Reeleito na eleição do dia 15 de novembro, o vereador e atual presidente da Câmara Municipal da cidade de Campo Formoso, no norte da Bahia, José Alberto de Carvalho Pereira, mais conhecido como “Zé Lambão” (PSD), ficou famoso este ano por agredir a filha durante um encontro de família.
Denunciado pela vítima por espancamento e porte ilegal de arma de fogo, em julho deste ano foi preso no Presídio de Juazeiro, também no norte do Estado. Zé Lambão conseguiu relaxamento da prisão e voltou a atuar como vereador.
Nesta segunda-feira, dia 23 de novembro de 2020, o vereador reeleito, se tornou um dos alvos da operação Enterprise, deflagrada pela Polícia Federal contra uma organização criminosa especializada no envio de cocaína para a Europa.
A ação é considerada a maior do ano no combate à lavagem de dinheiro do tráfico e uma das maiores da história na apreensão de cocaína nos portos brasileiros. O mandado de prisão preventiva contra “Zé Lambão” foi assinado pelo juiz Ricardo Rachid de Oliveira.
A operação contempla 149 mandados de busca e 66 mandados de prisão nos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Pernambuco, além da Bahia.
Cerca de 670 policiais federais e mais 30 servidores da Receita Federal participam da operação. As medidas foram expedidas pela 14ª Vara Federal de Curitiba. “Zé Lambão” também responde por um homicídio ocorrido em 2016.
Fonte: Blog Waldiney Passos