' ANGICO NO AR: Fornecimento de água na Bahia preocupa Governo do Estado />

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Fornecimento de água na Bahia preocupa Governo do Estado

Resultado de imagem para BARRAGEM PINDOBACU
Os impactos da seca que refletem severamente no estado da Bahia foi pauta de reunião na manhã desta quarta-feira (1º), na Secretaria de Infraestrutura Hídirca e Saneamento (Sihs), entre gestores.

Durante o encontro, foi discutida ainda a possibilidade de incluir a abertura de poços e implementação de sistemas simplificados de abastecimento de água. Isso facilitará a possibilidade de convênios estabelecidos entre o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) e os movimentos sociais que já possuem recursos dentro do Programa Cisternas do Governo Federal.

Na reunião ficou decidido que a Bahia precisa de um novo modelo de irrigação. A proposta é criar um grupo de trabalho com a finalidade de estudar novas soluções tecnológicas e eficientes para áreas irrigadas, evitando o conflito pelo uso da água em regiões importantes a exemplo de Ponto Novo, Catolé, Pindobaçu, Utinga, entre outros.

A Cerb e a Embasa se comprometeram a atuar em conjunto, colocando corpo técnico e equipamentos à disposição para acelerar a perfuração de poços.

Hoje existem 12 perfuratrizes para esta finalidade e outras sete deverão entrar em funcionamento, totalizando 19 equipamentos alocados.