Fonte: Irecê Repórter
quinta-feira, 18 de julho de 2013
Polícia descobre 125Kg de maconha enterrados em propriedade rural no município de Xique-Xique
Fonte: Irecê Repórter
Agricultores já começaram a colheita de feijão no povoado de Alagoinhas, município de Mairi
Nesta terça-feira 16 de junho de 2013, após a estiagem os agricultores do povoado de Alagoinhas do município de Mairi começaram colher a safra do referido ano citado acima.
Os agricultores esta reclamando da safra, porque não vai colher o esperado, por causa de uma doença conhecida como amarelão, (que deu impressão de o feijão já estava maduro) atingiu o desenvolvimento da plantação principalmente no período germinação.| Momento do feijão doente |
| Mas segundo eles, não vão ficar no prejuízo, porque no momento o preço do feijão está bom e assim tiram o capital que foi investido. |
Judiciário fará concurso para mais de 1.300 cartórios em todo o estado da Bahia
Com mais de um ano de atraso, o Tribunal de Justiça (TJ-BA) publica hoje o edital do concurso público para a escolha dos futuros proprietários de 1.383 cartórios na Bahia. O objetivo da seleção é privatizar todos os cartórios extrajudiciais do estado, conforme manda lei aprovada na Assembleia em agosto de 2011.
Na estimativa do juiz Ricardo Schimitt, assessor da Presidência do TJ, a previsão é de que cerca de 40 a 50 mil pessoas de todo o país se inscrevam no concurso. A inscrição será feita somente pela internet, entre os dias 14 de agosto a 12 de setembro de 2013. O valor da inscrição é de R$ 200.
Só podem participar bacharéis em Direito, ou quem tiver exercido, por ao menos dez anos, função em serviços notariais ou de registros. É preciso ser brasileiro e estão barrados os candidatos que possuem em sua ficha condenações criminais e por improbidade administrativa. Portadores de deficiência têm direito a 5% das vagas.
O concurso será feito em seis etapas, sendo cinco eliminatórias. A previsão é que o resultado final saia somente em julho do ano que vem. A prova objetiva, com 100 questões, será no dia 20 de outubro. A prova escrita e prática, no dia 1º de dezembro. Haverá ainda a comprovação de requisitos, exame psicotécnico, neurológico e psiquiátrico, além de uma prova oral e, por fim, a avaliação de títulos.
Processo
Hoje, no estado, há apenas 145 cartórios privatizados. A lei aprovada na Assembleia abriu a possibilidade de escolha para os servidores públicos titulares dos cartórios permanecerem nos quadros do Tribunal de Justiça, ocupando cargos nas varas judiciais, ou receber o direito de ser dono do cartório – se tornar, em termos jurídicos, delegatário.
Dos 1.528 cartórios existentes no estado, apenas 145 servidores optaram por se tornarem empresários. Em geral, seguiram esse caminho os titulares dos estabelecimentos mais rentáveis.
Outros 783 hoje ainda se mantêm como titulares dos cartórios, à espera do resultado desse concurso, para então serem deslocados para as varas judiciais. Há ainda outros 600 cartórios que estão vagos, porque os titulares morreram ou se aposentaram.
Polêmica
A Advocacia-Geral da União (AGU), todavia, avaliou que essa possibilidade de escolha dada aos titulares dos cartórios é inconstitucional porque os servidores não participaram de concurso público “de provas e título”.
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF) para derrubar dispositivos da lei, em setembro do ano passado.
Caso isso aconteça, os hoje 145 delegatários voltariam a ser servidores públicos, e o TJ lançaria outra licitação para ocupar essas vagas. “O problema é que não sabemos quando a Adin será julgada, não há previsão”, ponderou Schimitt.
No julgamento da Adin, segundo o juiz, o STF pode entender também que todo o processo de privatização dos cartórios é ilegal, autorizando a delegação para a exploração empresarial apenas dos 600 cartórios que hoje estão vagos.
Nesse caso, os outros 783 cartórios que também estão disponíveis no concurso permaneceriam públicos até a vacância do titular.
“Pode ser que o STF diga que a privatização não devia ser total, mas parcial, só com o que estivesse vago, garantindo o direito de quem já estava no cargo de permanecer como servidor público daquele cartório”, disse Schimitt.
Pela dinâmica do concurso, a escolha do cartório será por ordem de seleção — os que pontuarem mais terão direito de escolher primeiro. Para evitar que a decisão do STF gere futuros questionamentos judiciais do concurso, o TJ colocou no edital uma cláusula que, caso o vencedor escolha um dos 783 cartórios que hoje têm titulares e estão sub júdice, arca com o risco de perder no tribunal o direito de administrá-los.
Como está no texto, a escolha “se dará por conta e risco do candidato aprovado, sob sua total responsabilidade, sem direito a reclamação posterior, de exercer nova opção ou de retornar à atividade pública anterior”.
Fique ligado!
Inscrição
O edital de inscrição foi publicado hoje e está disponível no site do Cespe, que realizará a seleção. As inscrições vão de 14 de agosto a 12 de setembro.
Provas
A primeira prova, objetiva, será no dia 20 de outubro e terá 100 questões. A segunda, escrita, cobrará uma redação de 120 linhas, uma peça prática de 120 linhas e duas questões discursivas de 30 linhas cada.
Conhecimentos
As provas objetivas e escritas cobrarão organização judiciária, registros públicos, direito constitucional, administrativo, tributário, civil, penal, comercial, conhecimentos gerais e português. A prova oral abordará questões de Direito.
Unidades pouco rentáveis podem ser fundidas ou desativadas
Se, por um lado, há cartórios disputados, que podem render milhões de reais ao ano, há estabelecimentos menores que não são considerados rentáveis pelo Tribunal de Justiça (TJ-BA) e que podem não gerar o interesse dos candidatos.
Para esses casos foi criado o Fundo Especial de Compensação (Fecom), que recolhe parte do que é arrecadado com taxas cartoriais em todo o estado e faz uma compensação financeira aos donos de cartórios que não conseguirem lucrar, líquido, ao menos R$ 3,5 mil.
Se, ainda assim, a seleção acabar com alguns cartórios vazios, o TJ irá entregar dois estabelecimentos a um único delegatário. “Se, concluído o concurso, nenhum candidato não considerar que vale a pena, temos a possibilidade de o Tribunal ou desativar o cartório ou fazer uma fusão. O STF só permite que a fusão ocorra depois de oferecida a vaga”, explica o juiz Ricardo Schimitt, do TJ-BA.
Com informações do Correio 24h
Na estimativa do juiz Ricardo Schimitt, assessor da Presidência do TJ, a previsão é de que cerca de 40 a 50 mil pessoas de todo o país se inscrevam no concurso. A inscrição será feita somente pela internet, entre os dias 14 de agosto a 12 de setembro de 2013. O valor da inscrição é de R$ 200.
Só podem participar bacharéis em Direito, ou quem tiver exercido, por ao menos dez anos, função em serviços notariais ou de registros. É preciso ser brasileiro e estão barrados os candidatos que possuem em sua ficha condenações criminais e por improbidade administrativa. Portadores de deficiência têm direito a 5% das vagas.
O concurso será feito em seis etapas, sendo cinco eliminatórias. A previsão é que o resultado final saia somente em julho do ano que vem. A prova objetiva, com 100 questões, será no dia 20 de outubro. A prova escrita e prática, no dia 1º de dezembro. Haverá ainda a comprovação de requisitos, exame psicotécnico, neurológico e psiquiátrico, além de uma prova oral e, por fim, a avaliação de títulos.
Processo
Hoje, no estado, há apenas 145 cartórios privatizados. A lei aprovada na Assembleia abriu a possibilidade de escolha para os servidores públicos titulares dos cartórios permanecerem nos quadros do Tribunal de Justiça, ocupando cargos nas varas judiciais, ou receber o direito de ser dono do cartório – se tornar, em termos jurídicos, delegatário.
Dos 1.528 cartórios existentes no estado, apenas 145 servidores optaram por se tornarem empresários. Em geral, seguiram esse caminho os titulares dos estabelecimentos mais rentáveis.
Outros 783 hoje ainda se mantêm como titulares dos cartórios, à espera do resultado desse concurso, para então serem deslocados para as varas judiciais. Há ainda outros 600 cartórios que estão vagos, porque os titulares morreram ou se aposentaram.
Polêmica
A Advocacia-Geral da União (AGU), todavia, avaliou que essa possibilidade de escolha dada aos titulares dos cartórios é inconstitucional porque os servidores não participaram de concurso público “de provas e título”.
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF) para derrubar dispositivos da lei, em setembro do ano passado.
Caso isso aconteça, os hoje 145 delegatários voltariam a ser servidores públicos, e o TJ lançaria outra licitação para ocupar essas vagas. “O problema é que não sabemos quando a Adin será julgada, não há previsão”, ponderou Schimitt.
No julgamento da Adin, segundo o juiz, o STF pode entender também que todo o processo de privatização dos cartórios é ilegal, autorizando a delegação para a exploração empresarial apenas dos 600 cartórios que hoje estão vagos.
Nesse caso, os outros 783 cartórios que também estão disponíveis no concurso permaneceriam públicos até a vacância do titular.
“Pode ser que o STF diga que a privatização não devia ser total, mas parcial, só com o que estivesse vago, garantindo o direito de quem já estava no cargo de permanecer como servidor público daquele cartório”, disse Schimitt.
Pela dinâmica do concurso, a escolha do cartório será por ordem de seleção — os que pontuarem mais terão direito de escolher primeiro. Para evitar que a decisão do STF gere futuros questionamentos judiciais do concurso, o TJ colocou no edital uma cláusula que, caso o vencedor escolha um dos 783 cartórios que hoje têm titulares e estão sub júdice, arca com o risco de perder no tribunal o direito de administrá-los.
Como está no texto, a escolha “se dará por conta e risco do candidato aprovado, sob sua total responsabilidade, sem direito a reclamação posterior, de exercer nova opção ou de retornar à atividade pública anterior”.
Fique ligado!
Inscrição
O edital de inscrição foi publicado hoje e está disponível no site do Cespe, que realizará a seleção. As inscrições vão de 14 de agosto a 12 de setembro.
Provas
A primeira prova, objetiva, será no dia 20 de outubro e terá 100 questões. A segunda, escrita, cobrará uma redação de 120 linhas, uma peça prática de 120 linhas e duas questões discursivas de 30 linhas cada.
Conhecimentos
As provas objetivas e escritas cobrarão organização judiciária, registros públicos, direito constitucional, administrativo, tributário, civil, penal, comercial, conhecimentos gerais e português. A prova oral abordará questões de Direito.
Unidades pouco rentáveis podem ser fundidas ou desativadas
Se, por um lado, há cartórios disputados, que podem render milhões de reais ao ano, há estabelecimentos menores que não são considerados rentáveis pelo Tribunal de Justiça (TJ-BA) e que podem não gerar o interesse dos candidatos.
Para esses casos foi criado o Fundo Especial de Compensação (Fecom), que recolhe parte do que é arrecadado com taxas cartoriais em todo o estado e faz uma compensação financeira aos donos de cartórios que não conseguirem lucrar, líquido, ao menos R$ 3,5 mil.
Se, ainda assim, a seleção acabar com alguns cartórios vazios, o TJ irá entregar dois estabelecimentos a um único delegatário. “Se, concluído o concurso, nenhum candidato não considerar que vale a pena, temos a possibilidade de o Tribunal ou desativar o cartório ou fazer uma fusão. O STF só permite que a fusão ocorra depois de oferecida a vaga”, explica o juiz Ricardo Schimitt, do TJ-BA.
Com informações do Correio 24h
Estudante morre com suspeita de doença rara passada pelo carrapato
Foto: Reprodução/TV Subaé
As autoridades de saúde em Feira de Santana investigam casos de babesiose, doença rara transmitida pelo carrapato, na cidade. Exames foram realizados em 56 pessoas com suspeita de terem a doença. Na terça-feira (9), Matheus Wagner Pessoa, de 30 anos, morreu após dar entrada no Hospital Clériston Andrade no dia 24 de junho com fortes dores no corpo, febre alta e diarreia com jatos de sangue. No atestado de óbito consta como causa da morte a babesiose. Matheus cursava, na cidade de Cruz das Almas, o penúltimo ano de medicina veterinária.
“Eu fiquei sabendo quando o médico disse: ‘Olha, tem uma suspeita forte aqui, já foi descartada a leptospirose, a cirrose, então tem a suspeita de uma doença transmitida pelo carrapato’”, lembra Maria Tereza Pessoa, mãe de Matheus.
A 2ª Diretoria Regional de Saúde (Dires) aguarda que a médica que está à frente do levantamento dos casos em Feira de Santana envie as amostras de sangue dos pacientes com suspeita da doença para que sejam testadas pelo Laboratório Central da Bahia (Lacen).
Segundo o diretor da Dires, dois exames feitos pelo Lacen e pelo laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro, já tiveram o resultado liberado e deram negativo. Edyr Gomes diz que está aguardando também o resultado do exame do estudante Matheus.
“O atestado de óbito a gente não vai questionar, nem contestar, porém não existe nenhum caso de babesiose notificado através de nenhum órgão do estado desde 1983″, afirma Edyr Gomes, diretor da Dires.
Doença
A babesiose é uma doença infecciosa rara, transmitida pelo carrapato contaminado com um protozoário. A contaminação do parasita ocorre quando ele se alimenta com o sangue de um animal com babesiose. Segundo os médicos, para que a doença seja transmitida pelo carrapato para uma pessoa é necessário que ele sugue o sangue da vítima por um período mínimo de quatro horas.
Com informações da TV Subaé
Mairi: IV Conferência Municipal de Cultura
Conferencia é um momento de comunhão de idéias que podem e devem transformar a cidade, além de ser um convite à reflexão, saímos do individualismo e passamos a pensar juntos, como cidade. Fizeram parte da mesa: Vereador Alan, João Filho, presidente da Federação das Associações de Mairi, Marcelo Freitas, Coordenador Administrativo de Educação, Tadeu Pacheco, Secretário de Esporte , Cultura e Lazer, Maria do Carmo, Secretaria de Assistência Social, Janolino Fernandes, presidente da Câmara de Vereadores de Mairi, Dulcelene Oliveira de Jesus, Secretaria de Finanças e Telma Guimarães (representante da Bacia do jacuípe)
A conferência tem como tema: “Sistema Municipal de Cultura” com a orientadora Telma Guimarães (representante da Bacia do jacuípe). Serão apresentados dois eixos:
Eixo I-Quais são os próximos passos para a implantação ou consolidação do sistema de cultura no seu município.
Eixo II - Como o poder público municipal e a sociedade civil, juntos, podem valorizar, fortalecer, desenvolver e democratizar a cultura no município.
IV Conferência Municipal de Cultura
Objetivos:
II – Diagnosticar a situação do sistema Municipal de Cultura;
III – Elaborar uma Plano de Ações Estratégicas para a Cultura de Município;
IV – Estimular a implantação/consolidação do Sistema Municipal de Cultura;
V – Estimular a elaboração de políticas culturais a partir das dimensões simbólicas, cidadã e econômica da cultura;
VI –Estimular o planejamento de políticas, projetos e ações municipais para a cultura com a participação e o controle da sociedade civil;
VII – Eleger delegados para Conferência Territorial de Cultura;
VIII – Eleger um delegado da sociedade civil para a Conferência Estadual de Cultura.
IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DO MUNICÍPIO DE MAIRI
18/07/2013
18/07/2013
1 - Criar Oficinas de Formação dos Artistas Locais e Fomentar Oficinas e Cursos a Colaboração Para que novos Artistas sejam destacados;
2 - Cadastrar, Fomentar e divulgar os Grupos Culturais, Artísticos e Manifestações locais existentes junto às outras secretarias também através de representantes de Cultura nos Bairros, Povoados e Distritos;
3 - Revitalizar as Feiras Culturais do Município;
4 - Destinar Percentual do Fundo Municipal de Cultura para Editais Municipais;
5 - Criar no Município, Centro Municipal de Cultura Reaproveitando os Espaços sem uso: Cantina Central e Antiga Biblioteca (Espaços para Memórias do Nosso Município);
6 - Desburocratizar os Editais com vista ao Acesso de pequenos Municípios a Recursos Financeiros Destinados a Cultura;
7 - Buscar parcerias para a Criação de um Parque Ecológico Municipal na Região do Sem Terra, antiga Fazenda Santa Maria;
8 - Buscar parcerias para a Preservação do Parque Histórico já existente no nosso Município;
9 - Buscar parcerias para Criação de Novos Parques, Praças, Áreas de Lazer e Cultura no Nosso Município;
10 - Institucionalizar Evento Municipal de Consciência Negra;
11 - Implantar a Biblioteca Municipal, Eventos e Projetos de Leitura junto à comunidade;
12 - Fomentar a Institucionalização junto ao Poder Público, eventos Culturais nas Instituições de Ensino do Município;
13 - Fomentar junto a Secretaria Municipal de Educação a Implantação da Disciplina Identidade e Cultura Local ao Currículo das Escolas;
14 - Encaminhar à Câmara de Vereadores Projeto de Lei de Tombamento do Patrimônio Histórico do Nosso Município;
15 - Buscar parcerias Para Revitalização do Clube Sete de Setembro e Clube dos Artistas, como Espaço de Atividades Esportivas e Culturais, bem como reaproveitar outros espaços para o mesmo fim.
Delegados Eleitos:
Carlos César de Jesus;
Elineuza Gomes;
Gidailma Souza;
Jozenildo Alves Rios;
Petrúcio Pinto Bandeira. Suplentes Eleitos:
Augusto César Almeida Mendes;
Fernando Pacheco;
Israel De Oliveira Leão;
Maria José Trindade Paixão; Teobaldo Coelho.
Carlos César de Jesus;
Elineuza Gomes;
Gidailma Souza;
Jozenildo Alves Rios;
Petrúcio Pinto Bandeira. Suplentes Eleitos:
Augusto César Almeida Mendes;
Fernando Pacheco;
Israel De Oliveira Leão;
Maria José Trindade Paixão; Teobaldo Coelho.
Palestrante: Telma Guimarães (representante da Bacia do jacuípe)
Polícia divulga fotos de assaltantes da agência dos Correios em Andorinha-Ba

Entenda o caso:
Na manhã dessa terça-feira (09), três elementos assaltaram a Agência dos Correios na cidade de Andorinha.
De acordo com informações havia no interior da agência o gerente, uma funcionária, um carteiro e um cliente. Os elementos chegaram tranquilamente aparentando serem clientes normais, bem vestidos, com bolsas, mostraram estar armados e não demonstraram nenhum sintoma de nervosismo, mostraram serem verdadeiros profissionais do crime.
“Eles chegaram e até tranquilizaram quem se encontrava na agência, mostraram estar armados e disseram que não desejavam usar de força, roubaram um valor aproximado de R$ 4.000,00, logo após saíram tranquilamente assim como entraram”, disse o gerente Edicarlo.
Um dos bandidos ficou na porta impedindo que novos clientes adentrassem a agência, e após o assalto o bando deixou todos que estavam no local trancados em uma sala.
A POLÍCIA PEDE A QUEM RECONHECÊ-LOS LIGAR PARA: 74- 3542 1797 Fonte: Maravilha Notícias
AGRICULTOR MORRE COM TIRO NA BOCA QUANDO LIMPAVA ESPINGARDA BATE-BUCHA EM JACOBINA

Paulo era filho de Cirilo Gomes de Melo e de dona Sandra M. Figueiredo de Melo, e deixa mulher e cinco filhos.

Família de Paulo Sérgio
Emerson Rocha / Bahia Acontece.
Em crise, Globo cancela show do “Criança Esperança” neste ano
Assim, somente alguns programas da emissora farão campanha durante o dia e arrecadarão dinheiro, mas o show, que reúne artistas e cantores, não existirá neste ano, como já estava sendo cogitado há algum tempo.
O motivo é crise de audiência por qual a emissora passa.
As informações são do jornal “O Globo”.
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