Até o momento não foram encontradas fotos ou vídeos de cinegrafistas amadores que tenham registrado o momento em que o fato aconteceu, dada à velocidade com a qual o objeto caiu na Terra e a forte luz do Sol no período do fim da manhã, quando o evento aconteceu.
Ainda segundo o Jornal Hoje, um outro meteoro caiu nesta manhã no Espírito Santo. O fato foi confirmado por funcionários da Infraero que trabalham na torre de controle do aeroporto Eurico de Aguiar Salles, no município de Vitória, no Espírito Santo.
Eles avistaram a queda de um objeto que deixou um rastro luminoso no céu. Segundo a Infraero, o fenômeno aconteceu de forma rápida e, portanto, não houve necessidade de alertar as aeronaves da região sobre o ocorrido.
Meteoro na Rússia – Na última sexta-feira (15), um meteoro caiu na região de Chelyabinsk, nos Montes Urais, na Rússia e deixou quase 1500 pessoas feridas. O meteorito caiu a 80 quilômetros da cidade de Satka, no distrito de mesmo nome, por volta das 9h20 locais, mas a onda expansiva afetou várias regiões adjacentes e até a vizinha república asiática do Cazaquistão.
De acordo com o Ministério do Interior russo, mais de 3 mil edifícios sofreram danos por causa do fenômeno. O governador da região Mikhail Yurevich informou que mais de 100 mil proprietários de imóveis foram afetados, causando um prejuízo de mais de 1 bilhão de rublos (US$ 30 milhões).
Cientista já começaram os trabalhos de recuperar e estudar os fragmentos do meteoro para determinar o seu conteúdo. Enquanto isso, diversos outros pedaços da rocha, que explodiu no céu liberando a energia de uma bomba nuclear, estão sendo comercializados pela Internet.
Diversos cinegrafistas amadores e câmeras de segurança da região flagraram o momento exato da queda do meteoro. As imagens foram amplamente divulgadas pelo Youtube no dia do incidente, confira.
Bola de fogo nos EUA - Apenas um dia após a queda do meteoro na Rússia, moradores dos Estados Unidos e de Cuba puderam visualizar um fenômeno semelhante. No sábado (16), um deles chegou a registrar o momento em um vídeo, que mostra um raio de luz surgindo e desaparecendo no céu.
O instituto de ciência especial de Oakland, nos EUA, foram informados do ocorrido, mas afirmaram que não puderam esclarecer o que era o objeto porque os seus telescópios não registraram o fato.
Em entrevista à NBC, o astrônomo Gerald Mckeegan disse não ter visto a bola de fogo, mas acredita que, pelos relatos, o objeto deve ser um meteoro esporádico que caiu na Terra – um evento que pode acontecer várias vezes em um dia.
Fonte: Correio