' ANGICO NO AR />

sábado, 23 de maio de 2020

Bacia do Jacuípe: Baixa Grande tem o melhor índice de isolamento social e Nova Fátima o pior

Assim como fez com os território do Sisal, o Calila Notícias realizou um levantamento da taxa de isolamento social de cada cidade que compõe o território Bacia do Jacuípe, composto por 15 municípios e concluiu que nenhum deles apresenta taxa minima recomendada de 50%.

O índice, elaborado pela empresa InLoco, provedora oficial dos dados para o Estado vem sendo publicado no site da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

Os números pesquisados pelo 
Calila Notícias são de sexta-feira, dia 22/05
Nota Atualização do Índice de Isolamento Social
Desde a sua fundação, a Inloco trabalha com excelência para desenvolver a tecnologia de localização mais precisa do mundo, respeitando e mantendo sempre a privacidade das pessoas. Hoje, entregamos uma tecnologia 30 vezes mais precisa que a do GPS, premiada por órgãos reconhecidos em computação, como ACM -Conference on Economics and Computation e o Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), nos EUA.

O Índice de Isolamento Social, criado para contribuir no combate à disseminação da Covid-19, vem sendo aprimorado desde o seu lançamento com o objetivo único de fornecer, de forma eficiente, dados cada vez mais precisos para o poder público e institutos de pesquisa.

Por isso, realizamos mudanças técnicas no processamento dos dados, sem alteração relevante no número de usuários na base, e alcançamos uma versão mais consistente do Índice, com um algoritmo de distanciamento mais preciso, em uma plataforma mais performática. Diante disso, o Índice de Isolamento Social poderá apresentar alguma variação com relação aos números previamente disponibilizados.

A nova versão do índice conta também com uma correção na categorização dos dados de algumas cidades. Adotamos a utilização dos polígonos de todas as regiões do IBGE a fim de garantir uma categorização mais precisa e fiel à realidade.

A Inloco reforça que trabalha constantemente de maneira árdua para alcançar a melhor e mais precisa tecnologia do mundo com dados obtidos a partir de geolocalização.

Fonte: Calila Notícias

Lei garante até R$30 mil a profissionais da linha de frente da Covid-19 que venham a ser infectados

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, celebrou, na manhã deste sábado (23), a publicação no Diário oficial do Estado da Lei que que garante auxílio financeiro aos que atuam na assistência a Covid-19. A matéria foi aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia durante sessão virtual nesta sexta (22).

A proposta garante aos profissionais que atuam na rede pública estadual de saúde no combate ao novo coronavírus tenham direito a um auxílio excepcional temporário que pode chegar ao valor de R$ 30 mil.

O objetivo do auxílio é fortalecer o atendimento prestado aos pacientes infectados e a redução do contágio nas unidades hospitalares. Os beneficiários são exclusivamente profissionais que atuam em setores ou unidades da rede pública estadual de saúde, voltados ao tratamento da Covid-19.

Para o secretário, esta é uma importante iniciativa no reconhecimento dos profissionais que se dedicam a assistência aos pacientes com covid-19. “Temos que dar garantias aos trabalhadores que atuam na linha de frente. Com isso, também esperamos que mais profissionais possam trabalhar na assistência direta”, diz.

O auxílio excepcional será concedido ao profissional afastado das atividades exercidas na rede pública estadual ou no caso da morte dos profissionais. Para ter acesso ao benefício, será necessário que o profissional realize os exames que comprovem o diagnóstico de Covid-19, exclusivamente, pelo Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen/BA).

Em caso de confirmação de óbito por Covid-19, os dependentes do profissional terão direito, uma única vez, do valor equivalente a 30 vezes o montante da remuneração, salário ou contraprestação mensal que seria recebida pelo profissional. O auxílio não passará a integrar a remuneração, salário, proventos de aposentadoria ou qualquer forma de contraprestação recebida pelos profissionais.
Fonte: Bahia Noticias

Com dispensa de licitação, Jorge Portugal é contratado por R$ 108 mil para elaborar videoaula para o Enem

O professor e ex-secretário de Cultura da Bahia Jorge Portugal foi contratado pela Secretaria de Educação para elaborar videoaulas de conteúdo educativo e preparativo para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O valor do contrato, assinado nesta sexta-feira (22) e que acontece por dispensa de licitação, segundo publicação do Diário Oficial deste sábado (23), foi de R$ 108 mil.

Ainda segundo resumo do ato de inexigibilidade de licitação, a contratação direta acontece para “ampliar os canais de comunicação e informação, orientadas à participação dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio da Rede Pública de Ensino no Enem”.

Há conversas de bastidores que indicam a participação de Jorge Portugal nas eleições municipais deste ano, concorrendo a uma cadeira na Câmara Municipal. O BNews solicitou posicionamento da SEC sobre a aplicabilidade de dispensa do procedimento licitatório neste caso, uma vez que o exame foi adiado, ainda sem nova data definida pelo Ministério da Educação.

Por meio de nota, a Secretaria de Educação da Bahia afirmou que a dispensa à licitação aconteceu levando em consideração que "o professor Jorge Portugal detém a melhor metodologia a ser aplicada e melhor capacidade técnica e expertise para a execução do objeto proposto".

Ainda segundo a pasta, a contratação direta se deu, uma vez que existe uma "inviabilidade de competição com a proponente por ser uma figura única e por ser fundamental para implementação do Projeto #PartiuReforço"

E a SEC continuou: "O referido profissional da educação reúne exclusividade para o desenvolvimento de atividades que exigem: conhecimento técnico-pedagógico no campo das Linguagens e Produção Textual, capacidade de promover a interdisciplinariedade entre diversos atores e habilidade artística na comunicação dos conteúdos".

Leia abaixo a nota completa enviada ao BNews pela Secretaria de Educação da Bahia:

Em relação à contratação do educador Jorge Portugal, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) esclarece que:

- Tem como objetivo a produção audiovisual para disseminação de conteúdos educativos e culturais, visando ampliar os canais de comunicação e informação, orientadas à participação dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio da Rede Pública de Ensino no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

- A contratação do professor Jorge Portugal foi realizada através da empresa Massa Economia Criativa Produção Artística Ltda, sua representante exclusiva, para produções audiovisuais voltadas ao fortalecimento do ENEM. Já que a intervenção do professor é determinante para o alcance dos resultados desejados, a contratação foi realizada com suporte no artigo 60, caput, da Lei estadual nº 9.433/2005 — inexigibilidade de licitação, por inviabilidade de competição.

- O professor Jorge Portugal detém a melhor metodologia a ser aplicada e melhor capacidade técnica e expertise para a execução do objeto proposto por esta Secretaria. Além do que, deriva a inviabilidade de competição com a proponente por ser um figura única e por ser fundamental para implementação do Projeto #PartiuReforço. O referido profissional da educação reúne exclusividade para o desenvolvimento de atividades que exigem: conhecimento técnico-pedagógico no campo das Linguagens e Produção Textual, capacidade de promover a interdisciplinariedade entre diversos atores e habilidade artística na comunicação dos conteúdos.

- A contratação de Jorge Portugal tem o objetivo de acrescentar novos conteúdos, em diferentes formatos, para apoiar a preparação dos jovens para o ENEM, dado que a prova foi adiada, mas não suspensa. Serão produzidos 2 programas semanais: "Interaula" e "Eu Quero é Prova". No primeiro, de 20 minutos, a partir de temas definidos pela SEC, o professor Jorge Portugal apresenta conteúdos de diferentes disciplinas a partir do tópico central, com apoio de outros professores, buscando sempre conteúdos que caem no ENEM. No segundo, de 10 minutos, um estudante da rede faz uma pergunta e, à luz de uma questão de prova do ENEM, o professor responde, utilizando nos dois casos animações ou ilustrações.

- O professor e apresentador Jorge Portugal possui vasta experiência na produção de conteúdo educativo para estudantes, além de reconhecimento internacional como educador:

*Como educador e consultor na área de educação, Jorge Portugal criou e apresentou por 12 anos o programa APROVADO!, veiculado pela Rede Bahia de Comunicação (filiada à Globo), TVE e TV Salvador para todo o estado, com público aferido pelo IBOPE em torno de 2,3 milhões de telespectadores. O APROVADO! Tinha por objetivo qualificar e informar estudantes da rede pública que vão fazer a prova do ENEM ou prestar vestibular/concurso. No âmbito nacional, Jorge Portugal estreou em 2010 o programa “Tô Sabendo”, baseado na experiência exitosa da Bahia, e dirigido principalmente a jovens estudantes da rede pública nacional que tanto precisam de qualificação e reforço ao seu curso médio, com vistas a preparar-se para concursos públicos, vestibulares e ENEM.

*Em Junho de 2009, recebe, por suas ações na área da cultura e da educação, o Prêmio Ágape, em Pavia, Itália, que reconhece pessoas e instituição que lutam e promovem o desenvolvimento sócio-cultural no mundo.

*Como professor, Jorge Portugal ganhou, no ano 2000, homenagem e título de “Professor do Mês”, do programa Fantástico da Rede Globo de Televisão, com matéria jornalística de seis minutos sobre sua atuação como voluntário em ações dirigidas a estudantes da rede pública do seu estado.

*Em 2008, em votação consagradora recebida da comunidade educativa da Bahia (professores, diretores de escolas, coordenadores e estudantes), Jorge Portugal recebeu o troféu “Personalidade Educacional da Bahia”, em evento promovido pela Associação baiana de Imprensa, Academia de Educação da Bahia e jornal Folha Dirigida.
Fonte: BNews

Homem é assassinado dentro de casa em Miguel Calmon

Um jovem de prenome “Berreguinha” , que trabalha como Borracheiro, foi assassinado a tiros dentro da sua residência, na noite deste sábado (23) na avenida Luiz Eduardo Magalhães em Miguel Calmon-BA.

De acordo com informações, homens armados chegaram ao local e efetuaram vários disparos contra a vítima que morreu no local. Não há informações sobre a motivação do crime, nem de quem cometeu.
Fonte: Calmon Noticias

Jovem é assassinado no centro de Capim Grosso

Na tarde deste sábado(23), o Jovem Dhiemisson Lucas de Oliveira Marcelino, 24 anos, foi morto a tiros na cidade de Capim Grosso-BA.

De acordo as informações de populares, a vítima foi executada dentro da residência na avenida Senhor do Bonfim, no centro da cidade.

Ainda não se tem informações quanto aos motivos e à autoria do crime. O corpo será encaminhado para o Instituto Médico Legal de Jacobina, onde será realizada a necropsia.
Fonte: Blog do Ril de Beto

Quadrilha que assaltava bancos na Bahia e em Sergipe é desarticulada em Barreiras

Uma operação conjunta da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) desarticulou, na noite desta sexta-feira (22/5), uma quadrilha envolvida com roubos a bancos, tráfico de drogas e homicídios.

Através de uma ação das polícia Militar, Rodoviária Federal e do Departamento de Narcóticos de Sergipe, os agentes chegaram a um imóvel usado pela organização criminosa. O grupo já vinha chamando atenção da polícia e foi encontrado na zona rural do município baiano de Barreiras, na região Oeste do estado.

Guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Cerrado) e da 83ª Companhia Independente de Polícia Militar foram acionadas e chegaram ao local. No cerco, os criminosos atiraram e dois deles morreram. De acordo com a SSP-BA, ambos tinham passagens por roubos contra bancos e tráfico de drogas nos dois estados envolvidos na operação.

Os envolvidos chegaram a ser socorridos para uma unidade de saúde, mas não resistiram aos ferimentos.

Na casa em que estavam foram apreendidos dois revólveres calibre 38, munições, três veículos (modelos Frontier, Onix e Siena), 150 kg de defensivos agrícolas, roupas camufladas, toucas, coturnos, porções e pés de maconha, além de balanças e celulares. O material foi apresentado na Delegacia Territorial de Barreiras. 

Na avaliação da polícia, a dupla morta no confronto planejava atacar bancos na região e estavam esperando outros comparsas.

Secretária de Saúde de Capim Grosso testa positivo para o Covid-19

Segundo a prefeita, os resultados apresentados da secretária, indicam que a mesma pode está em fase resolutiva da doença. Aitan está assintomática e já se encontra em isolamento.
A prefeitura espera a contraprova para confirmar ou não o caso. Os outros dois novos casos que surgiram nesta sexta-feira, são da família da secretária.
Fonte: FR Notícias

Prefeitura de Serrolândia, “manda” cavar 10 covas e deixa população assutada

Seguindo orientação dos órgãos competentes, é uma determinação do MPBA. A prefeitura de Serrolândia determinou a abertura de covas no cemitério do município, levando morados ao pânico. O fato que ocorreu logo após a cidade confirmar o primeiro caso do COVID-19.

Segundo o protocolo os municípios são orientandos manter uma determinada quantidade de covas abertas, se por ventura um morador vim a óbito pelo Covid-19, no município ou fora dele, sendo um cidadão Serrolandense que morem em outra cidade, e seus familiares optarem por sepultar no município, não haverá velório sendo efetuado o sepultamento prontamente.

Redes sociais: Moradores compartilham fotos e vídeos em grupos de WhatsApp e Facebook, é tentam compreender os motivos da abertura das covas sem explicações a população, vários moradores estão relatando o pânico causado por essa notícia.

Segundo informações após reunião com algumas funerárias, a secretária de saúde juntamente com demais órgãos do município decidiram pela abertura das citadas covas.
Fonte: Serrote News Notícias