Se ainda não se confirmou na prática a tese do fim dos jornais de papel com a explosão e democratização da internet, os números mostram que a web já está superando os jornais em termos de faturamento.
No programa Bits da Noite, da Rádio CBN, Silvio Meira analisou esse novo fenômeno. Mostrou que, no primeiro trimestre de 2012, o faturamento dos jornais representou apenas 11,06% do bolo de todas as mídias, enquanto a internet abocanhou 11,98%
“Isso é mais que o dobro ganho pelas revistas e o triplo do rádio. Trata-se de uma grande mudança de hábito de consumo de mídia”, afirmou.
O comentarista revelou que, nos Estados Unidos e Europa, onde a penetração de banda larga passou de 40%, os anunciantes mudaram para internet. No Brasil, no entre primeiro trimestre de 2009 e o primeiro trimestre de 2012, número de assinantes de internet pulou de 60 milhões para 82 milhões de pessoas, o que representa 40% da população brasileira.
Segundo o comentarista, esse poder da web tem afetado inclusive a televisão. “Recente pesquisa revelou que, em 2011, 48% dos entrevistados assistiram televisão interagindo com outras pessoas através de laptops, computadores ou celulares. Em 2012, esse número já atingiu 73%. É um crescimento de 50% em um ano. Hoje existem aplicativos que permitem ao internauta fazer seu próprio jornal virtual”, frisou.
Fonte: BAHIA TODO DIA