' ANGICO NO AR: Baiano completa 113 anos na cidade de Quixabeira-BA />

domingo, 22 de janeiro de 2017

Baiano completa 113 anos na cidade de Quixabeira-BA

O super centenário Francisco Lomes dos Nascimento, apelidado de Chico Ludugero, um dos homens mais velhos do mundo, completou nesta segunda-feira (16), o seu 113º aniversário. Nasceu no município de Miguel Calmon-Ba, em 16 de janeiro de 1904. Ele mora na cidade de Quixabeira, centro norte baiano, há mais de 50 anos, que também é conhecida como "cidade dos centenários", por sua alta taxa de longevidade, acompanhado de sua esposa e sua filha caçula.

Seu Chico é um homem de origem simples, ele fala que teve mais de 40 mulheres, 18 filhos os quais criou exercendo a profissão de lavrador. O idoso ainda está lúcido, mas já perdeu a conta do número de netos, bisnetos e tataranetos, que fazem parte de sua descendência.
Quando perguntamos o que ele já viu nesta vida, seu chico foi enfático a dizer que viu muitas coisas boas e ruins. "Eu vi muito cabra com o fuzil na mão e a tocalha no chão, esperando a polícia chegar". sobre a sua vida ele falou: " Lá onde nasci a vida foi pesada, minha vida foi pegar numa foice e derrubar 4, 5 tarefas de matas e dá ela plantada". Ele se emociona quando fala da sua mãe e do seu instrumento de trabalho. "Eu choro, choro quando lembro de minha mãe, choro quando vejo minha enxada encostada". Seu Chico disse ainda que apenas uma tontura lhe perturba frequentemente mas que sua saúde é muito boa.
Seu Chico e a filha caçula
Ril de Beto e seu Chico
Texto e fotos: Ril de Beto