' ANGICO NO AR: Internautas resgatam áudios de Jucá citando Teori e freio na Lava Jato />

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Internautas resgatam áudios de Jucá citando Teori e freio na Lava Jato

A morte do ministro do Supremo Tribunal Federal e relator da Lava Jato Teori Zavascki, ocorrida nesta quinta-feira (19) após o avião em que ele estava cair no mar de Paraty, na Costa Verde do Rio de Janeiro, deixou o Brasil agitado.

No Twitter, internautas diziam não acreditar em acidente e levantaram a hipótese de conspiração. Tanto é que uma notícia de maio de 2016 em que Teori é citado foi resgatada na web.

A Folha divulgou em março do ano passado um áudio gravado a partir de uma conversa entre o senador Romero Jucá (PMDB-RR) e o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. No diálogo, a dupla falava que uma "mudança" no governo federal poderia “estancar a sangria” da Operação Lava Jato, na qual os dois eram investigados. A conversa aconteceu antes do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

Relembre na transcrição abaixo o trecho onde Teori é citado na conversa:
JUCÁ - Conversei ontem com alguns ministros do Supremo. Os caras dizem 'ó, só tem condições de (inaudível) sem ela (Dilma). Enquanto ela estiver ali, a imprensa, os caras querem tirar ela, essa porra não vai parar nunca'. Entendeu? Então... Estou conversando com os generais, comandantes militares. Está tudo tranquilo, os caras dizem que vão garantir. Estão monitorando o MST, não sei o quê, para não perturbar.

MACHADO - Eu acho o seguinte, a saída (para Dilma) é ou licença ou renúncia. A licença é mais suave. O Michel forma um governo de união nacional, faz um grande acordo, protege o Lula, protege todo mundo. Esse país volta à calma, ninguém aguenta mais. Essa cagada desses procuradores de São Paulo ajudou muito. (referência possível ao pedido de prisão de Lula pelo Ministério Público de SP e à condução coercitiva ele para depor no caso da Lava jato).

JUCÁ - Os caras fizeram para poder inviabilizar ele de ir para um ministério. Agora vira obstrução da Justiça, não está deixando o cara, entendeu? Foi um ato violento...

MACHADO -...E burro (...) Tem que ter uma paz, um...

JUCÁ - Eu acho que tem que ter um pacto. (...)

MACHADO - Um caminho é buscar alguém que tem ligação com o Teori (Zavascki, relator da Lava Jato), mas parece que não tem ninguém.

JUCÁ - Não tem. É um cara fechado, foi ela (Dilma) que botou, um cara... Burocrata da... Ex-ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça).
Fonte: Noticias ao Minuto