' ANGICO NO AR />

segunda-feira, 18 de maio de 2020

SP deve ter feriadão de 6 dias a partir desta quarta para aumentar isolamento

O governador, João Doria (PSDB), e o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), anunciaram nesta segunda-feira (18) que serão votados projetos para antecipação de feriados, que podem criar um megaferiado de seis dias na cidade de São Paulo a partir de quarta (20).

O anúncio foi feito durante entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, na zona oeste de São Paulo. As medidas ainda serão votadas pelo Legislativo, mas as ações propostas na pandemia têm sido aprovadas com facilidade pelos governantes.

A medida foi tomada porque índices de isolamento social costumam sem maiores em feriados e finais de semana, e seguem abaixo de 50% em dias úteis. No sábado (16), a capital teve uma taxa de 52% e o estado, de 50%. No domingo, a capital atingiu 56% e o estado, 54%
A Câmara Municipal de São Paulo votará nesta segunda a antecipação do Corpus Christi e Consciência Negra, para quarta e quinta (21). A sexta (22) será ponto facultativo.

"Hoje a partir das 15h a Câmara começa a debater o projeto enviado. Caso a Câmara consiga aprovar esse projeto até amanhã, anteciparemos os dois feriados municipais que ainda temos para quarta e quinta desta semana, decretando ponto facultativo na sexta-feita. Portanto, teríamos um período de quarta, quinta, sexta, sábado e domingo, onde a gente poderia atingir os índices que nós atingimos no dia de ontem [domingo]", disse Covas.

​Doria também mandará à Assembleia Legislativa projeto para antecipar o feriado de 9 de Julho para segunda (25).

Com a aprovação dos projetos, o feriadão começaria na quarta e terminaria na segunda.
O governo de SP está articulando com outras cidades do estado para que feriados municipais também sejam antecipados nestes municípios, para a próxima semana, provavelmente nos dias 26 e 27.

O anúncio foi feito após o fracasso do megarrodízio na capital, uma vez que o índice de isolamento não subiu, ficando abaixo de 50% nos dias úteis.

"Apesar de todo esse esforço, chegamos no dia de ontem a uma ocupação de 76% de enfermaria e 91% dos leitos de UTI", disse Covas.

Doria iniciou a coletiva fazendo um discurso em que tenta desconstruir a tese de que a quarentena é o que afeta a economia. "Para vencer a crise, temos que vencer o coronavírus. O inimigo da economia não é quarentena, é a pandemia", disse.
Fonte: BNews

Mais dois casos são confirmados para Covid-19 em Quixabeira

A Secretaria de Saúde de Quixabeira-BA, confirmou na tarde desta segunda-feira, dia 18 de maio de 2020, mais dois casos de infecção pelo novo Coronavírus do município.
Dentre os casos confirmados nesta segunda, um foi importado de outro município, e se trata de um homem e o outro tem relação com um caso anteriormente confirmado no município.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, outros três casos foram descartados, sendo todos pelo LACEN. A SMS informa ainda que, todas as medidas de segurança estão sendo tomadas, e que ambos os pacientes estão isolados e estáveis.
Veja nota:

Fonte: Blog do Ril de Beto

Após briga, mulher ateia fogo na casa do ex-marido

Um incêndio aconteceu na manhã deste domingo (17/5) em um prédio residencial. De acordo com o Corpo de Bombeiros, testemunhas disseram que a ação foi intencional, cometida pela ex-mulher do morador do local, motivada por ciúmes.

O crime aconteceu na cidade de Cuiabá (MT). Segundo dados, uma equipe do Corpo de Bombeiros agiu rapidamente e o incêndio foi contido, extinto e não houve danos maiores aos apartamentos próximos.
O morador do local foi socorrido e encaminhado pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu) até a unidade de atendimento médico, por conta de queimaduras nas pernas e pés.

quinta-feira, 14 de maio de 2020

Prefeitura de Várzea do Poço inicia desinfecção de ruas, praças, hospital, ponto de ônibus e espaços públicos para conter o coronavírus

A Prefeitura de Várzea do Poço, por meio da Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica, iniciaram na tarde desta quarta-feira (13/05/2020) o trabalho de desinfecção das ruas, ponto de ônibus, praças, hospital e espaços públicos da cidade com maior fluxo de pessoas.
A ação é uma das medidas preventivas adotadas pelo Governo Municipal para conter o avanço do coronavírus (Covid-19). Embora o município não possua caso confirmado, a Secretaria de Saúde segue intensificando as ações de monitoramento e controle da doença.
O serviço de desinfecção das ruas se estenderá no decorrer da semana para outros locais da cidade, onde se concentrar aglomerações e proximidades de unidades de saúde. A mistura usada para a higienização dos locais combina água, cloro e hipoclorito de sódio (composto químico usado frequentemente como desinfetante e alvejante), conforme recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
As medidas adotadas no combate à pandemia de coronavírus em Várzea do Poço seguem os critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS), dos governos federal, estadual e municipal, em entendimento ao decreto municipal nº 024/2020.
Fonte: ASCOM-PMVP

Vigilância epidemiológica de Mairi notifica comerciantes por descumprirem decreto municipal

Comerciantes foram notificados pela força-tarefa da Vigilância Epidemiológica de Mairi, montada para combater a disseminação do novo coronavírus no município. Para garantir o cumprimento do decreto municipal que proíbe a venda de roupas, confecções e calçados, além da presença de comerciantes de outras cidades, a Vigilância Epidemiológica vem realizado uma série de ações, com o apoio da Polícia Militar (PM).

As notificações aconteceram nesta terça e quarta, em que um grupo de comerciantes de outros municípios estavam vendendo produtos de confecções e outros considerados não-essenciais.

Em uma medida educativa, os comerciantes foram notificados, mas em caso de reincidência eles terão as mercadorias apreendidas e serão multados. A Vigilância Epidemiológica e a Vigilância Sanitária Municipal estão fiscalizando os serviços, com o devido apoio das forças policiais.
Fonte: covid19.mairi.ba.gov.br

A partir de hoje, quem sair de casa em Jequié após as 20h corre risco de ser preso

Jequié é a terceira cidade a ter toque de recolher decretado, em atuação conjunta dos poderes públicos estadual e municipal. O governador Rui Costa anunciou a medida no início da noite desta quarta-feira (13), durante transmissão ao vivo pelas redes sociais. Estão proibidos, já a partir desta quinta-feira (14), a circulação de pessoas e o funcionamento de estabelecimentos comerciais, com exceção de farmácias, das 20h às 5h.

O governador explicou que as regras são as mesmas determinadas para Ipiaú, cidade vizinha a Jequié, e Itabuna, que tiveram o toque de recolher anunciado no início da semana. “Jequié, assim como Lauro de Freitas, registrou um grande aumento na taxa de infectados pela Covid-19 e já figura entre as seis cidades com maior número de casos na Bahia. Falei com os prefeitos sobre a necessidade de endurecer medidas restritivas para tentar diminuir a velocidade de transmissão. O decreto referente a Jequié já será publicado amanhã [14], no Diário Oficial, com validade de dez dias. Em Lauro de Freitas, a administração ainda avalia as opções”, 
detalhou Rui.

O governador também
lembrou que este é o pior estágio da pandemia, até o momento, no Brasil. “Estamos passando pelo período mais difícil no país. Ontem, foram quase 900 óbitos em apenas 24 horas. Por isso, é preciso reforçar as medidas restritivas na tentativa de conter o avanço da doença no território estadual. Quero agradecer a todos que compreendem e respeitam essas medidas, contribuindo ativamente para vencermos essa guerra”, ressaltou. Em Jequié e Lauro de Freitas, já são, respectivamente, 128 e 123 casos confirmados. A Bahia registra 6.547 casos, 1.790 curados e 236 óbitos. A taxa de ocupação leitos clínicos está em 44% e a de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos ao tratamento da Covid-19 chegou a 56%.
Fonte: Secom-Bahia

2ª parcela do Auxílio emergencial será paga a partir de segunda-feira, diz presidente da Caixa

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, anunciou nesta quinta-feira (14) o cronograma para a segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600. Os valores serão depositados a partir da próxima segunda-feira (18).

Segundo Guimarães, o pagamento será escalonado com base na data de nascimento dos beneficiários. O cronograma exato será divulgado nesta sexta (15), às 15h.

Nesta quinta, a Caixa completou duas semanas sem liberar novos créditos do auxílio emergencial. O último balanço dos pagamentos divulgado pelo banco, às 12h da terça-feira (13), apontava que haviam sido creditados até então R$ 35,5 bilhões a 50 milhões de brasileiros – mesmos números informados desde 30 de abril.

Conta digital para todos
O presidente da Caixa também afirmou, na live, que o banco vai criar contas digitais para todos os beneficiários do auxílio emergencial.

No pagamento da primeira parcela, em abril, a Caixa criou 20 milhões de contas desse tipo, voltadas para quem ainda não tinha conta bancária nem cartão do Cadastro Único do governo federal (CadÚnico) – ou seja, não tinha um meio digital para receber os R$ 600.

Os outros 29,7 milhões de beneficiários receberam o dinheiro em contas bancárias que já existiam antes, ou no cartão do Bolsa Família. Agora, segundo Guimarães, mesmo essas pessoas passarão a receber o auxílio em uma conta digital da Caixa.

Assim como o cronograma, os detalhes só serão divulgados na tarde desta sexta.

“É muito importante, porque você consegue fazer essa movimentação pelo celular. Isso é uma novidade: nós tínhamos 20 milhões de contas e agora, já para a segunda parcela, teremos 50 milhões de contas digitais”, declarou Pedro Guimarães.

Primeira parcela pendente
Apesar do anúncio da segunda parcela, milhões de brasileiros ainda aguardam o benefício sem saber se - e quando - vão receber.

Até esta quinta, mesmo quem já recebeu a primeira parcela sem problemas ainda não tinha a confirmação do cronograma. Apenas os trabalhadores que já são beneficiários do Bolsa Família têm data para receber, já que os pagamentos seguem o calendário do Bolsa.

Pedro Guimarães também anunciou que a Caixa pagará, nos próximos dias, mais um “lote” referente à primeira parcela. Devem ser incluídos, nesse momento, pessoas que tiveram inconsistências no cadastro e, por isso, ainda estavam com o benefício pendente.

O presidente da Caixa não informou quantas pessoas serão incluídas nesse pagamento, e nem se haverá novas liberações da primeira parcela do auxílio de R$ 600 nas próximas semanas.

Caixa não libera novos créditos do Auxílio Emergencial há duas semanas

A Caixa Econômica Federal completa nesta quinta-feira (14) duas semanas sem liberar novos créditos do Auxílio Emergencial. O último balanço dos pagamentos divulgado pelo banco, às 12h da terça-feira (13), apontava que haviam sido creditados até então R$ 35,5 bilhões a 50 milhões de brasileiros - mesmos números informados desde 30 de abril. Enquanto isso, milhões de brasileiros que aguardam o benefício seguem sem saber se - e quando - irão receber.

Mesmo para os que já receberam a primeira parcela do pagamento, a segunda e a terceira ainda são uma incógnita. Até a noite de terça-feira (13), Caixa e Ministério da Cidadania não haviam divulgado o calendário de pagamentos para essas parcelas. Apenas os trabalhadores que já são beneficiários do Bolsa Família têm data para receber, já que os pagamentos seguem o calendário do Bolsa.

O governo previa inicialmente pagar a segunda parcela do Auxílio Emergencial entre os dias 27 e 30 de maio, ficando a terceira para entre os dias 26 e 29 de maio. A Caixa chegou a anunciar a antecipação dessa parcela, mas ela foi cancelada. Desde então, os trabalhadores aguardam a divulgação das novas datas.

Na última segunda-feira, o vice-presidente de varejo da Caixa Econômica Federal (CEF), Paulo Henrique Angelo, disse que o banco aguardava o governo federal divulgar o novo calendário do Auxílio Emergencial para detalhar como será feito o pagamento das próximas parcelas.

Posicionamento
Questionada pelo G1, a Caixa informou que aguarda a divulgação do calendário das próximas parcelas do Auxílio Emergencial pelo Governo Federal. O banco aguarda o envio das informações de um novo lote de cadastros pela Dataprev.

"A Caixa esclarece que a responsabilidade pela análise de quem tem o direito ao Auxílio Emergencial é da Dataprev, que é a instituição do Governo Federal responsável por verificar se o cidadão cumpre todas as exigências previstas na lei, com homologação do Ministério da Cidadania", informou o banco em nota.

Questionou também o Ministério da Cidadania sobre a previsão para as novas liberações, e para a divulgação do calendário de pagamentos da segunda e terceira parcelas do Auxílio Emergencial. Até a última atualização desta reportagem, no entanto, não houve resposta.

Pedidos em análise
Na quarta-feira, a Dataprev, empresa pública responsável por identificar quem tem direito a receber o Auxílio Emergencial de R$ 600, informou que deveria entregar no mesmo dia o resultado do processamento de mais 14 milhões de pedidos do benefício feitos através do aplicativo e do site do programa.

Segundo a empresa, os dados processados incluem novos cadastros e complementações cadastrais (cadastros refeitos por terem sido considerados inconclusivos) feitos entre os dias 23 e 30 de abril. É a partir dessa avaliação que a Caixa Econômica Federal libera os pagamentos.

Atualmente, 2,3% do total de quem se inscreveu no site e app está em processamento adicional em função da complexidade de cenários e cruzamentos. São 1,04 milhão de solicitações que ainda aguardam análise: 38 mil cadastros concluídos entre 7 a 10 de abril; 1 mil pedidos feitos entre 11 e 17 de abril; e 1 milhão solicitados de 18 a 22 de abril.

Até o dia 30 de abril, dos 96,9 milhões de CPFs que já foram analisados e enviados à Caixa Econômica Federal, 50,52 milhões atenderam aos critérios da lei e foram considerados elegíveis para receber o benefício, ou seja, 52,1% do total.

Outros 27,2 milhões estavam inelegíveis e não poderão receber o auxílio (30,5%), e 13,6 milhões (15,2%) classificados como inconclusivos, ou seja, precisam de complementação nos cadastros. O índice de exclusão está dentro da média de balanços anteriores divulgados pela Dataprev.

A Dataprev trabalha no processamento das informações e a homologação dos dados é realizada em conjunto com o Ministério da Cidadania. Já a Caixa efetua o pagamento, desenvolve e mantém o aplicativo, que informa o resultado processamento realizado pela Dataprev e homologado pelo Ministério da Cidadania.