' ANGICO NO AR: Mairi: Por conta da seca, pecuaristas vendem gado abaixo do preço normal />

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Mairi: Por conta da seca, pecuaristas vendem gado abaixo do preço normal

Em Mairi, os animais estão morrendo de sede e fome. Na zona rural, começa a faltar água para as pessoas beberem.
A seca se agrava em boa parte dos territórios baianos. Em Mairi-Ba, os animais estão morrendo de sede e por isso os pecuaristas estão vendendo gado abaixo do preço. Na zona rural começa a faltar água para as pessoas beberem. Foi decretado estado de emergência no município.

Vários agricultores que moram na zona rural de Mairi, plantaram de tudo um pouco, mas sem chuvas não há expectativa de boas colheitas.

“A situação é bastante difícil”. Muitos vão perder tudo o que plantou, podendo até várias família mais necessitadas passarem fome.

A situação tem se agravado no município nas últimas semanas. A última chuva forte aconteceu em 2011. Em abril choveu pouco que nem deu para molhar a terra. Com uma base de três milímetros. Com isso as plantações estão se perdendo. Os reservatórios estão secando.

Em algumas comunidades de Mairi, as pessoas estão utilizando água não tão adequada que restou para lavar roupa e tomar banho etc. Muitos criadores de gado reclamam que o sol é muito quente e os bichos estão todos com fome e com sede e não tem como criar. Todo município está sendo abastecido pelos caminhões pipas que a prefeitura colocou a disposição, água essa para beber, lavar e até mesmo para dar para os animais.

A falta de chuva está levando embora as pastagens. Em vez de capim, o gado está sobrevivendo com palha. A imagem que vimos antes do Monte era uma paisagem belíssima tudo verde ao redor hoje o que vimos de lá do alto é uma imagem nada bonita de se ver tudo seco com nenhum sinal de verde ao redor de Mairi. No lugar onde havia o espelho d’água hoje é visto um caminho de pedras. Sem água e sem comida o gado acaba morrendo na beira do rio ou da estrada.
As carcaças se espalham nas pequenas comunidades. No campo do gado, muitas ofertas de animais, porque os criadores querem vender o boi antes que eles percam mais peso e valor. A arroba está caindo de preço. “Bois de primeira linha estão sendo vendidos bem baratos. Há dois meses que os criadores de gado estão comprando Torta de algodão e Ração para alimentar seus animais,os mesmos, a dois meses atrás estavam sendo vendidos o saco, por R$ 26,00 reais, hoje, por conta da estiagem e, da grande procura, o saco se encontra de R$ 45,00. Segundo o rapaz que vende a Torta este produto vem de Luiz Eduardo Magalhães que fica a 529km de Mairi e, quando esta em falta tem que ir buscar no estado de Goiás, sendo que a fila de carretas estacionadas são enorme, e só carregam à carga depois do dinheiro depositado na conta da fábrica.

Redação e Foto: Mairi News

Nenhum comentário:

Postar um comentário