parlamentar (direito assegurado no Art. 60, Inciso VI do Regimento Interno da Câmara de Vereadores), mas sempre esbarramos na mesma desculpa: não tem verba suficiente para garantir tal direito.

Reflitam comigo, é normal um Vereador gastar mais de R$ 7.580,00/mês com um assessor e dizer para os outros que não tem recursos suficientes para pagar um salário mínimo aos demais? Há justificativa para aceitarmos isso?

O que já era alto na gestão passada, nessa extrapolou todos os limites da tolerância. Sabemos que este tipo de serviço é indispensável para o bom andamento das atividades do Poder Legislativo, mas esse valor é, sem dúvidas, um tapa na cara do Povo de Mairi. Principalmente por estarmos diante de uma das piores crises já vivida pela sociedade mairiense e brasileira, tendo a oportunidade de abrir dez possíveis vagas de trabalho a ser preenchida por jovens, pais e mães de família. Definitivamente, nós não podemos aceitar tamanha maldade.

Matéria enviada pelos vereadores Tadeu Pacheco e Edivan Enfermeiro

1ª Greve Nacional da Educação deve sacudir o país (vídeo)

Lideranças sindicais de todo o país falam no vídeo acima sobre a Greve Nacional da Educação Básica, deliberada no 33º Congresso Nacional da CNTE e marcada para iniciar em 15 de março. O movimento é por tempo indeterminado, ou seja, só tem data para iniciar.

Para Maria Isabel Azevedo Noronha, presidente da Apeoesp, o setor que mais vai sofrer com a reforma da presidência proposta pelo governo Temer são as mulheres, porque têm dupla jornada de trabalho, em casa e nas escolas, no caso das docentes. “Acabar a aposentadoria especial trará enormes prejuízos”, diz, com outras palavras.

“Essa greve é uma greve histórica, pela primeira vez no país vamos ter uma greve nacional da educação”, declara Neiva Lazzarotto, do Centro dos Professores do Rio Grande do Sul – CPERS. A dirigente sindical diz que espera que o movimento outros setores da educação, como os profissionais das instituições federais.


Fonte: Mais Visto