' ANGICO NO AR />

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Fantástico exibe reportagem sobre assaltos a mina de ouro em Jacobina, e de diamante em Nordestina

No sertão devastado pela seca, uma esperança de riqueza se transformou em motivo de medo para a população. Cidades pequenas do interior da Bahia estão sendo vítimas de assaltos audaciosos, com armamento pesado, explosivos e tomada de reféns. Este foi o tema da reportagem especial exibida no Fantástico, da TV Globo, na noite deste domingo (5), que falou sobre os assaltos a mina de ouro na cidade de Jacobina, e de diamante, em Nordestina.
Veja na reportagem especial do Fantástico:


Fonte: Noticias de Santaluz

Negra, pobre e da rede pública fica em 1º em curso mais concorrido da Fuvest

É com uma frase provocativa estampada em uma rede social que Bruna Sena, 17, primeira colocada em medicina da USP de Ribeirão Preto, carreira mais concorrida da Fuvest-2017, comemora e passa um recado de sua conquista: "A casa-grande surta quando a senzala vira médica".

Negra, pobre, tímida, estudante de escola pública, criada apenas pela mãe, que ganha R$ 1.400 como operadora de caixa de supermercado, Bruna será a primeira da família a interromper o ciclo de ausência de formação superior em suas gerações. Fez em grande estilo, passando em uma das melhores faculdades médicas do país.

A mãe, Dinália Sena, 50, que sustenta a casa desde que Bruna tinha nove meses e o pai deixou o lar, está entre a alegria e o pavor. Tem medo que a filha seja hostilizada. "Por favor, coloque no jornal que tenho medo dos racistas. Ela vai ser o 1% negro e pobre no meio dos brancos e ricos da faculdade."

Já a filha mostra-se tranquila. Acredita que será bem recebida e tem na ponta da língua a defesa de sua raça, de cotas sociais e da necessidade de mais oportunidades para os negros no Brasil. "Claro que a ascensão social do negro incomoda, assim como incomoda quando o filho da empregada melhora de vida, passa na Fuvest. Não posso dizer que já sofri racismo, até porque não tinha maturidade e conhecimento para reconhecer atitudes racistas", diz a caloura.

"Alguns se esquecem do passado, que foram anos de escravidão e sofrimento para os negros. Os programas de cota são paliativos, mas precisam existir. Não há como concorrer de igual para igual quando não se tem oportunidade de vida iguais."

GEORGE ORWELL
Para enfrentar a concorrência de 75,58 candidatos do vaga, Bruna fez o básico: se preparou muito, ao longo de toda sua vida escolar. "Ela só tirava notas 9 ou 10. Uma vez, tirou um 7 e fui até a escola para saber o que tinha acontecido. Não dava para acreditar. Falei com o diretor e ele descobriu que tinham trocado a nota dela com um menino chamado Bruno", orgulha-se a mãe.

George Orwell, autor do clássico "A Revolução dos Bichos", fábula que conta a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos, está entre os favoritos da garota, que também gosta de romance e comédia e é fã da série americana "Grey's Anatomy", um drama médico.

No último ano do ensino médio, que cursou pela manhã na escola estadual Santos Dumont, conseguiu uma bolsa de estudos em um cursinho popular tocado por estudantes da própria USP, para onde ia à noite. "Minha escola era boa, mas, infelizmente, tinha todas as dificuldades da educação pública, que não prepara o aluno para o vestibular. Falta conteúdo, preparo de alguns professores. Sem o cursinho, não iria conseguir."

Segundo Bruna, que mora em um conjunto habitacional na periferia de Ribeirão Preto, vários de seus colegas de escolas nem "nem sabem que a USP é pública e que existe vestibular para passar".

Com ajuda financeira de amigos e parentes, Bruna fazia kumon de matemática, mas o dinheiro não deu para seguir com o curso de inglês. "Tudo na nossa vida foi com muita luta, desde que ela nasceu, prematura de sete meses, e teve de ficar internada por 28 dias. Não tenho nenhum luxo, não faço minhas unhas, não arrumo meu cabelo. Tudo é para a educação dela", declara a mãe.

Ainda segundo Dinália, "alguns conhecidos ajudaram. Uma amiga minha sempre dava livros para ela. Uma vez, essa amiga colocou R$ 10 dentro de um livro para comprarmos comida e escreveu: 'Bruna, vence a vida, não deixe que ela te vença, estude'".

FUTURO
A opção pela medicina aconteceu há cerca de um ano, por influência de professores do cursinho popular que frequentou o CPM, ligado à própria Faculdade de Medicina da USP-Ribeirão. "Claro que não sei ainda qual especialidade pretendo seguir, mas sei que quero atender pessoas de baixa renda, que precisam de ajuda, que precisam de alguém para dar a mão e de saúde de qualidade", declara.

Engajada na defesa de causas sociais como o feminismo, o movimento negro e a liberdade de gênero, a adolescente orgulha-se do cabelo crespo e de sua origem, mas é restrita nas palavras sobre o pai, que não paga pensão e não a vê há anos. "Minha mãe ralou muito para que eu tivesse esse resultado e preciso honrar isso. Sou grata também a minha escola, ao cursinho. Do meu pai, nunca entendi o desprezo, me incomoda um pouco, mas agora é hora de comemorar e ser feliz."

Fonte: Folha de S Paulo

Operação ‘Sisal em Paz’ do 16º BPM apreende 80 veículos

Após reunião com vistas a intensificação do policiamento e rondas na área do 16º Batalhão de Polícia Militar, foi desencadeada a Operação Sisal em Paz, que ocorreu nos dias 04 e 05, com o efetivo da Companhia de Emprego Tático Operacional -CETO, sob o comando do capitão PM Charles.

As abordagens foram feitas nas cidades de Serrinha, Barrocas, Teofilândia, Lamarão e Ichu, intensificando principalmente os povoados. Em Serrinha a operação ocorreu nos povoados de Casa Nova, Cantinho, Saco do Correio, Mombaça de Dó e Baú. Em Ichu no povoado do Cachimbo, em Lamarão nos povoados de Traíra e Quinji.

Foram apreendidos 80 veículos com irregularidades, dentre elas ausência de documentação de porte obrigatório, adulteração de características originais do veículo, chassi e motor pinado, descargas adulteradas. Foi desarticulado um paredão de som automotivo no povoado do Cachimbo em Ichu, na oportunidade em que foram notificados diversos veículos com irregularidades.
“As operações policiais serão frequentes na área do 16º Batalhão. Juntamente com o capitão Lessa, coordenador de Planejamento Operacional, mapeamos os pontos onde foram registados ocorrências ou solicitações da população e a CETO, nossa companhia de reação tática, executou a operação”, finalizou o tenente-coronel Gilson Paixão, comandante do 16º Batalhão de Policia Militar.
Fonte: Calila Notícias, com informações e fotos ASCOM 16º BPM

Jovem é preso em Mairi

O jovem Peri Santana da Silva, de 20 anos, foi preso com droga, na Rua Fernando Povão, na cidade de Mairi-BA.

A prisão em flagrante foi realizada pela Polícia Militar, na noite do último sábado, 04 fevereiro de 2017, por volta das 23 horas.

De acordo com informações da Polícia Militar, o jovem foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Jacobina, sendo autuado por tráfico de Drogas.
Informações e fotos: Polícia Militar / Fonte: Agmar Rios

Quatro filhos de policiais estão entre os mortos da chacina em Porto Seguro

Das oito vítimas de uma chacina em Porto Seguro, no Extremo Sul da Bahia, na noite deste domingo, 5, quatro são filhos de policiais. Os irmãos Vinícius e Victor Bispo são filhos de um policial civil. Vinícius era cabo de Aeronáutica. Outra vítima foi identificada como Igor Lélis, 22 anos, que era filho de um policial militar. Segundo o site Radar 64, há outro filho de um PM entre as vítimas.

Mais três jovens mortos tiveram os nomes revelados. São eles: Felipe Ricardo Lopes Borges, 27 anos, Gabriel Lobo, 22 anos, e Caio Lancaster, 21 anos. Não há informações se o parentesco dos mortos com policiais teria relação com o crime, que ocorreu em uma “festa paredão”.

O imóvel onde o crime aconteceu era alugado para realização de festas e já tinha sido alvo de bandidos em dezembro de 2016. De acordo com o major Anacleto França, comandante do 8º Batalhão, criminosos atiraram na fachada da casa.

As vítimas participavam de uma festa em uma casa no bairro Porto Alegre I, quando o imóvel foi invadido por cerca de 10 homens. Eles atiraram contra as vítimas e alguns corpos foram achados do lado de fora do imóvel, indicando uma tentativa de fuga do atentado.

Há relatos de que os criminosos usavam armas pesadas, como fuzil e metralhadora. Eles fugiram após o crime e não foram identificados. A caminhonete usada na fuga foi encontrada abandonada nesta segunda, 6, dentro da cidade.

Além dos mortos, um homem também ficou ferido na ação e foi levado para o Hospital Luís Eduardo Magalhães. O estado de saúde dele é considerado crítico.

Reforço
Por conta deste crime na “festa paredão”, o policiamento foi reforçado em Porto Seguro. Equipes da 23ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Eunápolis) estão nas ruas do bairro. Também foram encaminhadas unidades especializadas da PM para o município com o objetivo de tentar prender os envolvidos na chacina.

“Estamos ouvindo testemunhas e apurando as informações colhidas com populares. Sabemos que as vítimas participavam de uma festa na orla da cidade, quando decidiram voltar para a residência onde aconteceram os crimes”, contou o responsável pela 23ª Coorpin, delegado Moisés Damasceno.

Informações sobre este crime podem ser comunicadas pelo telefone 181 (Disque Denúncia do interior).

Fonte: A Tarde

Bandidos roubam viaturas da PM no Espírito Santo

Cerca de cem mulheres estão em frente ao 10° Batalhão da Polícia Militar em Guarapari, no Espírito Santo, protestando por melhorias salariais e melhores condições de trabalho da PM no Estado capixaba. Uma kombi usada para locomoção dos militares teve os quatro pneus esvaziados.

No município de Serra, manifestantes não permitiram a saída de viaturas e nem de policiais dos batalhões. Desde sexta-feira, às 7h da manhã, a cidade ficou sem policiamento nas ruas e foram registrados diversos roubos e tentativas de homicídios. De norte ao sul do Estado, não há policiamento nas ruas.

Na capital até o Quartel do Comando Geral (QCG) teve a sua entrada bloqueada por familiares dos policiais. Uma reunião está marcada para acontecer nos próximos minutos, para tentar negociar a liberação de algumas viaturas, já que não há patrulhamento nas ruas de Vitória, principalmente.

No norte, noroeste e no sul capixaba, batalhões e companhias independentes também estão com as suas saídas bloqueadas. Todos guardam um posicionamento do governador Paulo Hartung (PMDB).

A imagem mostra bandidos dirigindo uma viatura da Polícia Militar.

O caos está instalado no Estado.

Fonte: Uol

Jovem de Piritiba está desaparecido

O jovem Madson Bispo Campos, de 16 anos, residente na rua Amâncio Ferreira Santos, número 147, em Piritiba-BA, está desaparecido desde a noite do último sábado, 04 de fevereiro de 2017.

De acordo com informações, o jovem teria sido visto pela última vez por volta das 22 horas, na pracinha do bairro Cansanção, onde mora. O mesmo está vestindo bermuda e camisa cinza.

Se alguém o encontrar, pode entrar em contato com a delegacia de Piritiba, através do telefone: (74) 3628-2132 ou (74) 9 9913 9722 - falar com a mãe do jovem.
Fonte: Calmon Noticias

D20 é roubada em Várzea da Roça-BA

Uma caminhonete D20, de cor vermelha, carroceria de madeira, foi roubada na madrugada desta segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017, em Várzea da Roça-BA. A mesma estava estacionada na Avenida Josias de Souza Rios. A placa é JMX-0759, licença de Valente-BA. Quem souber informações do paradeiro do veículo, poderá ligar através do contato abaixo que será bem gratificado. Contato Polícia Militar de Várzea da Roça: (74) 98833-3314.
Fonte: Agmar Rios