' ANGICO NO AR: Universitárias constroem projeto social voltado para estudantes de escolas públicas de todo o Brasil />

domingo, 12 de julho de 2020

Universitárias constroem projeto social voltado para estudantes de escolas públicas de todo o Brasil

Os estudantes da rede pública de ensino estão há mais de 4 meses sem aula, e diante do panorama causado pelo COVID-19 não existe qualquer perspectiva para que voltem às aulas assim. Nesse contexto, duas estudantes de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Baiana de Direito (FBD) criaram um projeto que visa diminuir os impactos causados na vida estudantil desses alunos.

Intitulado de REC (Reforço Educacional em Casa), o projeto surgiu através de uma ideia de Adriele Almeida, 22 anos, e Thaís Neves, 25, e possui o objetivo de contribuir com os estudos dos alunos da rede pública. “O Projeto nasceu da nossa vontade de diminuir, ao máximo, a distância entre alunos das escolas públicas e particulares, sendo que esta última continua oferecendo aulas para os estudantes, ainda que remotamente, enquanto que crianças e jovens da rede pública estão parados há meses. Eu e Thaís tivemos, e temos, acesso a educação de qualidade, nos consideramos privilegiadas por isso. Se possuímos esse privilégio, porque não compartilhar um pouco com outros alunos?”, contou Adriele.

Adriele concedeu entrevista
Em entrevista, Adriele respondeu perguntas sobre o funcionamento do Projeto:

CN – Qual o objetivo do Projeto REC?

Adriele Almeida – O nosso Projeto tem como objetivo ajudar os estudantes da rede pública, principalmente diante da pandemia causada pelo COVID-19 em que os alunos estão sem aulas há mais de 4 meses. Nosso time quer levar para esses estudantes artifícios que existem na rede particular, mas não encontramos no ensino público, como, por exemplo, módulos para prática de redações, aulas individuais com monitores para tirar dúvidas de assuntos específicos e também apostilas divididas por temas, porque acreditamos que dessa forma os professores conseguem atuar diretamente na dificuldade do aluno.

CN – O que o Projeto oferece?

Adriele Almeida – Nosso Projeto oferece aulas de todas as disciplinas da grade curricular: língua portuguesa, matemática, história, geografia, física, química, biologia, entre outras. Além disso, estamos oferecemos aulas e correção de redação para alunos do Ensino Médio ou concluintes da rede pública que possuem o objetivo de prestar vestibular. Temos, também, cursos de idiomas (inglês e espanhol) com professores fluentes e com experiência.

CN - É preciso pagar algum valor para participar?

Adriele Almeida – Não. Nosso projeto é 100% gratuito.

CN – As inscrições já estão abertas? Quem pode se inscrever? Como as pessoas interessadas podem se inscrever?

Adriele Almeida – Sim, as inscrições já estão abertas, não é preciso pagar nada e todo e qualquer estudante da rede pública pode participar. Para se inscrever é só ir até o nosso Instagram (@rec.educ) e no perfil terá um link em que o aluno será direcionado para a página de inscrição.

CN – Quando as aulas serão iniciadas?

Adriele Almeida – Algumas turmas já iniciaram as aulas, a exemplo 2 turmas de Redação. Na próxima quinta-feira (15) iniciaremos 6 turmas de inglês. Para todas as outras turmas do Ensino Médio, as aulas começam dia 20 de julho, mas abriremos turmas sempre conforme a demanda, ou seja, sempre que existir novas inscrições.

CN – Como funcionarão as aulas?

Adriele Almeida – Escolhemos duas plataformas: o Google Meet e o Classroom, mas caso o aluno não consiga acessá-las, iremos gravar as aulas ou fazer atendimento individual via WhatsApp. Nosso time tem se movimentado para que a gente se adeque a realidade dos estudantes.
Fonte: Calila Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário