' ANGICO NO AR />

terça-feira, 19 de maio de 2020

Câmara aprova obrigatoriedade de uso de máscara em todo país com multa de até R$ 600

Foto: Bahia Acontece/Jacobina 
A Câmara dos Deputados aprovou na tarde desta 3ª feira (19.mai.2020) o texto-base do projeto de lei que obriga o uso de máscaras em locais públicos e privados acessíveis ao público, além do transporte coletivo, enquanto durar a pandemia de covid-19.

Caso o projeto vire lei, quem descumprir poderá receber multa de até R$ 300 ou o dobro (R$ 600) em caso de reincidência. Estados e municípios ficariam responsáveis por regulamentar a lei e fiscalizar seu cumprimento.

O projeto foi aprovado em votação simbólica, ou seja, sem contagem de votos. Esse acerto é possível quando há concordância entre as bancadas partidárias.

Ainda estão sendo analisados os destaques –trechos da proposta votados separadamente. Concluída a apreciação, o texto irá ao Senado.

O projeto é do deputado Pedro Lucas Fernandes (PTB-MA), líder da bancada de seu partido na Câmara. O relator foi Gil Cutrim (PDT-MA).

A proposta abre a possibilidade de o poder público fornecer as máscaras àqueles que recebem o auxílio emergencial de R$ 600 e outros grupos em vulnerabilidade econômica.

Nos locais em que o poder público não fornecer as máscaras, a multa pelo descumprimento da lei não poderá ser cobrada de pessoas economicamente vulneráveis.

A proposta também obriga os estabelecimentos autorizados a funcionar durante a pandemia, inclusive órgãos públicos, a fornecer máscaras a seus funcionários, mesmo que de fabricação artesanal.

A multa ao estabelecimento descumpridor da norma será de até R$ 300 por funcionário, podendo ser dobrada quando houver reincidência.

O texto aprovado pelos deputados determina que os recursos vindos das multas aplicadas sejam utilizados no enfrentamento ao coronavírus.

O relator suavizou a proposta inicial de Pedro Lucas Fernandes. O projeto falava em responsabilização “civil, administrativa e penal” de quem fosse pego sem máscara de proteção, por exemplo. A versão aprovada estipula apenas a multa.

O projeto de Pedro Lucas também determinava que a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e o Ministério da Saúde promovessem campanhas publicitárias para divulgar a obrigatoriedade do uso das máscaras e dar dicas sobre como produzi-las.

A versão aprovada diz que o governo “poderá veicular” essas peças. Também determinar atendimento preferencial a profissionais de saúde diagnosticados com a covid-19.
Fonte: Poder 360

Corpo de idoso é resgatado de açude; mulher e filho são detidos como principais suspeitos (vídeo)

DPT de Serrinha resgatou o corpo por volta das 10h | foto: Raimundo Mascarenhas
Um crime brutal praticado no fim de semana, mas que repercutiu em Conceição do Coité na manhã desta terça-feira, 19, envolvendo um idoso bastante conhecido, “Paulista” do setor automotivo, principalmente na área de recuperação de veículos a base de fibra de vidro.
Nas primeiras horas circulou o áudio de um homem dando conta da existência de um corpo próximo a barragem do açude Itarandi, mas não definia se masculino ou feminino, e na parte de cima da barragem, próximo a uma cerca de arame manchas de sangue e peças de roupa. Um pescador teria tentado retirar o corpo usando uma tarrafa (rede) mas alegou estar muito pesado e a sensação de que algo poderia estar amarrado ao corpo no fundo da aguada.
Cabeçote de motor de carro estava amarrado aos pés da vítima | Foto: Raimundo Mascarenhas
Quando a equipe da Policia Técnica do DPT de Serrinha chegou ao local, enquanto fazia a remoção do corpo que se encontrava a cerca de 3 metros do leito do açude, verificou que havia realmente uma peça de carro (de ferro) conhecida por cabeçote de motor presa aos pés da vítima que posteriormente foi reconhecido. Ele estava com o rosto desfigurado, muito possivelmente das agressões.
Enquanto os peritos realizavam o trabalho já repercutia que a esposa dele de 50 anos, identificada como Jesone Sales Santos e o filho Pedro Iago, de 20, eram os principais suspeitos do crime, e que já tinham sido detidos e se encontravam na Delegacia. O Calila Notícias registrou a Policia Técnica na residência da vítima que fica no primeiro andar e a oficina no térreo, localizado às margens da BA 409, que do primeiro andar é possível avistar o açude.
A casa da vítima fica em frente a BA 409, Bairro Olhos D´água | Foto: Raimundo Mascarenhas
Nossa equipe se deslocou até a Delegacia e foi informada por uma advogada que estava sendo ouvidos pela delegada Ludmila Andrade Araújo naquele exato momento (10h40). perguntamos a advogada o que já se sabia sobre o crime, a mesma informou, “o jovem que ao chegar aqui assumiu o crime, mas mudou de versão e está jogando pra mãe. Vamos aguardar o final do depoimento para ser ter uma informação mais precisa”, disse a advogada.
O CN conversou também com alguns familiares da mulher e foi informado que eram casados a cerca de 25 anos, chegaram a morar em São Paulo, que o jovem não é filho biológico de Paulista, mas foi registrado como filho com idade de 3 anos, e que tem uma filha biológica, de 22 anos, residente no Estado de Alagoas. Falaram também que o casal tinha uma relação conturbada e idas e vindas, ou seja, separavam e reativavam.
Moradores teria visto movimento de carro entre a noite de domingo para madrugada de segunda | Foto: Raimundo Mascarenhas
No fechamento desta reportagem conseguimos, por telefone uma entrevista com a delegada que depois de ouvir o depoimento de mãe e filho, relatou ao CN que falaram que o crime aconteceu na noite de sábado na própria residência, que o jovem afirmou que o pai (Antônio Silles Pedro) estava agredindo a mãe, e tomando pela raiva partiu pra cima dele com uma faca e desferiu alguns golpes e o matou. Em seguida com ajuda da mãe, levou o corpo para o açude. A prisão de ambos foi feita pela Polícia Militar.

O CN foi informado que para se retirar o corpo do DPT (Departamento de Polícia Técnica) para realizar o sepultamento é preciso que um familiar de primeiro grau faça isto e que será feito pelo próprio filho suspeito, já que a irmã dele que reside em Maceió, autorizou o sepultamento, já que não tem como se deslocar em tempo hábil. Após a liberação do corpo mãe e filho deverão ser conduzidos para o presidio onde ficarão a disposição da justiça.
Veja o resumo da matéria em vídeo:
Fonte: Calila Noticias

Professor da Rede Municipal de Mairi, Nilcelio Sousa, lança livro sobre formação docente

O Coordenador Geral da Secretaria de Educação de Mairi, professor Nilcelio Sousa, e a Editora CRV, fizeram o lançamento on-line do livro Formação Docente: Saberes e Travessias. Após a pandemia, será feito o lançamento físico da obra.

O livro do ex-Secretário da Educação de Mairi discute as contribuições do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – (Parfor) para (re)construção das práticas docentes de suas egressas e egresso, concentrando sua atenção nas experiências vividas por docentes em exercício da Educação Básica que cursaram Pedagogia, por meio do referido Programa, na Universidade do Estado da Bahia-UNEB/Jacobina.

Todas as reflexões contidas na obra dão a densidade aos estudos que abordam os impactos do Parfor nas práticas pedagógicas docentes, favorecendo a tríade ação-reflexão-ação e a (re)construção dos saberes-fazeres docentes.

O livro é fruto da pesquisa de Mestrado em Educação e Diversidade e é prefaciado por Mary Rangel e Marcio Caetano, orientadora e coorientador do doutorado de Nilcelio, respectivamente, pela Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio. A obra também tem o prefácio da professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UniRio, professora Maria Luiza Sussekind.

A obra pode ser adquirida em dois formatos: físico ou digital, através do site da Editora CRV (Confira aqui), no valor de R$ 34,25 (impresso) e R$ 27,48 (digital).

Confira o currículo do autor:
Doutorando em Educação, área de concentração: Estudos do Cotidiano e da Educação Popular pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Especialista em Gestão, Coordenação e Orientação Educacional pela Universidade Católica de Ciências Econômicas da Bahia (FACCEBA). Pedagogo pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professor da Rede Municipal de Ensino de Mairi/Bahia e Rede Privada de Educação Superior. Membro dos Grupos de Pesquisa: Diversidade Sexual na Educação e na Escola: estado da arte (UFF), Nós do Sul – Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Identidades, Currículos e Culturas (FURG) e Práticas Educativas e Formação de Professores (UNIRIO). Atua principalmente nos seguintes temas: formação docente continuada, diferença, gênero, sexualidades e currículo/s.
Fonte: www.mairi.ba.gov.br

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Garota de 21 anos que morreu com suspeita de Coronavírus testa negativo para a doença

O exame da jovem Mônica da Silva Santos, de 21 anos, deu negativo para Coronavírus. Mônica veio a óbito em Brumado após sentir fortes dores abdominais, cefaleia e vômitos. A jovem era de Livramento de Nossa Senhora e precisou ser transferida para Brumado, onde acabou vindo a óbito. Nesta segunda-feira (18), a Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora divulgou que o exame deu negativo.

Pesquisadores de São Paulo chegam em Irecê contaminados com Covid-19 para testar população

Uma equipe de pesquisadores oriunda de São Paulo e contratada pela empresa Ibope Inteligência desembarcou na última quinta-feira (14/05) na cidade baiana de Irecê para realizar um estudo e também fazer testes rápidos na população. Porém, a Secretaria de Saúde do município não foi informada e ao tomar conhecimento, o prefeito Elmo Vaz (PSB) determinou que o caso fosse averiguado.

O grupo foi encaminhado para a delegacia e foi constatado que o mesmo tinha autorização do Ministério da Saúde para realizar o trabalho. A gestão municipal, então, fez algumas exigências e para surpresa geral, o teste rápido realizado na sexta-feira (15/05) detectou que, dos 14 profissionais, 3 estavam contaminados com coronavírus.

Diante dos fatos, a pesquisa foi suspensa e a equipe de pesquisadores retornou para São Paulo, estado mais atingido pela pandemia, no sábado (16/05). No dia seguinte, uma reportagem no Fantástico, da TV Globo, relatou que a equipe teria sido hostilizada, o que foi negado pelo prefeito Elmo.

“Eu tenho certeza que o Fantástico, no próximo domingo, vai fazer outra matéria e colocar o outro lado da situação”, disse o gestor, que também divulgou uma nota sobre o assunto.
Fonte: Informe Baiano

Mulher de 113 anos se recupera do novo coronavírus na Espanha

A mulher mais velha da Espanha, María Branyas, de 113 anos, agora faz parte do grupo de pessoas que derrotou o coronavírus. Nascida em 1907, em San Francisco, nos EUA, ela viu as duas grandes guerras, a epidemia de gripe espanhola, a revolução digital e o fim da cortina de ferro. E, depois de tudo isso, ainda sobreviveu à maior pandemia dos últimos 100 anos.

A moradora de uma casa de repouso em Olot, na Catalunha, teve alguns leves sintomas da doença, e depois de fazer o teste, deu resultado positivo para a infecção. Mas sem precisar ir para a UTI ou sequer para o hospital, ela venceu a covid-19. Na mesma casa de repouso, algumas pessoas foram vítimas da doença, mas ela sobreviveu ao vírus que tem aterrorizado o mundo todo.

Bastante calma, ela ainda tem uma infecção urinária, mas disse que sua saúde está tranquila: “bem, com os pequenos inconvenientes que todo mundo pode ter”. Ela ainda aproveitou para agradecer os cuidadores de seu lar: “As pessoas aqui são muito amáveis, muito atenciosas”, contou à EFE.

A filha de Branyas afirmou que a mãe é “forte e positiva”, e que, simultaneamente à covid-19, “pegou uma infecção urinária e tinha mal-estar sem nenhum outro sintoma, mas os testes que fizeram no Centro de Assistência Primária (CAP) deram positivo”, complementou.

Com isso, Maria supera Connie Titchen, de 106 anos, que era a pessoa mais velha a superar a doença até então. Antes disso, o americano William ‘Bill’ Lapschies havia também recebido alta da doença aos 104.

Collor pede desculpas por confisco da poupança após 30 anos

O ex-presidente Fernando Collor de Mello pediu perdão nesta segunda-feira, 18, pelo confisco de saldos de cadernetas de poupança e contas correntes em março de 1990. Pelo Twitter, o agora senador disse que acreditou que as medidas radicais poderiam conter a inflação.
O pedido de desculpas acontece mais de 30 anos após o anúncio do Plano Collor 1, em 16 de março de 1990. "Acreditei que aquelas medidas radicais eram o caminho certo. Infelizmente errei. Gostaria de pedir perdão a todas aquelas pessoas que foram prejudicadas pelo bloqueio dos ativos", escreveu.

Collor disse que o objetivo central de sua equipe era conter a hiperinflação de 80% ao mês e que não via alternativa viável na época. A situação econômica do País, segundo ele, prejudicava os mais pobres e as "pessoas estavam morrendo de fome".
"Era uma decisão dificílima. Mas resolvi assumir o risco. Sabia que arriscava ali perder a minha popularidade e até mesmo a Presidência", diz a publicação. "Quisemos muito acertar. Nosso objetivo sempre foi o bem do Brasil e dos brasileiros."

Nas últimas semanas, o ex-presidente tem reforçado sua presença nas redes sociais e abriu espaço para internautas enviarem perguntas. "Respondo toda e qualquer questão, mas o volume tá muito grande e vou aos poucos."
Fonte: Estadão

Empresa americana anuncia resultados 'positivos provisórios' de vacina contra coronavírus

Uma empresa americana de biotecnologia anunciou nesta segunda-feira (18) resultados considerados "positivos e provisórios" de uma vacina contra o novo coronavírus.

Os testes foram feitos com um pequeno grupo de voluntários. Neles, foram aplicados duas doses e oito pessoas apresentaram uma resposta imune, criando anticorpos que depois foram testados em células humanas e conseguiram impedir o vírus de se replicar.

Os anticorpos neutralizantes eram similares ao encontrados em pacientes que contraíram a Covid-19 e se recuperaram. A próxima fase do teste será realizada com 600 pessoas em julho. A vacina pode ficar pronta em até 18 meses.
Fonte: BNews