A partir de terça-feira (14), o Instagram irá retirar os filtros de realidade aumentada (RA) para os stories e apenas os filtros criados pela Meta, dona da rede social, estarão disponíveis.
De acordo com a Meta, a medida é necessária para priorizar outros conteúdos que “atenderão melhor às necessidades futuras de nossos consumidores e clientes empresariais”.
A ação encerra a plataforma Meta Spark, que foi lançada há sete anos e era usada por empresas e criadores de conteúdos para criação de filtros personalizados de realidade aumentada que ficam disponíveis no Instagram, Messenger e Facebook – até o dia 14 de janeiro.
“Após uma avaliação completa, tomamos a decisão de encerrar a plataforma de ferramentas e conteúdo de terceiros do Meta Spark. Isso significa que os efeitos de Realidade Aumentada (RA) criados por terceiros – incluindo marcas e nossa comunidade mais ampla de criadores de RA – não estarão mais disponíveis a partir desta data”
Apesar da remoção do Instagram, os usuários poderão aplicar filtros usando outros aplicativos. A grande mudança é que os filtros de terceiros não estarão mais disponíveis para uso dentro dos produtos da Meta.
Fonte: A cidade ON