No programa Bits da Noite, da Rádio CBN, Silvio Meira analisou esse novo fenômeno. Mostrou que, no primeiro trimestre de 2012, o faturamento dos jornais representou apenas 11,06% do bolo de todas as mídias, enquanto a internet abocanhou 11,98%
“Isso é mais que o dobro ganho pelas revistas e o triplo do rádio. Trata-se de uma grande mudança de hábito de consumo de mídia”, afirmou.
O comentarista revelou que, nos Estados Unidos e Europa, onde a penetração de banda larga passou de 40%, os anunciantes mudaram para internet. No Brasil, no entre primeiro trimestre de 2009 e o primeiro trimestre de 2012, número de assinantes de internet pulou de 60 milhões para 82 milhões de pessoas, o que representa 40% da população brasileira.
Segundo o comentarista, esse poder da web tem afetado inclusive a televisão. “Recente pesquisa revelou que, em 2011, 48% dos entrevistados assistiram televisão interagindo com outras pessoas através de laptops, computadores ou celulares. Em 2012, esse número já atingiu 73%. É um crescimento de 50% em um ano. Hoje existem aplicativos que permitem ao internauta fazer seu próprio jornal virtual”, frisou.
Fonte: BAHIA TODO DIA