' ANGICO NO AR: Donos da Telexfree terão que responder por evasão de dinheiro na justiça />

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Donos da Telexfree terão que responder por evasão de dinheiro na justiça

Os donos da Telexfree, Carlos Nataniel Wanzeler e Carlos Roberto Costa, foram denunciados pelo Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF-ES) pelos crimes de evasão de divisas, que é o envio de dinheiro ao exterior sem declaração; e lavagem de dinheiro, que é a tentativa de esconder a origem ilícita da quantia.

O órgão ainda disse que os donos da Telexfree operavam um esquema de envio de valores entre Brasil e Estados Unidos por meio de um sistema conhecido como dólar-cabo, que acontece quando a operação é intermediada por um doleiro. O MPF-ES disse que 259 operações foram realizadas entre 14 de maio de 2012 e 23 de maio de 2013 e movimentaram R$ 5.041.887,94.

“Além desse valor, também foram identificados US$ 23.631,00 citados em diálogos dos envolvidos que não foram convertidos em reais, mas igualmente remetidos ilegalmente para o Brasil. Os valores eram provenientes das atividades criminosas da Telexfree”, diz o órgão.

Também foram denunciados pelos mesmos crimes Andreia Bianchi Moreira, funcionária do Grupo Telexfree nos Estados Unidos, e a doleira Sandra Maria Teixeira Araújo. Já pelo crime de evasão de divisas foram denunciados Kátia Hélia Barbosa Wanzeler (esposa de Carlos Wanzeler), Danielle Noronha Goés (funcionária da Telexfree no Estados Unidos), Marilza Machado Wanzeler (mãe de Carlos Wanzeler), e Febe Vanzeler de Almeida e Souza (irmã de Carlos Wanzeler).
Por: bahiaeconomica