' ANGICO NO AR />

domingo, 31 de maio de 2020

Cadastros do Auxílio Emergencial podem ser cortados da 2ª parcela, após reanálise. Entenda

Ter recebido a primeira parcela do auxílio emergencial de R$ 600 não garante que o trabalhador receberá o segundo ou terceiro lotes. De acordo com o Ministério da Cidadania, a cada pagamento, o sistema fará uma reanálise dos cadastros, utilizando as bases de dados e as novas informações que tenham sido inseridas sobre os requerentes. A ideia é evitar pagamentos indevidos, como para um trabalhador que estava desempregado, mas, após o recebimento da primeira parcela do auxílio, conseguiu uma ocupação formal.

Essa informação será acrescentada em sua carteira de trabalho. Então, antes do pagamento da segunda parcela, o sistema vai analisar novamente se esse cidadão atende aos requisitos e perceberá que ele agora tem um emprego formal. Dessa forma, essa pessoa não receberá a segunda parcela do auxílio . O mesmo acontecerá se uma pessoa passar a receber outro benefício , como uma aposentadoria ou uma pensão por morte, entre as datas da primeira e da segunda parcelas.

Veja outros motivos para a negativa de nova parcela:

Ser empregado com carteira assinada;

Estar recebendo seguro-desemprego;

Aposentado ou pensionista do INSS;

Receber demais benefícios, com exceção do Bolsa Família: Benefício de Prestação Continuada (BPC); Auxílio Doença; Garantia Safra; Seguro Defeso;

Ser de família com renda mensal por pessoa mais de meio salário mínimo (R$ 522,50);

Renda familiar mensal total maior que três salários mínimos (R$ 3.135);

Limite maior que duas pessoas que recebem Bolsa Família na mesma família;

CPF irregular
A Caixa Econômica Federal terminou de pagar a segunda parcela do auxílio a beneficiários do Bolsa Família (para quem tem Número de Identificação Social com final 0). Esses beneficiários já podem sacar o valor em dinheiro. Também hoje, informais nascidos em dezembro que ainda não haviam sido contemplados pelo auxílio receberão a primeira parcela.

Para informais, autônomos, microempreendedores individuais (MEIs) e pessoas não cadastradas no Bolsa Família, começa amanhã o saque da segunda parcela do auxílio emergencial em dinheiro. O benefício terminou de ser pago no dia 26, mas não estava disponível para transferências bancárias e saques em espécie.

Fonte: iG Economia

Rede SAC reabre sete postos nesta segunda-feira (1º)

Rede SAC reabre sete postos nesta segunda-feira (1º)
A Rede SAC vai reabrir, nesta segunda-feira (1º), sete unidades que foram fechadas como forma de prevenção ao Coronavírus. Com isso, a Rede terá 18 Postos SAC em funcionamento na Bahia.Todas as unidades estão atendendo em regime especial, apenas pelo sistema de agendamento, que pode ser feito pelo site do SAC Digital (sacdigital.ba.gov.br) ou por meio do aplicativo de celular do SAC Digital (disponível para smartphone Android e iOS).

Em Salvador, vão ser reabertos, no dia 1° de junho, os postos SAC de Cajazeiras, Comércio, Pau da Lima e Pernambués, fechados em função do Decreto 19.722 e da Lei Estadual 14.267, que anteciparam os feriados e determinaram o fechamento de serviços não essenciais. Na região metropolitana volta a funcionar a unidade de Candeias.

Já no interior, volta a funcionar, nesta segunda (1º), o posto de Feira de Santana II, que estava fechada em decorrência da Lei 14.267, do Decreto 19.722 e também de determinação municipal. O Posto SAC de Valença, que estava fechado por força de decreto municipal, também vai reabrir nesta segunda (1º).

A antecipação dos feriados e o fechamento de estabelecimentos públicos e privados foram medidas adotadas pelo Governo para conter o avanço da Covid-19 no estado. Outros 18 Postos da Rede SAC permanecem fechados em todo a Bahia, como forma de prevenção à pandemia. A reabertura das unidades está sendo gradativa e conforme a situação de cada região.

As unidades da Rede SAC estão funcionando em regime especial durante a pandemia. Para saber quais são as 18 unidades que estão abertas em todo estado, além de se informar sobre os horários de funcionamento e os serviços disponíveis, basta acessar o site da Rede SAC (www.sac.ba.gov.br).

Nenhuma unidade está atendendo por ordem de chegada, como forma de evitar aglomerações de pessoas e a transmissão do Coronavírus. Para ser atendido é necessário agendar um horário pelo SAC Digital.

Ferramenta usa inteligência artificial para parar de fumar

Preocupada com o tabagismo, considerado o maior risco controlável para doenças cardiovasculares e principal causa de óbitos no Brasil, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) lançou uma ferramenta que utiliza inteligência artificial para ajudar as pessoas que desejam se livrar do vício e parar de fumar, tendo em vista que no atual período de isolamento social, muitos indivíduos até ampliam o uso do tabaco, o que é bastante negativo para a saúde.

De acordo com o Cardiômetro da SBC, o fumo ocasiona mais de mil mortes por dia. Além disso, fumantes têm de duas a três vezes maior risco de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), doença isquêmica do coração e doença vascular periférica, e de 12 a 13 vezes mais risco de ter doença pulmonar obstrutiva crônica.

Estudo feito pelo Centro de Pesquisa e Educação para Controle do Tabaco da Universidade da Califórnia (UCLA), nos Estados Unidos, revela que tanto o tabagismo quanto o uso de cigarros eletrônicos aumentam a gravidade das infecções pulmonares e os fumantes têm 2,25 vezes mais chances de complicações graves decorrentes da covid-19 do que os não fumantes.

Assistente virtual
Para ajudar no enfrentamento da crise e transmitir à população que existem medidas que podem ser adotadas para parar de fumar ou, pelo menos, reduzir esse consumo de tabaco, a SBC disponibilizou em seu site um assistente virtual (chatbot), que simula um ser humano conversando com a pessoa interessada.

A coordenadora de ações relativas ao tabagismo da SBC, Jaqueline Scholz, explicou que já usava o programa de mensagens no tratamento do tabagismo e resolveu adaptá-lo para que a SBC consiga captar a pergunta do paciente e o que ele quer saber, direcionando-a para uma resposta mais adequada. “Como se fosse uma coisa mais interativa. Essa inteligência artificial usou o meu conhecimento adquirido ao longo de muitos anos no tratamento de fumantes, e transferiu para esse sistema. Espero que isso possa ajudar as pessoas nesse momento em que o isolamento é necessário, quanto menor a circulação melhor, mas que elas possam tomar uma providência nas suas casas ou onde estiverem”.

A ferramenta oferece técnicas para cada estágio do fumante. “O chatbot vai respondendo e orientando o paciente nesse sentido. Ele vai tendo essa interação e a gente espera poder responder boa parte das perguntas”. Segundo Jaqueline, o trabalho já está bem desenvolvido e poderá atender as pessoas de forma satisfatória.

O Brasil conta, atualmente, com cerca de 20 milhões de fumantes. “A gente tem que ajudar essa massa crítica, principalmente agora, com essa pandemia (do novo coronavírus), em que os fumantes agravam o fator de risco. A SBC está dando os instrumentos para as pessoas possam saír dessa condição de risco, não só pela covid, mas pela saúde como um todo. O cigarro abrevia a vida, está relacionado a inúmeras outras doenças e, com certeza, o melhor que o fumante pode fazer pela saúde dele é deixar de fumar”, disse a cardiologista.

Substâncias nocivas
Na avaliação do clínico-geral José Veríssimo Júnior, especialista em prevenção e tratamento da dependência química, além da nicotina, o tabaco tem milhares de substâncias químicas nocivas à saúde, que atingem principalmente o sistema cardiorrespiratório, gerando dificuldades respiratórias, circulatórias e de pressão arterial. “Também são responsáveis pelo câncer na garganta, pulmão e da bexiga, que é um tipo de câncer quase que exclusivo de fumantes”, observou.

O tabaco também age no metabolismo, gerando em muitos casos a perda de peso. Veríssimo destacou que o fumante tem o seu sistema imunológico afetado, permitindo assim a ação de outras doenças, como a covid-19. Segundo ele, “parar de fumar não é difícil”. “A combinação de remédios, que não alteram o sono ou o apetite, com acompanhamento psicológico, é muito eficaz”. Grupos como Tabagistas Anônimos ou instituições como o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) têm programas que também podem ajudar aos interessados que desejam parar de fumar.
Fonte: Agência Brasil

Combustível milionário abastece denúncias contra prefeito de Morro do Chapéu

O curioso caso do veículo Gol com capacidade para dar a volta no planeta em apenas um mês é apenas um dos detalhes que motivaram o Ministério Público estadual a pedir o afastamento do prefeito de Morro do Chapéu, Leonardo Dourado (PR), na Chapada Diamantina, por causa de supostas irregularidades na compra de combustíveis.

O automóvel ‘envenenado’ é um dos 79 veículos que constam na lista da frota da prefeitura e teria percorrido inacreditáveis 63 mil quilômetros apenas em fevereiro de 2018 – o equivalente a 80 viagens de ida e volta entre Morro do Chapéu e Salvador no período (cada trecho tem 400 km). A relação fornecida pelo Detran ao MP mostra que a prefeitura tem 55 veículos oficiais – uma diferença de 24.

Segundo a ação, o prefeito Leonardo Dourado realizou licitação para compra de combustíveis em 2017 e a empresa vencedora encheu o cofre com pouco mais de R$ 3,2 milhões. A contrapartida da Apoio Derivados de Petróleo Ltda. era abastecer a frota municipal.

Mas a apuração do Ministério Público aponta que as irregularidades vão desde o abastecimento de veículos particulares ou inexistentes a quilometragens incapazes de serem atingidas por um mesmo veículo em um curto espaço de tempo. É o exemplo do Gol – ou o carro ‘bebe’ demais, ou quem o dirige tem o ‘pé pesado’.

Outro caso suspeito envolve um caminhão que consumiu mais de R$ 100 mil em combustível, mas a placa aparece no sistema do Detran como pertencente a uma moto. As informações foram extraídas a partir do cruzamento de dados das planilhas fornecidas pelo Departamento de Trânsito e pela Secretaria de Transportes da cidade.

As denúncias foram oferecidas pela procuradora-geral adjunta Wanda Figueiredo e pelo promotor de Justiça José Emanuel Lemos. De acordo com o Núcleo de Crimes Atribuídos a Prefeitos (CAP), o prefeito Leonardo Dourado ainda fechou um contrato emergencial de R$ 600 mil reais com outra fornecedora de combustíveis. Em seguida, fez dois pregões com valores em torno de R$ 4,4 milhões.

A reportagem do BNews não conseguiu contato com o gestor. Em nota enviada ao site Política Livre, Dourado afirma que a denúncia do MP “nada traz de concreto contra o prefeito”. Ele prossegue justificando que “não existe processo penal em curso quanto a este fato” e, por isso, “o prefeito não é réu”.

Apesar de negar a existência do processo, Dourado diz que a defesa está sendo elaborada para ser apresentada ao Tribunal de Justiça da Bahia. Ele reforça, ainda, que as contas da prefeitura referentes aos anos de 2017 e 2018 foram aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios.
Fonte: BNews

Motociclista morre ao colidir com carro na BA 131, entre Capim Grosso e São José do Jacuípe

Um grave acidente envolvendo um veiculo fiat strada de placa policial PJI 4474, licenciado de Quixabeira e uma motocicleta de dados não anotados, ceifou a vida do motociclista, identificado previamente por Neto, morador da cidade de Capim Grosso.

O acidente ocorreu na por volta das 22:00hs, deste sábado(30), na BA -130, próximo ao CCJA, que fica localizado entre os município de Capim Grosso e São José do Jacuípe.

O corpo será encaminhado para o Instituto Médico Legal da cidade de Jacobina, onde será realizada a necropsia.

Até o fechamento desta matéria não tivemos informação sobre a identidade do condutor do veículo, bem como o estado de saúde do mesmo.
Fonte: Blog do Ril de Beto

SESAB confirma 53 casos de Covid-19 na Bacia do Jacuípe, 2 aguardam validação das secretarias municipais

As Secretarias Municipais já apontam 76 casos
A Secretaria Estadual de Saúde – SESAB, homologou neste domingo, 31 de maio de 2020, mais 4 novos casos positivo de Coronavírus (Covid-19) em cidades do território de identidade Bacia do Jacuípe, [Capim Grosso (01), Ipirá (02) e Riachão do Jacuípe (01)], foi apontado mais 2 casos que aguardam a validação das secretarias municipais, sendo 1 em Pintadas e 1 em São José do Jacuípe.

A cidade de Pintadas já havia anunciado na noite de sábado dia 30, seu 1º caso positivo. Até o fechamento desta matéria a prefeitura de São José do Jacuípe ainda não se manifestou sobre o 2º caso apontado pela SESAB.

Fonte: www.baciadojacuipe.com.br

Pacientes da 2ª onda de contágio do Covid-19 na China apresentam sintomas diferentes

Primeiro país a registrar casos de Covid-19, a China já enfrenta uma segunda onda de contaminações provocadas pelo novo coronavírus. Desta vez, o vírus parece persistir por mais tempo no organismo dos pacientes, o que leva os especialistas a acreditar que ele tenha passado por mutações.

Nessa nova fase, os casos estão concentrados no nordeste do país, que já registrou transmissão comunitária nas províncias de Heilongjiang e Jilin. A hipótese dos médicos é de que o vírus tenha chegado pela Rússia.

De acordo com o médico Qiu Haibo, um dos responsáveis por controlar a epidemia em Wuhan, os novos pacientes levam mais de duas semanas para apresentar os sinais da infecção. Essa demora preocupa porque o risco de transmissão aumenta.

Os sintomas também são diferentes. Um menor número de pacientes relatou febre e agora o vírus parece estar mais focado nos pulmões dos infectados. A boa notícia é que a maioria dos pacientes – 90% – não evoluiu para quadros críticos.
Fonte: TNH1