' ANGICO NO AR: Jovem que vendia banana frita na orla é aprovado em medicina />

sábado, 4 de fevereiro de 2017

Jovem que vendia banana frita na orla é aprovado em medicina

Perseverança, foco e fé, assim o ex-vendedor de bananas fritas Wanderson Thiago Noleto, de 24 anos, define a aprovação no curso de Medicina. O sonho de ser tornar médico vem desde a infância, quando o jovem morava numa comunidade no interior de Santarém, no oeste do Pará. Wanderson foi alfabetizado pela mãe, a professora Marinalva Santos que deu aula para o filho do pré-escolar até a quarta-série, quando moravam na região do Lago Grande.

A vida de Wanderson não foi fácil. Ele conta que desde 2014 tentava ser aprovado no vestibular de Medicina. A rotina de estudos era puxada, dedicação era total aos estudos, e o dinheiro não dava para pagar uma boa escola ou um cursinho preparatório. “Eu resolvi parar de estudar, dei um tempo. Fiquei deprimido e não quis saber de estudar, mas graças a Deus meus pais me apoiaram”, relembra o estudante.

Para ajudar nas despesas do lar, sem atrapalhar de forma efetiva os estudos, Wanderson passou a vender bananas fritas na orla de Juruti. “ Foi um tempo difícil, eu vendia banana, picolé, doces. Tudo que vocês podem imaginar e isso não só na orla eu andava a cidade toda, caminhando. Lá (em Juruti) eu conheci pessoas maravilhosas, professores incríveis que ampliaram meus horizontes e isso me motivou bastante para seguir estudando”, conta.

Após o período longe das salas de aula, o estudante resolveu retomar os estudos e dar sequência aos planos de cursar medicina. Em 2014 Wanderson se mudou para o município de Juruti para morar com uma de suas irmãs. Ao chegar lá, o jovem renovou as esperanças e passou a se dedicar integralmente aos estudos com o próposito de concluir o ensino médio.

Vestibular
O ano de 2015 foi decisivo para Wanderson, ele destaca que abdicou de várias coisas para estudar em tempo integral e mesmo com todo o empenho e dedicação, o estudante não obteve sucesso e mais uma vez o sonho de cursar Medicina teve que ser adiado. “Frustração, depressão e muita expectativa é o que a gente sente. Foi isso que passou pela minha mente, eu tinha que ter me dedicado ao máximo e ainda assim não obtive sucesso. Mas eu não desisti, mesmo com a vida cansativa do cursinho”, reitera Wanderson.

O estudante se inscreveu para o vestibular de medicina em Roraima, Enem, e Uepa e por apenas alguns pontos não foi aprovado. O jeito foi voltar para Juruti e continuar vendendo banana frita no porto e tentar mais uma vez passar no vestibular. O jovem contou com o incentivo de vários colegas para não largar os estudos. E passou a frequentar bibliotecas públicas.

Aprovação
Após três longos anos incansáveis de estudos, eis que o dia da vitória de Wanderson Thiago chegou. O jovem finalmente viu o seu nome da lista dos aprovados do vestibular de Medicina da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Segundo o estudante ele foi aprovado em quarto lugar e com uma ótima pontuação na prova de redação. “Foi uma sensação maravilhosa, um alívio, nem dá para explicar a sensação", comemora.

Orgulho da família
A família sempre apoiou o sonho do jovem. Os pais de Wanderson estão só alegria com aprovação do filho em Medicina. Mãe, dona Marinalva revelou que orava dia e noite para que o filho passasse e realizasse o sonho de ser médico. “Deus faz milagre e eu dizia para ele não desistir que a hora dele ia chegar. Ele tinha que passar. Eu ajoelhava e clamava pela vitória dele” conta emocionada.

O pai de Wanderson, José Pereira não cansa de agradecer e elogiar a performance do filho. “Eu tenho a agradecer por ter um filho tão bom como ele. Torço para que ele tenha sucesso na medicina. Ele está de parabéns e vamos ter fé que dias melhores virão”. Parabeniza.
Fonte: G1