A cidade teve um salto significativo no número de casos no últimos dias, preocupando a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Por lá, são 40 casos ativos e dois óbitos, de acordo com informações do último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura na noite do domingo (31).
Em nota, a prefeitura confirmou o avanço do vírus e emitiu um comunicado nas redes sociais informando que apenas um paciente do lar apresentou sintomas gripais. Os demais permanecem assintomáticos. O secretário municipal de Saúde, João Rodrigues, destacou que as pessoas que tiveram contato direto com os pacientes estão sendo monitorados pela equipe de Vigilância do município.
Os casos positivos do lar vieram à toa só depois do Ministério Público da Bahia (MP-BA) solicitar a prefeitura a testagem em todos os idosos e funcionários que fazem parte do espaço de acolhimento. No total, 75 pessoas realizaram o teste de detecção. Em um documento emitido pelo MP-BA e que o Bnews teve acesso, o órgão pede ajuda a prefeitura e ressalta que o número de contaminados pode ser maior.
“Nesse momento, a entidade Lar dos Velhos necessita de mais apoio do poder público municipal, mormente a respeito de aquisições de EPI’S, reposição de funcionários, desinfecção do local e médico para avaliação dos idosos em monitoramento (…) O Lar vem à público informar que está tomando todas as cautelas necessárias, sem esquecer do seu maior compromisso humanitário, qual seja, cuidar se zelar, com destreza, pelos direitos dos nossos idosos”, diz trecho do documento assinado pela diretora do Lar, Sandra Oliveira e pelo defensor público Weligton Lisboa Ribeiro.
Fonte: BNews