' ANGICO NO AR />

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Prefeitura proíbe mesas na calçada e dono de bar arruma solução esquisita

Uma semana após receber a proibição de colocar mesas na calçada, o Bar Zanuzi, localizado na Rua Alfredo Chaves, em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul,ganhou apoio de empresários da cidade para que volte a atender os clientes no lado de fora do estabelecimento. Na noite desta sexta-feira (3), dois caminhões estacionados em frente ao bar abrigaram mesas e frequentadores do local. Dono de um dos veículos, o empresário Raul Segalla, 70 anos, afirma que a iniciativa não foi uma forma de protestar contra a proibição e, sim, uma maneira de chamar a atenção para situações mais relevantes do que esta.

— Diante da criminalidade que toma conta e de outros problemas, o que menos atrapalha são as mesas na calçada. No momento em que tu obriga as pessoas a ficarem cada vez mais presas, seja dentro de casa ou de estabelecimentos, tu dá a chance para criminosos ocuparem a rua — explica Segalla.

O proprietário do estabelecimento, Sílvio Zanuz, afirma que a iniciativa partiu dos próprios clientes. Porém, ele não esconde a alegria com a ideia.

— Fiquei surpreso e muito feliz. As pessoas passam aqui e buzinam. Foi uma forma diferente de mostrar que eles (os clientes) também querem ser atendidos aqui fora — diz o dono do Bar Zanuzi.

A expectativa é de que até a próxima semana, as mesas possam voltar para a calçada. Conforme Sílvio, a prefeitura ainda analisa o pedido de liberação, solicitado por ele.

Fonte: Tribuna Hoje

Professora morre eletrocutada por fio de alta tensão em Xique-Xique-BA

Fotos: Repórter Irecê
Uma professora de 49 anos, Luciene Marques dos Santos, morreu após ser eletrocutada por um cabo de alta tensão que se rompeu de um poste de energia na tarde desta terça-feira (07), por volta das 16h, em Xique-Xique/BA, no Vale do São Francisco. O acidente foi registrado nas imediações da Avenida J.J. Seabra, região central da cidade.

De acordo com as primeiras informações da Polícia Militar, chovia no momento que ocorreu o episódio. Uma equipe da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) foi acionada.

Ainda segundo os policiais, testemunhas relataram que o fio se soltou da rede elétrica e ficou enrolado na bicicleta da vítima. Em decorrência da intensidade da descarga elétrica, a professora morreu na hora.

O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Irecê e passará pela necropsia. Após o acontecido, a Coelba suspendeu por um período a energia de toda cidade.

Populares acreditam que um raio partiu o fio de energia no momento em que a professa passava de bicicleta no local.

Luciene estudou na Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e, atualmente, trabalhava no Centro Estadual de Educação Profissional em Recursos Naturais do Centro Baiano- CEEP, em Xique-Xique.
Fonte: Central Notícia/ Repórter Regis Santos

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Uma mulher do Zimbábue deu à luz um “sapo”

Uma mulher zimbabuense deu à luz uma “criatura semelhante a uma rã”. Precious Nyathi, da aldeia de Gokwe, noroeste do país, estava grávida de oito meses quando entrou em trabalho de parto.

Mas seu marido, Sr. Nomore, ficou perplexo quando a sua mulher de 36 anos deu à luz “algo estranho” que se assemelhava a uma criatura anfíbia. O bebê morreu mais tarde no hospital antes que os anciãos da vila requisitassem que a “criatura rã” fosse queimada na frente dos residentes. Nomore, de 39 anos, disse: “Eu corri para casa e fiquei chocado ao ver um sapo… que minha esposa tinha gerado. No hospital confirmaram que ela entrou em trabalho de parto, mas ficaram igualmente chocados.”
Crédito: Reprodução
Apesar de receber atendimento médico, o bebê morreu mais tarde no Gokwe District Hospital, de acordo com o site de notícias local The Herald. Imagens chocantes mostram o minúsculo corpo deitado em um pedaço de papel no chão. Mais tarde, Sr.ª Nyathi disse a repórteres: “Eu estava esperando uma criança e isso é o que os céus nos deram. É uma experiência infernal que vai me perseguir toda a minha vida.” O casal desesperado levou o bebê para casa porque queriam pedir conselhos aos “anciãos da aldeia e ao chefe local”. The Heraldrelata que os líderes comunitários ordenaram que a “criatura semelhante a uma rã” fosse queimada. O hospital confirmou o nascimento, com um porta-voz acrescentando: “Ela era nossa paciente que viria para exames de rotina, juntamente com outras mulheres grávidas. Ficamos chocados quando ela chegou ao hospital na companhia de seu marido e alguns vizinhos dizendo que ela tinha parido um sapo.”

Até agora não houve nenhuma explicação médica para o nascimento incomum. O chefe da aldeia, Njelele, disse que as autoridades do hospital não conseguiram explicar o que aconteceu.
Fonte: Jornal Ciência

Cabeleireiro é preso sob suspeita de abusar sexualmente duas irmãs em Miguel Calmon-BA

O cabeleireiro Ibinário Carolino dos Santos foi preso na noite deste sábado (4) suspeito de abusar sexualmente duas irmãs em Miguel Calmon. Informações do site Augusto Urgente apontam que Ibinário é apontado como autor do estupro de R.R.S., de 29 anos, e M.R.S., de 16.

A polícia informou que as vítimas seguiam de carro de carona com Ibinário quando ele forçou a irmã mais velha a fazer sexo oral e a de 16, além do oral, vaginal. A vítima de 29 anos foi quem denunciou o crime. Ibinário foi preso em flagrante e está preso na carceragem da delegacia de Jacobina.

População de Várzea Nova promete bloquear a 'Estrada do Feijão' em protesto pela BA-144

Uma manifestação está prevista para acontecer na segunda-feira da próxima semana, dia 13, na rodovia BA-052, conhecida como Estrada do Feijão. O protesto acontece para reivindicar melhorias na BA-144, que interliga municípios como Jacobina, Várzea Nova e Morro do Chapéu, onde a situação da rodovia é precária e já não existe asfalto.

Uma comissão foi formada durante uma Audiência Pública realizada na Câmara de Vereadores de Várzea Nova, no dia 1º de fevereiro, onde foi discutido, junto com a população local, maneiras de chamar a atenção do Governador do Estado para a precariedade da rodovia. As condições ruins de trafegabilidade no trecho tem causado grandes transtornos aos moradores e motoristas, inclusive no que diz respeito à segurança pública, pois diversos assaltos já foram registrados na rodovia.

Agora, a Comissão convoca a população que reside na região da rodovia BA-144, entre Várzea Nova e Morro do Chapéu, para uma grande manifestação. Os manifestantes irão se reunir em frente à Câmara de Vereadores de Várzea Nova, a partir das 15h do dia 13, e seguirão em protesto para a BA-052 (Estrada do Feição), onde acontecerá um bloqueio total da rodovia por tempo indeterminado.

Prejuízos em Várzea Nova

Na Audiência Pública realizada em Várzea Nova, o ex-secretário de administração do município, Jailton Silvestre, falou sobre os prejuízos causados por conta da precariedade da estrada. “Estamos ilhados aqui, pois perdemos várias linhas de ônibus. Caminhoneiros e distribuidoras estão buscando outras rodovias e os empresários estão querendo abandonar a cidade. Estamos passando por transtornos sociais e econômicos”, disse.

Diversos protestos e bloqueios já foram realizados na BA-144, por moradores do município de Várzea Nova. No entanto, até o início da tarde desta segunda-feira (6), nenhuma obra de recuperação da rodovia foi iniciada.

Fonte: Jacobina Notícias

Fantástico exibe reportagem sobre assaltos a mina de ouro em Jacobina, e de diamante em Nordestina

No sertão devastado pela seca, uma esperança de riqueza se transformou em motivo de medo para a população. Cidades pequenas do interior da Bahia estão sendo vítimas de assaltos audaciosos, com armamento pesado, explosivos e tomada de reféns. Este foi o tema da reportagem especial exibida no Fantástico, da TV Globo, na noite deste domingo (5), que falou sobre os assaltos a mina de ouro na cidade de Jacobina, e de diamante, em Nordestina.
Veja na reportagem especial do Fantástico:


Fonte: Noticias de Santaluz

Negra, pobre e da rede pública fica em 1º em curso mais concorrido da Fuvest

É com uma frase provocativa estampada em uma rede social que Bruna Sena, 17, primeira colocada em medicina da USP de Ribeirão Preto, carreira mais concorrida da Fuvest-2017, comemora e passa um recado de sua conquista: "A casa-grande surta quando a senzala vira médica".

Negra, pobre, tímida, estudante de escola pública, criada apenas pela mãe, que ganha R$ 1.400 como operadora de caixa de supermercado, Bruna será a primeira da família a interromper o ciclo de ausência de formação superior em suas gerações. Fez em grande estilo, passando em uma das melhores faculdades médicas do país.

A mãe, Dinália Sena, 50, que sustenta a casa desde que Bruna tinha nove meses e o pai deixou o lar, está entre a alegria e o pavor. Tem medo que a filha seja hostilizada. "Por favor, coloque no jornal que tenho medo dos racistas. Ela vai ser o 1% negro e pobre no meio dos brancos e ricos da faculdade."

Já a filha mostra-se tranquila. Acredita que será bem recebida e tem na ponta da língua a defesa de sua raça, de cotas sociais e da necessidade de mais oportunidades para os negros no Brasil. "Claro que a ascensão social do negro incomoda, assim como incomoda quando o filho da empregada melhora de vida, passa na Fuvest. Não posso dizer que já sofri racismo, até porque não tinha maturidade e conhecimento para reconhecer atitudes racistas", diz a caloura.

"Alguns se esquecem do passado, que foram anos de escravidão e sofrimento para os negros. Os programas de cota são paliativos, mas precisam existir. Não há como concorrer de igual para igual quando não se tem oportunidade de vida iguais."

GEORGE ORWELL
Para enfrentar a concorrência de 75,58 candidatos do vaga, Bruna fez o básico: se preparou muito, ao longo de toda sua vida escolar. "Ela só tirava notas 9 ou 10. Uma vez, tirou um 7 e fui até a escola para saber o que tinha acontecido. Não dava para acreditar. Falei com o diretor e ele descobriu que tinham trocado a nota dela com um menino chamado Bruno", orgulha-se a mãe.

George Orwell, autor do clássico "A Revolução dos Bichos", fábula que conta a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos, está entre os favoritos da garota, que também gosta de romance e comédia e é fã da série americana "Grey's Anatomy", um drama médico.

No último ano do ensino médio, que cursou pela manhã na escola estadual Santos Dumont, conseguiu uma bolsa de estudos em um cursinho popular tocado por estudantes da própria USP, para onde ia à noite. "Minha escola era boa, mas, infelizmente, tinha todas as dificuldades da educação pública, que não prepara o aluno para o vestibular. Falta conteúdo, preparo de alguns professores. Sem o cursinho, não iria conseguir."

Segundo Bruna, que mora em um conjunto habitacional na periferia de Ribeirão Preto, vários de seus colegas de escolas nem "nem sabem que a USP é pública e que existe vestibular para passar".

Com ajuda financeira de amigos e parentes, Bruna fazia kumon de matemática, mas o dinheiro não deu para seguir com o curso de inglês. "Tudo na nossa vida foi com muita luta, desde que ela nasceu, prematura de sete meses, e teve de ficar internada por 28 dias. Não tenho nenhum luxo, não faço minhas unhas, não arrumo meu cabelo. Tudo é para a educação dela", declara a mãe.

Ainda segundo Dinália, "alguns conhecidos ajudaram. Uma amiga minha sempre dava livros para ela. Uma vez, essa amiga colocou R$ 10 dentro de um livro para comprarmos comida e escreveu: 'Bruna, vence a vida, não deixe que ela te vença, estude'".

FUTURO
A opção pela medicina aconteceu há cerca de um ano, por influência de professores do cursinho popular que frequentou o CPM, ligado à própria Faculdade de Medicina da USP-Ribeirão. "Claro que não sei ainda qual especialidade pretendo seguir, mas sei que quero atender pessoas de baixa renda, que precisam de ajuda, que precisam de alguém para dar a mão e de saúde de qualidade", declara.

Engajada na defesa de causas sociais como o feminismo, o movimento negro e a liberdade de gênero, a adolescente orgulha-se do cabelo crespo e de sua origem, mas é restrita nas palavras sobre o pai, que não paga pensão e não a vê há anos. "Minha mãe ralou muito para que eu tivesse esse resultado e preciso honrar isso. Sou grata também a minha escola, ao cursinho. Do meu pai, nunca entendi o desprezo, me incomoda um pouco, mas agora é hora de comemorar e ser feliz."

Fonte: Folha de S Paulo

Operação ‘Sisal em Paz’ do 16º BPM apreende 80 veículos

Após reunião com vistas a intensificação do policiamento e rondas na área do 16º Batalhão de Polícia Militar, foi desencadeada a Operação Sisal em Paz, que ocorreu nos dias 04 e 05, com o efetivo da Companhia de Emprego Tático Operacional -CETO, sob o comando do capitão PM Charles.

As abordagens foram feitas nas cidades de Serrinha, Barrocas, Teofilândia, Lamarão e Ichu, intensificando principalmente os povoados. Em Serrinha a operação ocorreu nos povoados de Casa Nova, Cantinho, Saco do Correio, Mombaça de Dó e Baú. Em Ichu no povoado do Cachimbo, em Lamarão nos povoados de Traíra e Quinji.

Foram apreendidos 80 veículos com irregularidades, dentre elas ausência de documentação de porte obrigatório, adulteração de características originais do veículo, chassi e motor pinado, descargas adulteradas. Foi desarticulado um paredão de som automotivo no povoado do Cachimbo em Ichu, na oportunidade em que foram notificados diversos veículos com irregularidades.
“As operações policiais serão frequentes na área do 16º Batalhão. Juntamente com o capitão Lessa, coordenador de Planejamento Operacional, mapeamos os pontos onde foram registados ocorrências ou solicitações da população e a CETO, nossa companhia de reação tática, executou a operação”, finalizou o tenente-coronel Gilson Paixão, comandante do 16º Batalhão de Policia Militar.
Fonte: Calila Notícias, com informações e fotos ASCOM 16º BPM