' ANGICO NO AR />

quarta-feira, 27 de maio de 2020

71% dos casos de Covid-19 em Vitória da Conquista já estão curados

Mesmo com o aumento de casos confirmados de Covid-19 nesta quarta-feira (27), em Vitória da Conquista, onde os números subiram de 117 para 122, temos sim uma excelente notícia a ser celebrada. As pessoas que pegaram a doença e se curaram deram um salto em relação ao boletim do dia anterior, foram de 72 para 87. Ou seja, 71,31% dos casos de Covid-19 em Vitória da Conquista já estão curados.
Fonte: Macaubense Life

Bahia está em 5º lugar no ranking nacional em isolamento social

Dados da plataforma InLoco apontam que o índice de isolamento social na Bahia ficou em 45,7% na terça-feira (26), o quinto melhor do Brasil, atrás de dois estados da região Norte e dois do Nordeste. Já a capital baiana é a terceira melhor dentre todas do país, perdendo apenas para Macapá e Recife, respectivamente.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “esta é uma demonstração de que a decisão de antecipação dos feriados foi assertiva e os baianos estão comprometidos com esse esforço adicional para ficar em casa e reduzir as taxas de infecção”, ressalta Vilas-Boas.

Entre os municípios, os que alcançaram maiores índices foram Jaguaripe (59%), Baianópolis (57,5%) e Jiquiriça (56.3%). Os piores índices apontados pelos dados da plataforma ficaram em Potiraguá (28,9%), Macajuba (30,3%) e Carinhanha (31,8%).

Todos estes dados foram gerados pela plataforma InLoco, que coleta dados de dispositivos móveis, não sendo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) a responsável pelas informações disponíveis. No documento produzido pela InLoco, o município de Catolândia não foi computado.

Governo vai divulgar lista de quem recebeu auxílio emergencial e já identificou mais de 160 mil fraudes

A Controladoria-Geral da União informou ontem (26/5) que divulgará em até 15 dias a lista com os cerca de 53 milhões de cadastrados para receber o auxílio emergencial de R$ 600 por causa da pandemia de coronavírus.

O ministro da CGU, Wagner Rosário, disse já ter identificado um número bem superior a 160 mil casos de fraudes. Os números ainda não estão consolidados, mas ele afirmou, por exemplo, que há 74 mil sócios de empresas com empregados cadastrados e que recebem a ajuda do governo. Já foram identificadas 86 mil pessoas que doaram, como pessoa física, mais de R$ 10 mil a campanhas políticas. Sem informar números, mencionou também beneficiários que são presidiários, proprietários de veículos que custam acima de R$ 60 mil, donos de embarcações e pessoas que têm domicílio fiscal no exterior.

“Estamos agora identificando pessoas que estão solicitando este benefício dentro de um mesmo IP ou de um mesmo celular para tentar identificar fraudes”, disse Rosário. “A gente vem cortando estes benefícios para evitar a saída de recursos”, afirmou o ministro.

O governo autorizou nesta terça-feira a liberação de mais R$ 28,7 bilhões para bancar o auxílio emergencial de R$ 600. Com o novo repasse, o custo do programa já alcança R$ 152,6 bilhões. A assistência paga por três meses a trabalhadores informais foi liberada para quase 60 milhões de pessoas até o momento.

O número de beneficiados é o triplo da projeção inicial apresentada pelo governo. Em março, ao anunciar o programa, o Ministério da Economia informou que a medida beneficiaria entre 15 e 20 milhões de pessoas a um custo total de R$ 15 bilhões aos cofres públicos.

As estimativas do governo foram aos poucos revisadas. Após a aprovação do auxílio pelo Congresso, a projeção foi ampliada para 54 milhões de pessoas e o custo foi a R$ 98 bilhões. Em seguida, o governo percebeu que o valor não seria suficiente e liberou novo crédito para o programa, que passou para um montante de R$ 124 bilhões.

Nesta terça, foi feita a nova liberação, totalizando R$ 152,6 bilhões. Em entrevista nesta tarde, Rosário listou ações da CGU para evitar desvios com recursos públicos. Sem dar detalhes, disse, por exemplo, ter fiscalizado 13 processos que somam R$ 6 bilhões e que tiveram irregularidades identificadas antes da contratação.

Foram identificadas, segundo o ministro, empresas sem capacidade técnica ou operacional e propostas de empresas com indicativo de fraudes. Ele também mencionou a revogação de uma licitação de cerca de R$ 900 milhões por identificar fraude na proposta da empresa.


Moradores da região de Irecê se revoltam com reportagem exibida em rede nacional (vídeo)

Repercute mal entre moradores da região de Irecê, a reportagem exibida pela Record TV, em que mostra a situação de uma família que vive em extrema pobreza em uma comunidade quilombola, no município de Jussara. 

Mas, inicialmente, vale destacar que choveu regularmente esse ano no sertão baiano, o que proporcionou para a região uma das melhores safras. “As pessoas ficam indignadas, pois as coisas boas que a região produz parecem não ter valor, não são mostradas para o Brasil”, falou Roniclei Silva, natural de Irecê, e que atualmente mora em São Paulo.

Por causa da reportagem considerada por muitos como sensacionalista, alguns leitores do Central Notícia enviaram fotos à redação com os seguintes dizeres: “Olha como está em 2020!” ‘TV Record, nossa região de Irecê está assim. Muita fartura, graças a Deus’. ‘ Temos a criação de cabras para produção de leite em Jussara, produção de pinha em Presidente Dutra, da cebola e tomate irrigados em Canarana, João Dourado, Cafarnaum, e o comércio forte em Irecê, as faculdades, etc.’

Não é de hoje que conteúdos jornalísticos, assim, que só mostram o lado negativo da região são veiculados em todo o país. A mesma emissora, há cerca de 15 anos, propagou uma matéria na qual dizia que havia gente comendo até ‘calangos’ para sobreviver na região.

“Se vocês assistirem à Record nos outros estados, vocês iriam ficar horrorizados. Essa reportagem é uma das que passam para os outros estados do Brasil e eu já assisti, quando estive na cidade de Porangatu (GO), disse Aurelino Pereira, morador de Central.

Em 2000, foi fundado com sede na cidade de Irecê, o Projeto Nova Canaã, que já atendeu diversas famílias carentes do sertão, na área de educação, esporte e assistência social, além de gerar muitos empregos. “ Ninguém está tirando o mérito do projeto, aliás, reconhecemos sua importância na vida das pessoas. O que repudiamos é a forma pejorativa como a região é vista lá fora por causas dessas matérias exibidas na grande mídia”, desabafou Alex Dourado.
Veja a nota na íntegra:
Venho me pronunciar com relação ao vídeo feito pela TV Record, expondo uma família do povoado quilombolas do município de Jussara-BA.

O povoado é quilombola. Significa que tem 100% de cobertura do PBF. Outrossim, fizemos parceria com a Fundação Palmares e a gente vem assistindo a comunidade com cestas básicas.

É um núcleo familiar que sempre é acompanhado pela equipe técnica.

Não negamos a realidade de vulnerabilidade social em que se encontra. Porém, vamos nos ater aos fatos!

Quão bondosos benfeitores que invadem o município, expõe uma família e sequer se dá ao trabalho de procurar o poder público para saber o que é feito e como poderiam mudar esta realidade?

A mesma equipe que há alguns anos atrás, vieram ao território de Irecê e fizeram um show de horrores, denegrindo a imagem da região celeiro do Brasil?

O município de Jussara informa que tomará todas as medidas cabíveis para que nenhum cidadão filho seu seja exposto ou explorado financeiramente por este tipo de iniciativa repugnante!

Agradeço aos amigos pela preocupação e apoio prestados.

Grata;

Denise Karla Correia

Séc. Mun. Assistência Social de Jussara

Veja a reportagem em vídeo abaixo:

Fonte: Central Notícia

Prefeito de Capela do Alto Alegre libera feira livre a partir de sábado

Como não foi notificado mais nenhum caso suspeito no município e os dois últimos casos confirmados estão prestes a receber alta, a Prefeitura Municipal de Capela decidiu pelo funcionamento da Feira Livre Municipal deste sábado (29), porém com algumas restrições, a exemplo: apenas ingresso de feirantes e/ou comerciantes, devidamente cadastrados no município, funcionamento exclusivo para venda de alimentos, dentre outros descritos no DECRETO MUNICIPAL Nº. 059, DE 26 DE MAIO DE 2020.

Não esqueça, o uso de máscara é obrigatório. Não esqueça de higienizar as mãos nas pias disponibilizadas pela Prefeitura na Feira Livre. Você que faz parte do grupo de risco, peça alguém para fazer essa tarefa por você! Evite aglomerações entorno das barracas.

Informaçoes: https://www.facebook.com/PrefdeCapela
Fonte: www.baciadojacuipe.com.br

Caso de Covid-19 é confirmado através de teste rápido em Mairi

A Prefeitura de Mairi, através da Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal (VIEP), informa a população Mairiense a confirmação por Teste Rápido do 1° caso confirmado de Coronavirus.

O teste disponível no município SARS- COV-2 ANTIBOD TEST. Trata-se de um homem 37 anos, residente na zona urbana do município de Mairi, com comorbidades e que teve contato com uma pessoa residente do município de Salvador.

A equipe de monitoramento já está realizando o acompanhamento dos contatos domiciliares para a realização dos procedimentos cabíveis.

Reforçamos a necessidade das medidas preventivas e restritivas. A luta contra o Coronavírus é de todos nós.

domingo, 24 de maio de 2020

Polícia acaba com festa regadas a álcool e drogas na Bahia

Um evento com 35 pessoas, consumo de bebidas e drogas, além de som alto foi encerrado, na madrugada deste domingo (24/5), no município de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador. O flagrante ocorreu durante ação conjunta do Governo do Estado e Prefeitura, na fiscalização do toque de recolher imposto para evitar a disseminação da Covid-19.

Segundo a SSP-BA, uma denúncia levou as equipes da 52ª CIPM, Coordenação de Operações Especiais (COE), Bombeiros, Guarda Municipal e Settop até uma casa na Rua Praia de Armação, bairro Villas do Atlântico. Dentro do imóvel foram encontrados 21 homens e 14 mulheres, uma delas adolescente, participando da festa. Ainda de acordo com a SSP-BA, lança-perfume, cocaína e maconha, quantidades para uso, também acabaram localizados.

O caso foi registrado na 23ª Delegacia Territorial (DT/Lauro de Freitas). Os participantes da festa irregular foram ouvidos, assinaram um termo e depois terminaram liberados.


Ônibus com passageiros de Goiás que vinha para Bom Jesus da Lapa é barrado em Serra do Ramalho (vídeos)

Um ônibus de transporte interestadual da empresa TransBrasil, com passageiros, que vinham do estado de Goiás, foi barrado por uma Guarnição da Polícia Militar da 38ª CIPM, com o apoio da Guarda Municipal Lapense em bloqueio na BR-349, neste domingo(24), na entrada a Agrovila 10, município de Serra do Ramalho, divisa com Bom Jesus da Lapa, após ser impedido de desembarcar passageiros na cidade de Santa Maria da Vitória.

Em um áudio divulgado nas redes sociais, o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, afirmou que o veículo é o mesmo que vinha de Goiânia(GO) e foi barrado em Santa Maria da Vitória. O ônibus foi abordado na entrada da Agrovila 20, zona rural de Serra do Ramalho.

Nós nem deixamos ele chega na barreira de Bom Jesus da Lapa. A Guarda Municipal, a Polícia Miliar e vária e vária pessoas, que juntaram em Bom Jesus da Lapa, homens e cidadãos, por uma equipe enorme. Foram para Agrovila 20, e de lá mesmo o ônibus voltou”, disse.

O gestou afirmou, que a determinação é para o coletivo voltar escoltado para Goiânia. “A ordem é escoltar esse ônibus até a divisa do estado, e tirar da Bahia. Vocês aí de Santa Maria joga duro. Parabéns prefeito Renatinho! Não deixa esse ônibus aí não!”. alertou Ribeiro.

Eures disse ainda, que as empresas podem ter autorização que for, mas nos municípios quem manda são os prefeitos. “Nos municípios quem manda é os prefeitos. E os prefeitos tem autonomia sim de fazer voltar o ônibus”, e na oportunidade pediu para que as pessoas parem de viajar: “e você que quer ficar para cima e para baixo, toma vergonha na cara de vocês, que agora não é hora de ficar pra cima e pra baixo não. Agora é hora de ficar em casa, em quarentena. […] porque se o ônibus tá rodando é porque tem passageiro, é porque tem gente dentro”, reclamou.

Na última dia 15 de maio, a empresa de transporte interestadual TransBrasil conseguiu na Justiça a autorização para manter a circulação de ônibus na Bahia. A ação da companhia teve como alvo de contestação o decreto 19.586, que foi publicado pelo governo estadual no fim de março e, entre uma série de medidas de combate ao coronavírus, suspende a circulação, saída e chegada de ônibus interestaduais em território baiano. O decreto foi renovado nesta terça-feira (19) e tem validade até o dia 2 de junho.

A estação rodoviária de Bom Jesus da Lapa está fechada para embarque e desembarque desde o dia 24 de março, já que mesmo o governo divulgando a retomada das atividade no 13 de abril, o prefeito de Bom Jesus da Lapa manteve a rodoviária fechada. Já na última sexta-feira(22), um novo Decreto Estadual voltou a suspendeu o transporte intermunicipal no município, fortalecendo as novas medidas adotadas pela prefeitura lapense, após a confirmação do primeiro casos da Covid-19 na cidade.

Com a confirmação do terceiro caso da doença no município, o prefeito Eures Ribeiro assinou um novo decreto, na noite da última sexta-feira(22), ampliando o isolamento social na cidade. As determinações incluem a interdição de novos pontos comerciais na cidade, com exceção dos estabelecimentos considerados essenciais.
Fonte: Lapa Notícias
Veja os vídeos abaixo: