' ANGICO NO AR: Mairi: E o bônus(rateio) dos professores? />

terça-feira, 3 de julho de 2012

Mairi: E o bônus(rateio) dos professores?


Considerando que o pagamento de abono(rateio) deve ser adotado em caráter provisório e excepcional, apenas em situações especiais e eventuais, particularmente quando o total da remuneração dos profissionais do magistério da educação básica não alcança o mínimo de 60% do Fundeb, sua ocorrência normalmente se verifica no final do ano. Entretanto, não se pode afirmar que isso ocorra, ou mesmo se ocorre somente no final do ano, visto que há situações em que são concedidos abonos em outros momentos, no decorrer do ano, por decisão dos municípios.

Como os abonos decorrem, normalmente, de “sobras” da parcela de recursos dos 60% do Fundeb, que é destinada ao pagamento da remuneração dos profissionais do magistério em efetivo exercício na educação básica pública, tais abonos em nada modifica o universo de beneficiários do seu pagamento, ou seja, quem tem direito a receber o abono são os mesmos profissionais do magistério da educação básica pública que se encontrava em efetivo exercício, no período em que ocorreu o pagamento da remuneração normal, cujo total ficou abaixo dos 60% do Fundeb, ensejando o abono.

Conforme o raciocínio dos educadores, como o dinheiro está sobrando, a antecipação da gratificação seria justa, mas curiosamente a categoria encontra resistência por parte do governo do município. 


Dizem os arautos do prefeito que o "rateio" será pago, mais quando e qual será a quantia?
 

Os profissionais da educação do município de Várzea da Roça já receberam o rateio esse ano. Porque em Mairi é tão difícil pagar se o dinheiro está sobrando?

Os professores são pessoas, que a exemplo de qualquer ser humano, tem direito a educação, casa, alimentação digna, são seres humanos, a terem também vida digna para si e pra seus familiares, são pessoas que planejaram sua vida profissional com sacrifício e dedicação, merecem retorno digno, mas se muitos professores estão tristes, é que não veem sua vida profissional realizada como planejaram.


Que a secretaria de educação de Mairi, o executivo e o legislativo pensem nessa minha postagem.

Redação: ANGICO NO AR

Um comentário: