' ANGICO NO AR: Eclipse solar de 2017 será o mais testemunhado da história humana />

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Eclipse solar de 2017 será o mais testemunhado da história humana

O eclipse solar é um fenômeno que ocorre sempre que a lua fica entre a Terra e o sol. Quando isso ocorre o sol parece desaparecer (eclipse, vem do grego ékleipsis = desaparecimento) total ou parcialmente. Em astronomia, um eclipse ocorre sempre que corpos celestes estão alinhados de forma que a visão de um deles fica impedida por causa desse alinhamento. Claro que a lua é bem menor que o sol, o que a impediria de cobri-lo. Acontece que, como a distância da lua e da terra para o sol é muito grande o que vemos é apenas uma ilusão de que ambos são do mesmo tamanho. Tanto é que quando a lua está no ponto mais distante de sua órbita (que é uma elipse) ela não chega a cobrir o sol totalmente, é o chamado eclipse anular. [Info Escola]

Teremos a chance de ver um espetáculo ainda maior que será o eclipse mais observado da história da humanidade até então.

No dia 21 de agosto de 2017, a Lua vai passar em frente do Sol e sua sombra vai percorrer praticamente todo o Estados Unidos, atravessando 14 estados, do Oregon à Carolina do Sul. Será um eclipse solar total. Os eclipses solares totais não são especialmente raros, apesar do que muitas pessoas pensam. Em termos de shows solares, a região não tem desfrutado nada como isso desde 1918. Isso mudará em 21 de agosto, quando, pela primeira vez desde que o condado de Anderson tenha tido um nome, a terra experimentará escuridão total no início da tarde. Às 14:36, a lua irá cobrir completamente a face do sol, criando cerca de dois minutos de escuridão e uma queda de temperatura de cerca de 15 graus celsius.

Fonte: https://eclipse.gsfc.nasa.gov
O melhor de tudo, é que regiões brasileiras (Norte e Nordeste) serão também agraciadas por este último eclipse solar do ano. Atingirá a região pela tarde e será um eclipse parcial. Veja o horário e o traçado da sombra da Lua abaixo:


Veja os horários na tabela abaixo:
Fonte: https://www.vercalendario.info/pt
O QUE DEVO FAZER SE NÃO PUDER VER?
Se você não puder ver o eclipse em agosto, principalmente pelo fato de não morar na região Nordeste, as pessoas em todo o mundo poderão acompanhar através de serviços de transmissão ao vivo, como os oferecidos pela NASA e pelo grupo de educação sobre astronomia Slooh. E se você perder completamente este eclipse, você só terá que esperar até julho de 2019, quando o próximo eclipse solar total vai atravessar Chile, Argentina e parte do Brasil.