Continua empolgada: "Não esquecer que os temas ligam-se aos acontecimentos e, para interpretá-los, é necessário estar informado e participando do mundo e da sociedade em que se vive. É o interesse pela leitura que nos coloca face a face com a realidade política, social, humana e artística, preparando-nos para o enfrentamento da vida. Refletir, questionar os fatos, criar possíveis soluções para os problemas que possivelmente serão apontados nas propostas redacionais é essencial para conseguir comunicar-se com sucesso".
A redação, por isso, dialoga com as matérias que compõem o currículo escolar. O conhecimento da história ensina a comparar os fatos através do tempo e a relacioná-los com o agora; os estudos geográficos permitem debruçar-se sobre questões que estão relacionadas tanto com as ciências da natureza quanto com as ciências sociais. A literatura possibilita embelezar o texto e a gramática; trata do bem escrever.
"Isso tudo ainda não basta se não houver treinamento constante, porque escrever também é habilidade. É fundamental que as escolas e as famílias despertem o desejo de estudar e propiciem constantemente o encontro de crianças e jovens com o hábito de ler".
Fonte: A Tarde